Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Dexter – 6×09 Get Gellar

Por: em 29 de novembro de 2011

Dexter – 6×09 Get Gellar

Por: em

Eu tentei. Juro. Quem leu meus textos aqui no começo da temporada viu o quanto eu tava empolgado, torcendo pra que tudo desse certo e que a série pudesse se recuperar de seu fatídico quinto ano e eu esperei, pacientemente. Mas agora não dá. Analisando em um contexto geral, tudo que eu vejo é uma trama central que não anima mais e que só anda em círculos, histórias secundárias que não conseguem chamar minha atenção um minuto sequer e os roteiristas jogando fora plots e mais plots enquanto simplesmente tentam criar outros do nada. Ainda acho que estamos em uma temporada melhor do que a passada (pra fazer algo pior, seria preciso uma capacidade MUITO grande), mas não dá pra negar que, a 3 episódios do season finale, a trama andou pouquíssima coisa e até mesmo os grandes atrativos como os díalogos sensacionais com o Irmão Sam e os debates internos do Dexter saíram de cena.

Talvez o grande problema tenha sido toda essa discussão que se criou em torno do Gellar,mas eu não vejo motivos pra que se gaste um episódio praticamente INTEIRO com o Dexter e o Travis brincando de gato e rato com o professor, que no fim das contas nem existe mesmo. O pior é que, a cada cena que se passava, tudo ficava ainda mais óbvio. O Travis adormecendo, o Dexter sem ver o Gellar, o assassinato do professor ateu, a mão no quarto de motel… Tudo caminhava para aquele final e por isso mesmo eu me vi torcendo pra que eu estivesse errado. A cena do Dexter encontrando o corpo do professor é tão anticlímax que eu preferia mil vezes que tivesse sido deixada pro episódio seguinte. E sem contar os caminhos que conduziram a tal e que, vez ou outra, me fizeram franzir a orelha aqui. Poucas vezes eu vi um Dexter tão descuidado. Deixar o Travis entrar sozinho na igreja? Ah não, gente.

O lado bom disso tudo é que esse mistério acabou. Na verdade, eu acredito que isso nem era pra ser um mistério. Não acho em nenhum momento que os produtores tenham considerado criar a dúvida que criaram e que se arrastou por todos esses episódios. A intenção desse episódio era introduzir essa grande “reviravolta” na temporada e chocar com o final, mas ele não conseguiu. Mas não foi inconsistente só por isso não. Além de todo o clima fake de tensão na “caçada ao Gellar”, várias cenas aleatórias foram sendo despejadas no capítulo, sem qualquer propósito aparente. Alguém entendeu as cenas do Quinn? O cara tá totalmente perdido dentro do roteiro da série, como se os produtores não tivessem ideia do que fazer com ele.

Agora que ficou provado por A + B que o único DDK é o Travis, acho provável que Edward James Olmos não dê mais caras pela temporada, o que é uma pena. Quanto a solução apresentada, eu ainda enxergo alguns (vários) problemas nela. A relação Travis/Gellar não segue a mesma linha que a do Dexter com o Harry, acho que isso ficou claro. Pelo menos, não existe a menor possibilidade de que seja algo assim. O que parece é que o Travis matou o Gellar e, em alguns surtos, assume a personalidade dele e comete tais crimes. Não acredito que os produtores vão detalhar esse “transtorno” dele e embora eu compre a ideia – acho que, depois de tanto debate, já estava pronto pra quando ela viesse – , eu ainda não consigo não coçar a cabeça com alguns fatos (eufemismo para furos) que eu vejo nisso tudo. Não me parece tão fácil assim de aceitar que ele acordou, amarrou a garota com quem transou ao pé da mesa, se algemou e tudo o mais. Talvez eu esteja sendo chato, mas não consigo simplesmente aceitar essa ideia de que o Gellar está morto, é o Travis quem anda fazendo tudo e ok. Reafirmo mais uma vez que talvez o problema tenha sido toda o debate, mas a extensão que deram a trama também contribuiu e muito pra que ela se desgastasse.

Minha animação para o resto da temporada se reside em um nome: Deb. Não quero saber como o Dexter vai matar o Travis, como o fim do mundo vai chegar ou qualquer coisa que seja. O que eu quero é acompanhar esse novo estágio do relacionamento dela com o Dexter. Em 6 temporadas, ele nunca esteve tão frágil e eu me pergunto se isso é realmente um sinal de que ela irá descobrir tudo no season finale ou se sou apenas eu acreditando mais uma vez numa série que vai se acovardar novamente. As cenas na terapeuta são ótimas, é engraçado (por mais que também seja trágico) ver a Deb narrando o quão ferrada é a vida dela. Vi gente cogitando a possibilidade da personagem morrer ao final dessa temporada e o Anderson assumir o posto dela, mas eu não acho que os produtores iriam tão longe. E eu nem quero pensar na perda comunal que isso representaria para o seriado.

Não sei se consigo me empolgar com essa nova história do Louis. Já disse aqui outras vezes que o cara me chamou atenção desde o momento em que apareceu na série, tanto pelas habilidades cibernéticas quanto pela obsessão que desenvolveu pelo Dexter, o que em conjunto poderia render uma ótima trama. Não consigo criar uma teoria pra que ele tenha sido o comprador da relíquia do ITK que a estagiária louca colocou na internet, mas não quero me empolgar muito, pois daqui a pouco ele pode ser apenas outro obcecado por serial killers.

É isso. Provavelmente, fui mais chato com a série do que em qualquer outro texto até agora, mas depois de ver meu ânimo despencar com o passar das semanas, não tinha mais como me manter otimista. Torcia muito para que o Gellar fosse real, porque isso sim seria uma reviravolta interessante – e ainda colocaria Michael C Hall e Edward James Olmo na mesma cena. 3 episódios e eu não tenho expectativa nenhuma pra eles. Quero muito estar aqui elogiando a série nas próximas semanas, mas não vejo como eu possa me animar mais, o que é um saco, pois sei que tem gente curtindo a temporada (achando até a melhor, talvez). É preciso discernimento dos roteiristas para entenderem que essa fórmula maniqueísta que vem sendo usada há 6 temporadas já saturou. Deposito minhas esperanças na Deb descobrir tudo e que isso dê um novo fôlego à série, caso contrário, eu não vejo como Dexter pode ter mais 2 temporadas dignas de serem as finais.

__

PS. Quando alguém entender o que o Quinn e a LaGuerta ainda fazem ali, por favor, me avisem.


Alexandre Cavalcante

Jornalista, nerd, viciado em um bom drama teen, de fantasia, ficção científica ou de super-herói. Assiste séries desde que começou a falar e morria de medo da música de Arquivo X nos tempos da Record. Não dispensa também um bom livro, um bom filme ou uma boa HQ.

Petrolina / PE

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×