Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Doctor Who – 7×10 Hide

Por: em 28 de abril de 2013

Doctor Who – 7×10 Hide

Por: em


Doctor-Who-7x09-1

Hide foi o episódio de “terror” da temporada. A história se passa em um casarão assombrado por fantasmas no Reino Unido em 1974. Todos sabíamos que eventualmente o Doutor encontraria uma explicação plausível para explicar a presença do fantasma, já que teoricamente fantasmas não existem, mas é divertido ver todos na caçada pelo ser sobrenatural. Adorei toda a ambientação do episódio, que apesar de tratar do mesmo tema, não foi repeteco de The Unquiet Dead (1×03).

Clara continua um mistério para o Doutor e pode-se perceber que ele não está apenas levando-a para conhecer as maravilhas do Universo pelo espaço e tempo. Ele quer saber quem ela é. Todo o propósito da aventura é descobrir quem é a moça. A caça ao fantasma foi uma desculpa para conhecer Emma, uma empática. Confesso que o conceito de ler sentimentos foi novo para mim, mas achei muito interessante. Principalmente pelo fato de ela não conseguir ler com precisão os sentimentos que a interessam. O Doutor queria descobrir se Emma poderia dar alguma dica sobre o que há de especial sobre Clara, mas infelizmente, ele não conseguiu descobrir nada de novo.

Clara continua sendo uma ótima companheira. Já me apeguei a personagem. Acho bem mais realista ela não ser completamente corajosa e destemida, como  foram grande parte das companheiras da série atual (como eu não assisti a clássica, não sei dizer como era o perfil das companheiras passadas). A garota é extremamente curiosa, então no fim das contas ela sempre aceita a aventura. A diferença é que ela não sai correndo em direção ao perigo por livre e espontânea vontade.

A fantasma em questão era chamada de A Bruxa do Poço. A presença dela só era detectada com a ajuda de um poderoso médium, no caso Emma. Sempre que a presença da Bruxa do Poço foi registrada, ela apareceu na exata mesma posição.

Doctor-Who-7x09-2

O Doutor e Clara então viajam no tempo para registrar a presença da fantasma no local durante toda a história, desde o princípio até o fim. Eles descobriram o motivo porque as fotos sempre registram a mulher na mesma posição. A resposta é parecida com a história de Amy em The Girl Who WaitedA fantasma estava presa em um Universo de bolso (que teve direito até à uma explicação muito didática envolvendo balões), em que o tempo passa em uma velocidade diferente do que o normal. Clara ficou extremamente sensível em relação à viagem do Doutor. Não é para menos, considerando que em pouco tempo ele passou por toda a história da humanidade.

A descoberta de que a fantasma na verdade não era uma fantasma e sim uma viajante do tempo perdida no Universo de bolso também levou a descoberta de que a moça fugia de algum tipo de monstro. Porque obviamente, fantasmas não exitem, mas monstros são completamente reais. Inclusive, a criatura em questão passou o episódio inteiro sendo um completo mistério. Ele andou pelas sombras  e me pareceu bastante assustador. Pelo menos eu imagino que ficaria muito assustada com a companhia de tal ser se estivesse presa em uma floresta sombria em Universo de bolso.

O que me surpreendeu foi o Doutor ter descoberto qual era o problema do monstro no final do episódio. Naquele momento eu imaginei que a história havia acabado e que os motivos do monstro não eram tão importantes. Nem me incomodei pelo fato de o monstro não ter aparecido completamente. Não esperava pela reviravolta. Tudo não passava de um romance entre duas criaturas separadas por um acidente no tempo. É uma linda história de amor entre duas criaturas bem feias (mas com um efeito especial ótimo).

Observações finais:

Emma disse que Clara deveria ter cuidado com o Doutor porque ele tem um pedaço de gelo no coração e é mentiroso. Isso todo mundo já sabe. Mas me contem… Usando um pouco de imaginação, se você tivessem a oportunidade, vocês confiariam no Doutor?

Clara continua fazendo comentários sutis (ou não) que se relacionam às “outras Claras”. Como o comentário sobre o queixo.

Clara, se você acha que a TARDIS não gosta de você, chamá-la de “vaca” não vai ajudar, né?

“Todo monstro solitário precisa de uma companheira”

 

review de Journey to the Centre of the TARDIS sairá em breve.


Keyla Mendes

Uma paulista vivendo em Minas esperando pacientemente o momento de sair para conhecer o mundo. Ou, quem sabe, o universo... Tudo depende de um certo Doutor e sua cabine mágica.

Lavras / MG

Série Favorita: Joan of Arcadia

Não assiste de jeito nenhum: Séries médicas

×