Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Doctor Who – 7×14 The Name Of The Doctor (Season Finale)

Por: em 19 de maio de 2013

Doctor Who – 7×14 The Name Of The Doctor (Season Finale)

Por: em

On the Fields of Trenzalore, at the fall of the Eleventh, when no creature can speak falsely or fail to answer, a question will be asked — a question that must never ever be answered: ‘Doctor Who?

Nos campos de Trenzalore, na queda do décimo primeiro, quando nenhuma criatura pode mentir ou deixar de responder, uma pergunta será feita uma questão que nunca, nunca deve ser respondida: Doctor Who?

Dorium Maldovar

Doctor-Who-7x14-2

Parabéns aos envolvidos na produção de Doctor Who, porque The Name Of The Doctor foi um episódio absolutamente digno para o season finale que antecede o especial de 50 anos. Lógico que criar muitas expectativas para um episódio é perigoso, porque sempre há o risco de sofrer uma decepção, mas este definitivamente não foi o caso. O finale foi perfeito, talvez possa ser até classificado com um dos melhores seasons finales da série desde 2005.

O episódio já começou bem, mostrando Clara interagindo com William Hartnell, o primeiro Doutor, enquanto ele roubava a TARDIS. A partir daí, tivemos várias ótimas cenas em que Clara encontrou as outras reencarnações do Doutor, indicando que a  garota impossível está por perto há muito tempo, mas só agora o Doutor a notou.

O início do episódio foi uma deliciosa confusão. Não estava entendendo nem metade do que estava acontecendo, mas estava adorando cada minuto. A chamada de conferência de Madame Vastra foi muito interessante, apresentando o conceito de que viagens do tempo sempre foram possíveis em sonhos. Minha alegria só aumentou ao ver River e seu cabelo gigante cheio de cachos. Desta vez, a esposa do Doutor está em sua versão mais velha, mais adulta e que já sabe o nome do Doutor. No momento em que ela apareceu já pode-se perceber que esta era a Professora Song que conhecemos na biblioteca.

Reclamei da enrolação que alguns episódios desta temporada, mas este foi direto ao ponto. Jenny morre (pelo menos temporariamente) logo no início, durante a conferência. As emoções já começaram a ficar fortes. Quis chorar com o Doutor sobre Trenzalore, mesmo não sabendo exatamente o que isto significava. Já ouvimos falar de Trenzalore antes, em The Wedding of River Song, quando Dorium cita o local. Ele tem fugindo disto já faz um bom tempo e este é o lugar que ele nunca deveria ir. Mas desde quando isto impediu o Doutor de fazer alguma coisa?

Doctor-Who-7x14-3

A Grande Inteligência se mostrou inteligente, afinal de contas. Derrotado anteriormente pelo Doutor, desta vez ele quase foi vitorioso. Seu plano foi quase perfeito e teria funcionado se não fosse por Clara. Ao chegar na entrada da tumba, era preciso que o nome do Senhor do Tempo fosse revelado para abrí-la. Por um microssegundo, me perguntei se o nome do Doutor era “Please”. Tenho a impressão de que se River não tivesse aberto a porta, os amigos do Doutor estariam perdidos. Ele não deu nenhuma indicação de que abriria a porta.

Elogiei a performance de Matt Smith no episódio passado e devo fazê-lo novamente. O desespero e a dor no olhar do Doutor estava totalmente nítido. Todas as emoções estavam no rosto do personagem, que desta vez não conseguiu disfarçar o que esta sentindo. Como se isto já não fosse suficiente para me deixar sem piscar, ainda tivemos as vozes das outras reencarnações e os vimos correndo por todos os lados. Neste momento, eu, que estava assistindo o episódio confortavelmente no sofá, tive que me sentar para poder contemplar melhor.

Foi possível entender o mistério de Clara no exato segundo em que a Grande Inteligência contou suas intenções na tumba do Doutor. Mas sabia onde isto iria parar. Clara morreria, e desta vez, de verdade. Ela passaria a ser apenas um eco e não poderia mais ser a companheira oficial do Doutor. Tive um momento de revolta por matarem a moça de novo, mas ao mesmo tempo, achei a explicação brilhante. Parte de mim não quis acreditar que este seria o final da participação de Clara como companheira.

