Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Revenge – 4×22 Plea

Por: em 6 de maio de 2015

Revenge – 4×22 Plea

Por: em

Vale tudo por um choque? Deixar a audiência de boca aberta é algo assim tão importante que justifique uma série de mentiras, dentro e fora da tela? Plea foi a prova definitiva de que os produtores de Revenge acreditam que sim.

ben

Imagino que para muitos tenha sido uma surpresa agradável descobrir que Victoria estava viva, no fim das contas. Pra mim, só ficou uma grande sensação de frustração e de ter sido feita de palhaça pelo show. Usar certos recursos para induzir o público a pensar uma coisa e depois descobrir que não é nada daquilo é algo muito válido – inclusive, Revenge é mestre nisso – mas tudo tem limite, e o que eles fizeram aqui foi trair o telespectador em troca de um recurso narrativo batido, afinal todo mundo já forjou a própria morte nessa série, inclusive Vic.

A cena final de Burn, que não foi exibida como flashback, narrativa em terceira pessoa ou reconstituição, não tem como ter acontecido do jeito que nos mostraram. A explosão não tem como ter acontecido daquela forma se Victoria não morreu. Não acredito que a versão de Emily para os fatos esteja 100% correta, mas o corpo desaparecido e o fato de que Victoria não poderia estar sentada no seu troninho acendendo um isqueiro enquanto botava a mansão pelos ares é inegável.

O choque pelo choque empobreceu muito o plot final, que tinha tudo para ser ousado, inesperado e um baita beco sem saída para Emily, já que morte é morte. Se nem a Charlotte está botando fé na segunda morte da mãe e até o Ben, que é um pouco… anh… lento, conseguiu descobrir tudo em 5 minutos de episódio, não parece difícil que, contando com a ajuda de Nolan e Jack (que já têm até uma foto ligando Mason a Margaux),  Amanda se saia bem dessa novamente.

emily presa

O caminho de Emily para descobrir a verdade, no entanto, foi do jeito que a gente gosta: cheio daquelas saídas estapafúrdias e deliciosas. Tornezeleira eletrônica clonada, golpe da jóia roubada na bolsa pra prender Margaux no mesmo lugar que Amanda (que por acaso já tinha as chaves de todas as celas) e um casal inocente de vizinhos que deu a dica que ela precisava pra saber que Victoria estava viva.

Os momentos sentimentais ficaram por conta da doença fulminante de David e da reaproximação de Amanda e Jack. Ainda acho que o câncer de David é um plot meio feito nas coxas só pra impedir um final totalmente feliz e mostrar que Emily não pode comprar/manipular/driblar/vingar tudo nessa vida. Sempre torci para que ela terminasse com Jack, mas acho que o que precisava mesmo era de um arco mais emotivo voltado para ela e Nolan. O nosso hacker favorito foi o seu parceiro mais leal, e no fim das contas nunca ouviu um “eu te amo” da amiga. Só espero que não inventem de matar o coitado no series finale pra que isso aconteça.

A Courtney Love voltou e finalmente fez alguma coisa útil! Ninguém aguentava mais o mimimi do Ben por ter sido trocado/rejeitado/whatever. É claro que a sua morte complica um pouco as coisas para o #TeamEmily e dá uma bela vantagem para o #TeamVic, mas o que ele fez outro detetive pode fazer também, e encontrar a nova localização de Victoria é algo que Nolan é capaz de improvisar rastreando a Margaux.

victoria

Algumas observações:

– Charlotte (que já era filha da realeza before it was cool) está mais lúcida que nunca. Deveriam ter mandado ela pra rehab desde a primeira temporada (e deixado lá).

– Louise, coitada, é a criatura mais manipulável do mundo, mas também pode ser muito útil quando se tocar que Margaux e Victoria armaram tudo e a deixaram de fora.

– E o Jack usando seus contatos pra mandar Margaux pra cadeia, heim? Quando ele bota pra fora seu lado bad boy fica tão melhor!

– As cenas de tribunal de Revenge são sempre divertidíssimas, parecem quadros do programa “Casos de Família” com todo mundo falando ao mesmo tempo e o juiz meio perdidão querendo botar ordem no negócio.

Revenge segue para seu series finale na semana que vem e eu confesso que assistirei com uma certa amargura depois dos acontecimentos de Plea. Não me entendam mal, eu sempre gostei muito da Victoria e que bom ter a personagem de volta no último episódio! Mas o tipo de surpresa que eles criaram, para ser válida, precisaria passar pelo teste de rever as cenas e pensar “Nossa! Estava tudo ali mesmo!”, e não é o caso. Eles usaram até mesmo uma entrevista fake de Madeleine Stowe para nos convencer de uma mentira. Acho que o público que acompanhou a série por 4 anos, entre altos e baixos, merecia um pouquinho mais de respeito do que isso. Curtiram? Preparados para o grand finale? Qual vocês acham que será o fim de Amanda, Victoria, Nolan e companhia? Deixe seu comentário e até semana que vem!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×