Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Continuum – 1×06 Time’s Up

Por: em 11 de julho de 2012

Continuum – 1×06 Time’s Up

Por: em

Como já era de se esperar, Continuum está bem mais interessante agora que Kagame está de volta. Time’s Up foi um episódio sobre ótica. Como muito bem colocado por Kellog, “corações e mentes, muito mais eficientes do que bombas e armas”. Tudo é uma questão de ponto de vista, tanto para o governo quanto para os Liber8. Tudo que Kagame precisa é deixar de ser visto como terrorista para ser o libertador do povo. E é isso que ele consegue a sua jogada de mestre. Antes de falar sobre o plano central do episódio, vamos ver o que acontece nos flashbacks do futuro (é meio estranho, mas como aconteceu antes na linha do tempo dos viajantes, acho que é flashback mesmo e não flashforward). Bom, como toda boa ditadura, a imagem que o governo quer passar para o povo é que está tudo bem, e que eles estão bem melhores com a ditadura. Não dá para controlar a todos só usando força bruta. Agora, medo é um excelente método de controle.

Fórmula para dominar o mundo: Coloque medo nas pessoas e diga que você é o único que pode defendê-las. Então, a privação da liberdade será apenas um pequeno sacrifício para se livrar de um grande terror, nesse caso, o governo falido. Se alguém já leu 1984, de George Orwell, consegue perceber algumas semelhanças no estilo do governo. O esquecimento da história da humanidade, por exemplo. Outra coisa é a maneira dos Protetores: Confie na tecnologia e não nos instintos. Não use suas emoções. Não faça perguntas. Apesar dos esforços de Kiera de ser uma boa protetora, mesmo defendendo o governo, ela tinha algumas dúvidas. O que me deixa intrigada é o marido dela, Greg. Ele sempre parece que está aprontando alguma com o Alec velho. Fora que a SadTech é uma grande corporação, que aparentemente faz parte do governo. Eu não consigo imaginar Alec como vilão de jeito nenhum. Mas tenho a forte impressão que ele está aprontando alguma em 2077.

Agora vamos ao plano dos Liber8. Eu achei que foi um bom plano, bem inteligente e não foi forçado (sabe quando os roteiristas tentam te convencer que tudo foi muito inteligente quando na verdade não foi? Então, não foi o caso). Eles planejaram um grande e violento tumulto em frente da Corporação Mundial Exotrol, e usaram o protocolo de segurança para sequestrar Henrietta Sherman, a Presidente Executiva, que estava sendo evacuada do prédio. Mas a genialidade estava no resgate.

Além de fazer Henrietta confessar seus crimes para todo mundo ouvir, os Liber8 pediram 20 milhões de dólares como resgate. Claro que a polícia resolveu que ia usar o dinheiro para pegar os criminosos. O que ninguém esperava era a ordem seguinte: Distribuir o dinheiro. Só isso já seria suficiente para conseguir a simpatia de muita gente. Afinal, ladrão ou não, todo mundo ama Robin Hood. E não foi só isso. Eles fizeram uma votação para decidir se matava a mulher ou não. Pronto. Agora eles começaram um movimento em 2012. E eles ficaram muito populares. De verdade? Eu, que falei mal dos métodos dos Liber8 quando Travis estava no controle, devo dizer: Eles foram convincentes. Estou quase saindo às ruas apoiando a causa (tá, exagerei um pouquinho).O meio-irmão do Alec, Julian, ser o adolescente chato e revoltadinho da série não fez tanta diferença assim para o episódio, talvez ele seja mais relevante mais tarde. Para mim, ele só encheu o saco. Vamos fazer uma aposta: Quem acha que ele vai usar aqueles fertilizantes do começo pra fazer uma bomba levanta a mão \o/. Outra coisa também foi o sequestro ter sido planejado pelo sócio de Henrietta. Nem comentei porque acho que não é tão importante na trama central.

Kellog apareceu só para dar o ar de sua graça mesmo. E para fuçar na vida de Kiera, lógico. Ele encontrou o pedaço da bola mágica de viagem no tempo. A grande questão é: o que ele pretende fazer com isso? Acho que dificilmente ele vai querer voltar para os Liber8, mas para fazer qualquer coisa ele precisa do resto da bolinha, que está com seus “amiguinhos”.

P.S.1: Se você gosta de uma história sobre conspirações e futuros distópicos (imagino que quem está acompanhando a série, deve gostar), leia 1984. Eu simplesmente não consegui parar de ler, é fantástico.

P.S.2: A cara de frustração do Alec quando ele percebeu que outra pessoa iria levar o crédito pelo trabalho dele foi de dar dó. Tadinho.

P.S.3: Eu falei nas outras reviews que considerava os Liber8 os vilões da história e que a causa deles não justificavam os métodos. Não que Kagame tenha a intenção de libertar o mundo sem derramar uma gota de sangue, mas os métodos dele não são puro terrorismo, como era com Travis. Depois desse episódio eu simpatizo pela causa deles.


Keyla Mendes

Uma paulista vivendo em Minas esperando pacientemente o momento de sair para conhecer o mundo. Ou, quem sabe, o universo... Tudo depende de um certo Doutor e sua cabine mágica.

Lavras / MG

Série Favorita: Joan of Arcadia

Não assiste de jeito nenhum: Séries médicas

×