Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

American Idol 9×13, 9×14 e 9×15 – Top 24

Por: em 28 de fevereiro de 2010

American Idol 9×13, 9×14 e 9×15 – Top 24

Por: em

E finalmente começam os shows de American Idol e a votação popular.

A partir de agora, são 3 semanas de eliminações quádruplas (2 homens e 2 mulheres) até chegarmos ao top 12 e ao palco maior, com uma eliminação por semana.

https://farm3.static.flickr.com/2762/4395867815_6b7691af8a_o.jpg

Então, vamos às performances desse top 24, com comentários que escrevi antes de ver os resultados da eliminação. Links pros vídeos de cada performance no nome de cada participante.

Top 12 Mulheres:

Paige: Tem boa voz e tal, o que ajudou a compensar o fato de ter sido uma das menos mostradas até então. Mas a apresentação muito “quero ser diva” atrapalhou.

Ashley: Apresentação água com açúcar e absolutamente esquecível, o que é sempre péssimo nessas primeiras eliminações.

Janell: Minha musa maior desse American Idol mostrou que tem muitas limitações vocais nesse clássico do Heart. Mas pelo menos fez uma apresentação com energia, o que deve ser suficiente para se segurar mais uma semana.

Lilly: Escolher uma música menos conhecida dos Beatles poderia ser um risco, mas a Lilly simplesmente reverteu isso em uma apresentação bem autêntica e simpática. Ela tem personalidade, e deve ir longe na competição.

https://farm3.static.flickr.com/2790/4395867827_af7172b446_o.jpg

Katelyn: Uma ótima surpresa. Achei que, depois da boa audição na primeira fase, ela fosse entrar em queda na Hollywood Week e aqui. Mas ela mandou muito bem com Oh Darling!, dos Beatles, e fez uma das melhores apresentações da noite. Mas a Kara estava certa, ela errou no look. Não vou dizer o que ela parecia, por uma questão de cavalheirismo, mas com aquele batom, aquele vestidinho e aquela meia-calça trash, todo mundo sabe ao que me refiro.

Haeley: Sempre gostei dela, mas ela errou feio dessa vez. Se no pop country aquela língua presa e sorriso constante dela funcionam, nessa versão maçante de I Wanna Hold Your Hand, a coisa foi diferente. Se ela se preocupasse menos com a “doçura” da sua imagem e mais com sentir a música, talvez esse, que é um dos maiores hits da história, não teria soado tão entediante.

https://farm3.static.flickr.com/2683/4395882763_43f44daf0b_o.jpg

Lacey: Apresentação bizarra e cheia de erros de afinação. Teve até um ou outro momento ali que parecia que ela ia agarrar a música e mandar bem, mas logo derrapava de novo. É apresentação digna de eliminação.

Michelle: Correta, bem afinada, com uma boa imagem. Mas sei lá, sinto que falta aquele algo mais, que os americanos chamam de “star power”. Se continuar sem erros, pode até ir longe, mas não vai ter chance quando só sobrar cachorro grande.

Didi: Uma das mais simpáticas e talentosas das concorrentes, ela fez uma apresentação segura, pra passar adiante. Mas que ficou devendo pelo que já a vimos fazer antes. Me irrita um pouco ver como nessas primeiras fases o pessoal escolhe mal as músicas. Caramba, cada vez que eles sobem naquele palco, é a chance da vida deles de arrebentarem. Não digo que devam escolher só as tais “big songs” ou canções de rock e pop que tenham muita energia. Mas poxa, se é pra escolher uma balada, que seja pra fazer como o Adam Lambert que tornou Mad World uma canção ainda mais memorável. É American Idol, gente. É tudo ou nada.

Siobhan: Ok, ela me conquistou. Tem personalidade, tem voz, tem carisma. Discordo dos juízes, que criticaram sua escolha por Wicked Game, e olha que nem gosto dessa música. Mas achei uma das melhores apresentações da noite.

Crystal: Pelo bem do American Idol, ela tem que seguir até bem perto do fim. Top 5, pelo menos. Hand in My Pocket era uma música previsível pra ela? Claro, mas porque ela naturalmente tem essa “vibe” meio Alanis Morrissete, esse talento cru e autêntico. E quanto carisma quando ta no palco, não acham? Parece que aquela garota se agiganta com seu violão e sua gaitinha. Uma das minhas preferidas. E que bela sugestão do Simon, hein? To ansiosíssimo pra ouvir a Crystal cantando Bowie.

Katie: A gente sabe bem que quem encerra os shows são os favoritinhos dos juízes, e daí é natural que nesse primeiro show eles acabem decepcionando um pouco. Mas eu gostei da versão dela pra Feeling Good. Foi correta, suficiente pra essa fase. Se fosse mais a frente, o mínimo que se esperaria era algo do nível do que o Muse fez com a música. Mas a garota é nova, serviu como bom aquecimento.

https://farm3.static.flickr.com/2732/4395867833_b266d9b66f_o.jpg

Top 12 Homens:

Todrick: Ok, o arranjo dele assassinou uma das melhores canções de pop dos anos 2000, mas vendo pelo lado positivo, a performance dele foi capaz de entreter, e isso é mais do que a maioria dos candidatos consegue nessa fase.

