Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Breaking Bad – 5×05 Dead Freight

Por: em 15 de agosto de 2012

Breaking Bad – 5×05 Dead Freight

Por: em

Finalmente um episódio cheio de ação, ao nível do primeiro episódio da temporada! Breaking Bad não decepciona seus fãs e traz no mesmo episódio um  interrogatório, um plano lindamente executado e a volta do dilema moral que sempre abateu Jesse e Walter.

Ao começar o episódio com o menino andando de moto pelo deserto e pegando aranhas em vidros ficou claro que ia dar merda. Certamente alguns de vocês (se não todos) também tiveram essa lembrança estranha do menino da bicicleta, irmão mais novo de Andrea, que morreu por causa dos homens de Gus, mas indiretamente, morreu por causa da metanfetamina de Jesse e Walt.

Walt, sempre engenhoso, vai até o trabalho de Hank, se faz de vítima, diz que Skyler não o ama mais, faz o cunhado se sentir desconfortável com seu choro a ponto de sair da sala para buscar um café. Só podia ser um plano para grampear a sala dele. Walter deixou de ser a pessoa que chora e se sente vítima, por qualquer motivo, lá na primeira temporada. Acho uma graça das cenas entre os dois porque sempre que Hank não está olhando, Walter faz caras e bocas demonstrando o quanto considera seu cunhado um idiota. Mesmo achando isso, ele ainda teme muito que Hank descubra tudo.

E o destino de Lydia foi selado graças a essa escuta. Se não fosse pela conversa de Hank descobrindo que alguém do DEA realmente colocou os GPSs nos barris de metilamina, Lydia estaria morta, por unanimidade. Só pela idéia da ligação de Lydia para Hank e da junção disso com a escuta no telefone dele, já mostra o quanto Mike, Walter e Jesse são geniais juntos.

A conversa entre Lydia e Walter, tentando fazê-la cooperar com eles foi incrível. Ao que parece, Lydia está mesmo tentando ajudar e falando a verdade, mas por mais que ela pareça apavorada e colaborativa, ainda acho que ela vai puxar o tapete deles, cedo ou tarde.

Finalmente, Walter dá o primeiro passo em direção a reconquistar a confiança de Skyler, e isso só acontece graças a colaboração de Walter Jr. (ainda me recuso a chamar o menino de Flynn). Skyler dá seu discurso de sempre, dizendo que ajuda no que Walter precisar, desde que as crianças fiquem distantes. Aparentemente, Walter vai se convencendo do discurso dela – ou ele quer fazer ela acreditar nisso. Skyler está sendo sensata ao afastar as crianças de Walter e do perigo que ele representa. Se Walter vai ter lucidez para reconhecer isso é que é o problema.

E que plano foi esse? Jesse foi brilhante, mais uma vez. Aos poucos Jesse vai se revelando um filhotinho de Walter White. Já se foi o tempo em que Walter era o responsável por todos os planos mirabolantes da série. A ação desse episódio retrata com clareza tudo o que nós fãs de Breaking Bad mais amamos nessa série. Tirar metilamina de um vagão de trem, colocar água no lugar, parar o trem em pleno deserto usando um caminhão estragado como desculpa, tudo foi perfeito, menos a presença do menino da moto e a reação de Todd.

Até estava me afeiçoando ao Todd durante o episódio, sempre prestativo e na dele. Justamente quando todos comemoravam a execução perfeita do plano, aparece o menino da moto e acaba com a felicidade de todos. Jesse e Walter deixaram bem claro a Todd: “sem testemunhas”. A mão que puxou o gatilho foi a de Todd, mas as ordens foram deles, com certeza. No próximo episódio saberemos o quanto o sentimento de culpa afetou cada um.

P.S.: As constantes citações a Jesse James me deixaram curiosa.


Bruna Antunes

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Battlestar Galactica

Não assiste de jeito nenhum: Sex and the City

×