Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Breaking Bad – 5×06 Buyout

Por: em 21 de agosto de 2012

Breaking Bad – 5×06 Buyout

Por: em

Depois do final desastroso do episódio passado, era de se esperar que a morte do garoto não ia ser aceita facilmente pelo Jesse, já abalado com várias mortes de crianças durante sua parceria com o Sr. White. Jesse ainda é um garoto perdido que se impressiona facilmente com mortes, uma coisa rara no mundo distorcido em que ele vive em Breaking Bad.

Enquanto eles discutem o que fazer com o Todd, eu fico pensando que se o garoto simplesmente saísse dali não seria uma testemunha muito confiável, mesmo que conseguisse dar uma descrição do que viu, normalmente levaria muito tempo para que juntassem os fatos e ligassem o que ele viu com a atividade ilegal de Walt, Jesse e Mike. O único procurado ali era Mike, que o garoto não viu. Mas o “e se…” não adianta mais.

Durante a limpeza a música deixou tudo mais triste do que já era, e a ausência do Jesse já era esperada, nunca alguém ia imaginar que ele conseguiria ajudar nessa hora. Fiquei com medo do que iriam decidir fazer com o trapalhão do Todd, mas a atitude que ele tomou foi justamente o que a Bruna falou na review passada, cumpriu o que o Walt e Jesse falaram pra ele, ninguém pode saber dessa operação, inclusive colocaram essa fala novamente no “previously…” pra ninguém esquecer que quem deu a ordem foi Walt e Jesse.

O garoto mereceu o soco do Jesse, o aperto do Mike, mas o Walt não esboçou nenhuma reação contra ele. E essa apatia (ou simpatia pela violência) está ficando cada vez mais clara pro Jesse. O Mike sempre soube que ele era uma bomba ambulante, mas o Jesse ainda tinha um respeito pelo professor. Acho que agora começou a ficar com medo dele depois do que assistiu e ouviu durante o último trabalho juntos. Walt só reage quando fala de perigos ao seu negócio. Ele ainda não descobriu que a motivação do Jesse é diferente, assim como um pouco da motivação do Mike, que é dinheiro, mas para cumprir um dever com seus antigos associados.

Amei a volta do Goodman (sou da torcida que Saul deveria ganhar um spinoff), conseguiu uma folga pro Mike, mínima que seja, para que ele conseguisse sair do negócio e poder ser vigiado a vontade. Mas isso não vai acabar facilmente pra ninguém, não é mesmo? Agora além do DEA, tem esses concorrentes que se aceitarem o truque do Walt, mais cedo ou mais tarde irão descobrir ou vir cobrar a saída do produto azul do mercado. Será que é deles que Walt estava fugindo no primeiro episódio?

Quem tem me dado pena é a Skyler. Nunca fui fã da personagem, mas o sofrimento, angustia que ela tem passado com o perigoso marido, não posso nem imaginar. Mas se lembrarmos bem, quando Walt contou o que ele fazia, como ele conseguia dinheiro o que fazia quando ele sumia, ela ficou assustada, mas ao ver o tanto de dinheiro a Skyler também não resistiu. Naquela hora era quando ela podia fazer uma chantagem e tirar o Walt dessa vida, agora, tudo que ela faz só joga o Walt mais fundo nessa loucura, como ele mesmo deixa claro durante o desconfortante jantar.

Quando Skyler conversa com a Marie, ela diz que todas as opções que ela tem são erradas. Ela não estava falando do seu casamento ou das crianças, mas de uma forma de acabar com isso tudo. Tenho certeza que ela passa o dia e a noite pensando numa forma de ou forçar o Walt a parar, a sair de casa, se mudar, o que for, ou de se livrar dele. Ela quase teve essa chance no final da temporada passada, só que ela gastou 600mil com a pessoa errada. Isso deve pesar muito ainda pra Skyler. Como nada em Breaking Bad fica de lado por muito tempo, Ted ainda deve reaparecer, não morreu por alguma razão específica. Ainda no mundo das especulações, Skyler pode procurá-lo para realizar algum plano mirabolante contra o seu marido. Falta ela perceber que num mundo criminoso, realmente nenhuma opção é correta.

Antes e durante o jantar a gente pode ver a motivação do Sr. White. Sempre achei que ele tinha enlouquecido, mas parece muito mais racional nesse episódio. Walt colocou o Jesse numa posição bem desconfortável, mas mostrou como ele se sente, de uma certa forma Skyler o prendeu nisso, assim como ele a prendeu nessa mentira. Além da ganância de Walt, de ser brilhante e querer ser reconhecido por isso, querer ter algum prestígio e montar um império, ele acha que não resta mais nada além do seu reinado. Depois do câncer, de ter lutado para sobreviver, para conseguir dar alguma coisa para a família, a família já não está mais lá. Ele quer um nome, depois que (e se) ele morrer os White terão como se sustentar, têm um negócio próprio, têm uma pequena poupança, não precisam mais disso. Mas Walt ainda tem que se sentir imperador antes de partir, e com isso está cada dia mais parecido com um grande ditador. Será que ele consegue? Será que todos ganham?

Faltam somente 2 episódios antes que Breaking Bad entre em hiatos para voltar só em 2013 com 8 episódios finais. Acho que teremos grande tensão vindo por aí.

PS.: Bruna teve um problema técnico esta semana, na próxima review já deve estar de volta!


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×