Aaron: O moleque tem uma ótima voz, concordo, e um grande potencial. Mas sou só eu que acho ele chato pra caramba? Aquelas músicas lentas, densas, pesadas, e ele cantando de olho fechado, levantando aquela mão… meu Deus, parece que ele é um senhor de 55 anos, e não um garoto de 17. Talento ele até tem, mas carisma é zero. Torço contra mesmo.

Jermaine: Que tragédia. Nossa, pior apresentação do Top 24, disparada. Ele forçou demais a barra e acabou desafinando tudo. Imagina o Thaddeus vendo isso de casa, a raiva que deve dar…

Tim: Ao contrário dos juízes, nem achei ele tão ruim assim. Claro, foi uma performance feijão com arroz, mediana. Mas do jeito que eles falaram, parecia que tinha sido um massacre.

Joe: Sem tempo de tela quase nenhum nas fases anteriores, eu não sabia o que esperar do Joe Muñoz. Mas ele foi bem competente, seguro e tal. Mas aí entra o que eu disse quando falei da Didi. Será que ser competente e seguro é suficiente? Será que, justamente por não ter tido destaque antes, ele não deveria ter tentando algo inesquecível? Afinal, como o Simon disse, 2 minutos depois dele acabar de cantar, eu já tinha esquecido como tinha sido.

Tyler: Não concordo com os juízes que esse jeitão Jim Morrison seja posado, artificial. Acho que o cara tem essa “vibe” mesmo. Mas de fato, até agora ele tem se destacado mais pela presença de palco do que pela voz. Mas acredito que ele ainda possa ir longe, acho o cara divertido. E é um dos que faz as melhores escolhas de repertório. Se bem que adorei a sugestão da Kara, para que ele cantasse algo como 1901, do Phoenix (na minha opinião uma das melhores músicas de 2009).

https://farm5.static.flickr.com/4028/4395867831_9389e5d988_o.jpg

Lee: Se lembram que eu semana passada meio que critiquei o Lee por estar no Top 24 e disse que talvez ele até calasse a minha boca? Pois bem, calou. Não totalmente, já que ainda acho o cara sem carisma, e não gostei particularmente de algumas variações que ele fez com Chasing Cars, uma das minhas músicas recentes favoritas. Mas como um todo a apresentação funcionou muito bem, o cara tem ótima voz mesmo.

John: Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz. Isso resume a apresentação dele perfeitamente.

Michael: O Big Mike é simpático, tem carisma e sabe disso. Daí foi só fazer o feijão com arroz e já foi suficiente pra sua performance ser uma das mais divertidas do dia. E ele sabe cantar.

Alex: Coitado do Alex, tava uma pilha de nervos, completamente travado no palco. E mesmo tendo uma voz naturalmente interessante, não parece saber muito bem o que fazer com ela. Achei tudo muito ruim, mas simpatizei (ou fiquei com pena). Torço para que ele sobreviva pelo menos mais uma semana.

Casey: Melhor apresentação do Top 24, disparado. O cara toca muito bem, canta melhor ainda e soube escolher muito bem a música. Uma balada do Bryan Adams pode ser um pouco brega às vezes, sim, mas é ótima pra mostrar alcance vocal e para conquistar as mulheres, maioria votante. O cara sabe que o visual dele agrada a mulherada e souber explorar isso. Bom pra ele. Mas o que importa é que sabe cantar de verdade, e foi impecável. Já é um dos favoritíssimos pra vencer.

Andrew: Favorito dos juízes e desse que vos escreve, Andrew ficou aquém das expectativas. Foi ok, claro, porque sabe cantar muito bem. Mas faltou o tal “star power”, tão importante em American Idol, e que justamente o candidato antes dele tinha mostrado de sobra. Mas passa fácil pro Top 12.

https://farm5.static.flickr.com/4057/4395867835_d629a03208_o.jpg

E agora, será que os resultados corroboraram com minha “análise”? Vamos ver:

Eliminadas:

Ah, Janell! Os EUA não gostaram de você tanto quanto eu? Não tem problema… você foi eliminada, mas pode pegar um avião aqui pro Rio que eu te consolo com todo o carinho e amor que você merece.

E Ashley comprovou o que eu disse lá em cima: apresentações água com açúcar são sempre péssimas nessa fase.

A surpresa é a Lacey não ter rodado. Deu sorte, e agora vai ter que se sair muito bem semana que vem pra sobreviver de novo. Acho difícil.

Eliminados:

Americanos, o que raios vocês têm na cabeça? Como são capazes de deixar o Jermaine depois daquela catástrofe? Eliminar o Joe eu até entendo. Como disse ali em cima, uma apresentação esquecível pode ser fatal. Mas do grupo dele, o John tinha sido bem pior, e o Tim também tinha falhado.

E fiquei triste com a saída do Tyler, que merecia ficar mais tempo. Achei injustas as duas eliminações masculinas, assim como a saída da Janell. De justo mesmo, só a Ashley vazar.

https://farm5.static.flickr.com/4054/4395867837_a4e8c10680_o.jpg

Vamos ver se semana que vem as coisas melhoram.

E ainda dizem que é o brasileiro que não sabe votar…


Alexandre

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×