Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

90210 – 5×22 We All Fall Down (Series Finale)

Por: em 14 de maio de 2013

90210 – 5×22 We All Fall Down (Series Finale)

Por: em

Com 5 temporadas e 114 episódios, 90210, o remake-nem-tão-remake-assim da clássica Barrados no Baile, finalmente encontrou seu fim. E foi um caminho longo e tortuoso. Honestamente, acho que em uma análise geral, a série equilibrou bem os erros e acertos e uns não se sobressaem aos outros. Mesmo em seus tempos negros (olá, 4ª temporada), uma história ou outra era interessante e a despeito dos meus muitos problemas com os dois últimos anos da série, não posso dizer que me arrependo de ter acompanhado a história de Annie, Naomi e amigos.

Vamos, então, aos fatos: A 5ª e última temporada foi boa? Não, não foi. Claro que não foi tão bagunçada, ruim e incoerente como a 4ª (que mudou praticamente a personalidade de quase todos os personagens, o que acredito que se deva a troca de produtores executivos que aconteceu após o fim do terceiro ano), mas passou longe de ser interessante e até charmosa como as 3 primeiras temporadas eram.

Este último episódio é, assim, um perfeito retrato do que foi a temporada. We All Fall Down, tecnicamente, não é um episódio ruim. Pelo contrário. Tem muitas qualidades: É bem escrito (salvo alguns diálogos vergonhosos), tem ritmo, tem emoção, tem boas viradas. O problema está todo na sua função. Como um season finale, seria ótimo, talvez o melhor da série. Como series finale, contudo, ele peca por em quase nenhum momento se estabelecer como tal. Falta o clima de nostalgia que nós que acompanhamos a série tanto tempo queríamos ver, faltam desfechos satisfatórios, faltam até mesmo personagens (cadê o Teddy?!). 

Mas, como you can’t always get what you want, vamos nos ater ao que foi apresentado aqui.

90210-finale-ade-navid

Relutei em aceitar esse retorno de Ade e Navid na reta final da série. O indiano é meu personagem favorito na série desde a primeira temporada e eu era um entusiasta nato do casal que ele e Silver formaram durante a terceira e metade da quarta temporada, porque, pra mim, eles se completavam em praticamente tudo. E aqui eu não entro no mérito da traição à Ade, porque por mais errada que tenha sido a situação em si, eu entendo que Silver e Navid estavam lá um para o outro quando ninguém mais estava e que isso fez com que a relação acontecesse. Contudo, depois que eu aceitei que já era uma relação sem volta, passei a ver com olhos melhores a reaproximação do primeiro casal pelo qual torci na série (mesmo gostando, também, do casal que Ade formou com Dixon).

Grande parte do series finale foi dedicado aos dois e as cenas foram ótimas. Desde a explosão no fim do 5×21, eu já imaginei que o Navid bancaria o herói, porque é a cara dele fazer isso, ainda mais depois de saber que a música que Adrianna escreveu havia sido para ele. Os momentos do casal sobre os escombros foram bonitos e talvez por já ter aceitado a volta dos dois, eu consegui comprar o que a Ade falou sobre o Navid sempre ter sido o “the one” pra ela. Senti falta de ver mais dos dois, confesso. A gente sabe que tudo ficou bem e que eles vão ter vários filhos e um cachorro, mas ter mostrado ao menos uma passagem de tempo (só precisavam de mais 10 minutos de episódio) daria ao episódio um clima melhor de encerramento. Isso não se aplica apenas a Navid e Ade, mas também a todas as demais tramas.

Naomi, por exemplo.

Deixo registrada, aqui, minha decepção pelo final da personagem. Não vou dizer que foi incoerente, porque ela encontrou alguém legal (e eu até aprendi a gostar do Jordan) e fazer uma viagem aleatória pra algum lugar poderoso é a cara dela, mas poxa… E o Max? A história deles não foi encerrada direito, ele foi a melhor coisa que aconteceu a Nai durante a série inteira, porque ele fazia com que o lado bom dela viesse a tona, enquanto ela o tirava um pouco do universo nerd em que ele vivia e mostrava que a vida era mais do que games e livros. Ela provavelmente vai ser feliz no caminho que escolheu, mas eu gosto de pensar que em algum universo paralelo, ela encontrou o Max e os dois conseguiram se acertar.

