Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Retrospectiva 2010 – Apaixonados por Séries

Por: em 1 de janeiro de 2011

Retrospectiva 2010 – Apaixonados por Séries

Por: em

Final de ano é época de relembrar e fazer um balanço do ano que está acabando, e também de fazer planos para o ano que começará. Nós também fizemos um balanço do que escrevemos, dos assuntos mais populares no blog e do que nós, autores, achamos que foi especial e merece um segundo destaque por aqui.

Era uma vez

Algumas séries são tão boas que merecem ser relembradas nos seus mínimos detalhes. É isso que esta sessão faz. Este ano algumas séries mereceram esse destaque, como Dawson’s Creek, Orgulho e Preconceito e Law and Order. Ainda falamos sobre Sex and the City: das telinhas para as telonas, com o segundo filme, nada melhor do que relembrar a série original. O Guilherme escreveu um post sobre Northern Exposure: O Alaska que o Brasil não viu, uma série que poucos conhecem e merece uma chance. Em Julho a Márcia escrevia sobre o O (breve) voo de Firefly. E o Caio, em outubro, sobre Dead Like Me – Quando a vida após a morte vira série

Três posts desta coluna merecem um destaque especial:

Gilmore Girls – Quando mãe e filha se tornam apenas um – baseada no relacionamento familiar de Lorelai (Lauren Graham) e Rory Gilmore (Alexis Bledel), que antes de serem mãe e filha, são melhores amigas. É uma história de carinho, amizade, amor, companheirismo, crescimento. Suas características principais são os diálogos rápidos, quase sem pausas, as inúmeras referências culturais.

Studio 60 on the Sunset Strip – Model of network tv show – criada pelo premiadíssimo Aaron Sorkin (tão aclamado que de tempos em tempos é citado em outras séries, como Entourage) Studio 60 é uma comédia e um drama ao mesmo tempo. E não pense que por tentar ser os dois, ela é mediana em algum desses quesitos. Sorkin consegue encaixar todas as peças com perfeição em cada episódio.

The Forgotten – Com um quê de Bones e Cold Case, a série “The Forgotten” tem a missão de dar um rosto e uma história a vítimas de assassinato não identificadas pela polícia. Com 17 episódios mereceu uma chance para contar sua história, como todos os desconhecidos que ela ajudou a identificar.

Trilha Sonora

As músicas das séries são uma história a parte, são capazes de mudar a nossa percepção sobre uma série. Glee está aí para provar que musicais tem um público cativo. 2010 começou com a espera pela volta de Glee e os 15 melhores apresentações de Glee na 1ª parte da 1ª temporada.  Depois tivemos os 10 melhores solos de Glee.

How I Met Your Mother também tem excelentes cenas musicais, inovando o formato e divertindo muito os fãs. No 100° episódio da série, nada melhor que um musical, não é? Antes desse episódio, fizemos um aquecimento, com Os Melhores Momentos Musicais de HIMYM. E se a série tem uma ex-cantora teen, porque não relembrar os Momentos ‘Robin Sparkles’ em How I Met Your Mother?

One Tree Hill também tem ótima trilha sonora, e além da excelente seleção a série também conta com duas cantoras no elenco. A série conta ainda com muitas participações especiais e já selecionamos Os melhores momentos musicais de One Tree Hill. Como não podia deixar de ser, temos também As 15 músicas mais marcantes de One Tree Hill.

Um post especial sobre o Dia do Rock merece destaque. No dia 13 de julho, para homenagear o dia do Rock listamos 10 aberturas de séries que possuem bandas de rock executando alguma de suas faixas nela. Escrevemos sobre a série, a banda (ou cantor/intérprete) e sobre a utilização de tais intérprete e música nas aberturas. Passamos de Freaks and Geeks a Weeds, e claro que Anos incríveis não poderia ter ficado de fora.

Críticas

Nem só de diversão vivemos este ano. Falamos sobre alguns temas polêmicos e infelizmente tivemos que falar do Dia de combate à violência contra a mulher. É absurdo pensar que, em pleno século XXI, ainda tenhamos que lutar contra algo tão básico: a desigualdade, discriminação e dominação masculina sobre as mulheres.

Tivemos que falar também sobre a Polêmica de Mike & Molly, bullying em SP e jornalista da revista Marie Claire. O peso das pessoas não deveria nunca ser tratado como alvo de “críticas” como foram estes dois casos em particular. Reforço que qualquer tipo de discriminação é burra. Aceitar as diferenças é o primeiro passo para sermos pessoas melhores.

A diferença entre o tratamento de assuntos polêmicos entre a tv americana e tv brasileira também rendeu um ótimo post comentando sobre a ousadia (ou não) das produções de cada país. Sobre como cada televisão retrata a sua realidade.

Ainda sobre ousadia e inovação das séries de tv, o destaque vai para o post sobre Lone Star, série com ótima  premissa, mas cancelada com apenas 2 episódios exibidos. O que foi tratado como um dos melhores roteiros da fall season 2010 foi também o primeiro cancelamento da temporada, enquanto séries que claramente demonstram queda de qualidade e temporadas medíocres ainda estão no ar.

