Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Arrow – 1×14 The Odyssey

Por: em 14 de fevereiro de 2013

Arrow – 1×14 The Odyssey

Por: em

Of all creatures that breathe and move upon the earth, nothing is bred that is weaker than man.

The Odyssey é o episódio mais diferente de Arrow até agora. Sem Laurel, Tommy, quase nada de Moira e indo contra a fórmula procedural que vinha sendo seguida semanalmente, ele nos colocou quase que 100% do tempo mergulhados nos flashbacks do tempo de Ollie na ilha. Não sei dizer se isso veio no momento certo, mas é fato que a tática funcionou. As cenas na ilha sempre eram as menos interessantes dos episódios e agora finalmente podemos enxergar uma história maior do que o simples treinamento.

Era óbvio que a tentativa de fuga de Oliver e Slade não daria em nada. Ainda faltam 9 episódios até o fim da temporada e eu acredito que somente lá vamos entender, de fato, como Ollie conseguiu sair da ilha. Não sei para quantos episódios o Manu Bennet assinou, mas espero que possamos conhecer um pouco mais do seu personagem e de sua relação com o Oliver.

Já deu pra ver que muito do jeito forte e durão do Ollie como arqueiro que a gente vê no presente, ele pode ter absorvido do Slade. Por isso pode ser bastante interessante ver o personagem por mais tempo. Ali, na ilha, o Oliver ainda é fraco, ou está fraco, por assim dizer. Não que dê pra culpá-lo, mas a culpa de ter vivido de maneira “irresponsável” o atormenta, o fantasma da  morte da Sarah ainda o persegue (Isso fica óbvio na ligação pra Laurel – cena mais clichê ever), ele ainda não consegue esconder todo esse “mix” de sentimentos, como ele já consegue hoje. E talvez seja do Slade que ele tire isso.

Foi o Slade também que, de certa forma, que nos “explicou” um pouco do que estava acontecendo na ilha, mesmo que, no final das contas, quase tudo ainda continue obscuro.

Já sabemos que, por trás do Fyers, há algo maior. Ele é apenas um mercenário que está ali a dinheiro. Meus questionamentos são:  O que há de tão valioso nessa ilha? Algo material? Petróleo? Riquezas? Uma base naval? Treino para uma guerra? Não sei, não faço ideia, mas não consigo imaginar nada que justifique uma “guarda” tão grande e atitudes tão drásticas  quanto as que são tomadas. Se uma relação com o tempo atual for ser feita (o que eu acredito que sim), o Malcolm vai estar ligado a esses negócios escusos – e talvez até a Moira.

O papel do Yao Fei também é uma incógnita. Arrow brinca com o personagem: Ora ele está do lado de Oliver, ora parece estar agindo junto com Fyers (e uma mente maior). Essa dualidade é bacana, mas agora, com o aparente sequestro da filha, isso deve sumir, o que vai complicar as coisas para Oliver e Slade.

Do tão esperado confronto de Oliver com Moira, só mesmo o tiro de importante. Geralmente não gosto quando as séries ensaiam que vão fazer algo e dão pra trás no último momento, mas entendo que “gastar” essa trama agora, faltando ainda pouco mais de 40% dos episódios da temporada, seria um suicídio. Fico feliz, ao menos, que não tenha sido tudo em vão, já que Felicity agora sabe a identidade de Ollie.

É até curioso que isso tenha acontecido agora, porque faz poucos dias que foi anunciado que a personagem passará a fazer parte do elenco regular da série na próxima temporada (E, se alguém ainda não sabia, aí vai: Arrow já está renovada!), o que significa que deverá ter tanta importância quanto Laurel, Tommy ou Thea. Quando vi a notícia, logo imaginei que ela descobriria a identidade do arqueiro, só não imaginava que seria tão rápido.

Tinha cogitado um possível envolvimento dos dois (já que Laurel parece cada vez mais firme com Tommy), mas depois desse episódio, acho que Diggle pode ser o par da pequena nerd. Incrível como os dois funcionaram muito bem em cena, um dando o suporte que o outro precisava. Sem a Felicity ali, o Dig teria surtado (e poderia até ter acontecido o pior com o Oliver) e ela, por sua vez, teria ficado perdida, sem saber o que fazer com o arqueiro ensaguentado no seu carro.

E pro próprio Oliver, a garota é uma aquisição e tanto pra equipe. O Diggle é sua voz da consciência, quem o deixa com os pés no chão, agora, a Felicity é o gênio da informática. E provavelmente vai ser mais um para tentar colocar um pouco de juízo na cabeça dura dele.

Arrow tá cada vez melhor! Uma baita surpresa nessa fall season tão fraca. 

Abaixo, a promo de Dodger, episódio de semana que vem:


Alexandre Cavalcante

Jornalista, nerd, viciado em um bom drama teen, de fantasia, ficção científica ou de super-herói. Assiste séries desde que começou a falar e morria de medo da música de Arquivo X nos tempos da Record. Não dispensa também um bom livro, um bom filme ou uma boa HQ.

Petrolina / PE

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×