90210-finale-liam-annie

Annie e Liam, em contramão, tiveram seu merecido final feliz. Dentre todos os muitos casais que 90210 formou, este provavelmente foi meu favorito e eu sequer sei dizer o porquê. Provavelmente porque o Liam fazia a Annie deixar de ser aquela chata certinha e trazia um certo tipo de emoção a vida dela que nenhum outro relacionamento a trouxe. Desde o plot do livro, já estava desenhado o cenário que os faria ficar juntos novamente e por mais brega e clichê que tenha sido a cena da perseguição ao jatinho e o posterior pedido de casamento, confesso que eu abri um sorriso de canto aqui em casa. O argumento foi batido (o final do livro ter despertado o Liam pros verdadeiros sentimentos dele), mas a execução funcionou.

A cena que encerra o episódio – e a série – com os dois e Naomi abraçados na pista de vôo é bonita e é um dos momentos do episódio que desperta algum tipo de nostalgia. Imediatamente, veio na minha cabeça as primeiras temporadas, quando Naomi era a bitch da escola, apaixonada por Liam e Annie tinha medo de seus sentimentos pelo rapaz porque machucaria a amiga.

Olhando o series finale por outro ângulo e deixando de lado a sensação de vazio (por falta de desfechos melhores), foi válido o sentimento de amizade que ele conseguiu passar, graças a tragédia com Ade e Navid. Ver (quase) toda a turma ali, preocupada, dando força uns pros outros e ansiosos por notícias dos amigos me fez lembrar porque eu nunca larguei 90210, mesmo em seus piores momentos: Os personagens (e as relações que eles construíram) me cativaram de um jeito que, mesmo que eu tentasse, não conseguia deixá-los pra trás.

90210-finale-naomi-annie-silver

A maior impressão que ficou em mim foi a de que este episódio foi escrito não como series finale , mas sim como season finale e que mesmo após o cancelamento, nada nele foi alterado. Chega a ser inadmissível o final que personagens como Silver e Dixon tiveram. Ou melhor, a falta de final. Ok, Silver descobriu que tinha câncer e que vai lutar contra a doença. E o bebê? E Michaela? Por mais que finais conclusivos sejam chatos, saber que Silver está doente e apenas isso não adianta nada, fica faltando algo, um desfecho, qualquer coisa do tipo. Essa trama é ensaiada desde a 4ª temporada e, agora, quando finalmente é posta em prática, a série termina?

Dixon, sequer sabemos que rumo tomará. O que aconteceu depois da explosão no tributo? A música de Ade irá emplacar? Ele vai conseguir se firmar como produtor musical? Perguntas que ficam no ar. Ok que ele nunca me foi um personagem querido (e acho que pra quase ninguém), mas um final mais conclusivo era o mínimo. Achei que rolaria algo entre ele e a Michaela, mas ela sequer apareceu aqui. Assim como Teddy, Ivy e outros personagens que um dia fizeram parte da série de maneira importante e sequer foram citados aqui.

Não sei dizer se vou sentir falta de 90210. Se a série tivesse se encerrado nas 3 primeiras temporadas, provavelmente sim. Mas após a mudança na produção, é como se um novo seriado tivesse começado, com novos personagens, com outras personalidades, diferentes daqueles que um dia eu aprendi a gostar. Não acho que essa temporada final tenha sido exatamente ruim (é bem melhor do que a 4ª), mas, boa, também não acredito que tenha chegado a ser.

Vou lembrar com carinho das 3 primeiras temporadas (especialmente da 3ª), mas quanto a essa 90210 que assisti nos dois últimos anos, não sei exatamente o que vou sentir. Só o tempo dirá.


Alexandre Cavalcante

Jornalista, nerd, viciado em um bom drama teen, de fantasia, ficção científica ou de super-herói. Assiste séries desde que começou a falar e morria de medo da música de Arquivo X nos tempos da Record. Não dispensa também um bom livro, um bom filme ou uma boa HQ.

Petrolina / PE

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×