Esta não foi uma crítica pesada, na verdade foi um top divertido, mas encontramos alguns momentos em que ótimas séries tiveram momentos que corresponderam a qualidade do que estávamos acostumados a ver na telinha. Tudo caminha bem e de repente, quando você menos espera, tudo começa a desandar…  Quando as séries se perdem.

Crianças nas séries

Saindo de assunto polêmicos e indo para assuntos fofos: Na semana das crianças fizemos alguns especiais sobre elas, e crianças, bebês são fofos, não são?

Num primeiro post falamos dos Nossos queridos bebês, onde selecionamos alguns bebês de algumas séries para podermos falar um pouco sobre eles: as relações com a trama e com a família. Afinal,  quem não se lembra da creche que Lynette e Tom Scavo criaram em Desperate Housewives? Como esquecer a Michelle, tão fofa, em Full House? Ou o Aaron, filho da Claire em Lost?

Também falamos de Quando eles eram crianças, de personagens que conhecemos a infância por flashbacks de suas histórias. A “viagem no tempo” conta a história de Sam e Dean Winchester, Ben Linus, Spencer Reid, Barney Stinson, Meredith Grey, Dexter Morgan e da Dra. Temperance Brennan. Se hoje eles nos cativam com suas personalidades fortes, são excelentes profissionais e criam complicados relacionamentos, um dia eles já foram crianças.

Mais sobre séries

Neste ano tentamos levar diversão a todo mundo. E também nos divertimos muito escrevendo posts em conjunto, tops qualquer número sobre os assuntos mais variados!

Tivemos dois posts muito interessantes, Os Homens indicam as melhores séries “de mulherzinha” e As mulheres indicam as melhores séries “masculinas”. Todos os autores do blog participaram, de um, ou de outro post falando sobre as séries que assistem e que nem sempre é bem vista pelo gênero.

Juntamos em “pequenas grandes séries” as séries que tiveram essa vida tão injustamente curta  e que jamais poderão demonstrar o seu potencial para novas temporadas. Porém, algumas das nossas séries preferidas conseguem dar um jeitinho de ganhar uma segunda temporada antes de serem canceladas, então: Um é pouco, dois é bom, três poderia ser ainda melhor.

Dois especiais comparando os livros de  Charlaine Harris com a primeira e segunda temporada de True Blood foram feitos para os fãs curiosos se a adaptação de Alan Ball era fiel aos livros ou não. A 1ª temporada comparada com Dead Until Dark e a 2ª temporada com Living Dead in Dallas.

As séries em 2010

Todo ano somos presenteados com muitas séries novas, temos muitos pilotos pra ver. Alguns são verdadeiros presentes de grego, mas tem séries para todos os gostos. Olha só algumas das estreias desse ano: Spartacus: Blood and SandLife UnexpectedHuman TargetHow to make it in AmericaRomantically Challenged, Gravity Happy TownKdabra100 QuestionsPersons UnknownThe Hard Times of RJ BergerPretty Little Liars, RubiconThe GatesAre We There Yet?ScoundrelsMemphis BeatRookie BlueHot in ClevelandHugeHavenCovert AffairsRizzoli & IslesThe Pillars of the EarthThe Big CNo Ordinary FamilyTerriersNikitaHellcatsHawaii Five-0Mike & MollyBoardwalk EmpireThe EventLone StarOutsourcedMy GenerationRunning Wilde$#*! My Dad SaysDetroit 1-8-7Law & Order: Los AngelesTower PrepThe Walking DeadPerfect Couples.

Nem só de estreias vivemos 2010. Neste ano tivemos o fim de duas grandes séries, que inovaram a TV e tem legiões de fãs pelo mundo afora: 24 horas e Lost.

O nosso mundo seriadístico é majoritariamente americano. Mas encontramos produções fora dos Estados Unidos que merecem nossa atenção. Do outro lado do atlântico vem ótimas opções de séries inglesas. No Brasil tivemos muita produção também esse ano, mas ainda não tantas quanto gostaríamos. Da lista de séries Brasileiras destacamos: Clandestinos,Vendemos CadeirasNa Forma da LeiPrograma Piloto.

——–

E por último queremos lembrar de uma data muito importante para o blog, em junho fizemos aniversário de um ano. Para comemorar elegemos as Melhores Primeiras Temporadas que foram exibidas, de séries que acompanhamos muito tempo. Cantamos Parabéns pra você – Os aniversários das séries.

Falamos sobre muitos outros assuntos em 2010, esperamos que 2011 seja ainda mais produtivo e possamos continuar nos divertindo aqui, sempre! Obrigado à você, leitor, que sempre esteve presente debatendo conosco em cada post, participando dos nossos desafio, escutando o que temos para falar e dando voz às suas opiniões. Este ano não teria sido tão bom se vocês não estivessem aí.

Feliz 2011 para todos!


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×