Então chegou o momento entre River e o Doutor. A conversa foi perfeita e diferente dos outros momentos do casal. Agora os dois estão no mesmo nível nas linhas do tempo, não existe mais o desequilíbrio. O Doutor está mais velho e já viveu muitas coisas com River e esta é a River da biblioteca, a que tem a chave de fenda sônica e que sabe o real nome de seu marido.

Doctor-Who-7x14-4

Comentei sobre praticamente tudo do episódio, agora só falta a parte mais importante: o cliffhanger. Os bombásticos últimos minutos da 7ª temporada, feitos especialmente para nos fazer sofrer por meses, até o retorno da série, em seu quinquagésimo aniversário. Esta parte se iniciou a partir do momento em que o Doutor entra em sua própria linha do tempo, a fim de salvar Clara. Chegamos então ao título do episódio: O nome do Doutor. Na verdade, o nome dele não tem importância, afinal, o personagem que conhecemos e amamos é O Doutor. Mas este novo rosto que vimos é aquele chamado pelo nome utilizado pelo Doutor antes de ele escolher o nome que conhecemos.

O segredo do Doutor foi revelado. Em algum momento, ele fez algo tão terrível que o fez fugir de si próprio. Mas o que me surpreendeu mesmo foi a introdução de um novo ator como o Doutor. Não sei se já havia algo na internet sobre o assunto antes da exibição do episódio, mas eu não sabia de nada quando assisti, então fiquei perplexa. O ator escolhido foi John Hurt, o Senhor Olivaras, de Harry Potter. Adorei o fato de o novo Doutor ser mais velho, já que todos os atores da série nova são jovens.

Agora é a hora das teorias. Até onde sei, há três teorias mais populares pela internet e que são plausíveis. A primeira é que este seria o Doutor Zero, já que ele usa o nome anterior do Doutor. A segunda teoria é que ele seria o real nono. Isto bagunçaria os Doutores da série nova, transformando o Matt no décimo segundo. Achei a teoria plausível porque no momento em que os dois conversaram, eu imediatamente me lembrei da Time War. A última teoria é que ele seria o  próximo Doutor. Não sei porque, mas esta é a que menos me agrada. Ainda não sei o que pensar, preciso de mais tempo para formular teorias. Me contem o que vocês acham que pode acontecer em relação à isto na 8ª temporada.

Doctor-Who-7x14-5

Não vou dizer que a 7ª temporada de Doctor Who foi perfeita, porque teve vários episódios que não gostei. Mas os pontos altos da temporada foram realmente muito bons. A despedida dos Ponds e o arco central envolvendo Clara, a garota impossível, foram muito bem construídos. Confesso que estava com um pouco de medo sobre como a história de Clara seria explicada, mas fiquei bastante satisfeita. Considero que a resolução do arco central da 7ª temporada foi superior à da 6ª.

Bom, encerramos por aqui a cobertura da 7ª temporada de Doctor Who. Agradeço a todos que acompanharam as reviews e comentaram. Espero que tenham gostado. Mas como agora ficaremos agoniando de curiosidade até dia 23 de novembro, a única saída é discutir o que achamos do finale e formular teorias à respeito. Comente e me diga a sua opinião!

P.S.1: Adorei a TARDIS gigante. A ideia de que uma TARDIS morrendo cresce é bastante interessante.

P.S.2: Clara agora se lembrou de tudo que aconteceu em Journey to the Centre of the TARDIS. Isto significa que ela sabe o nome do Doutor.

P.S.3: Acho que esta foi uma das reviews mais difíceis que escrevi até agora. Foram muitos sentimentos ao mesmo tempo.


Keyla Mendes

Uma paulista vivendo em Minas esperando pacientemente o momento de sair para conhecer o mundo. Ou, quem sabe, o universo... Tudo depende de um certo Doutor e sua cabine mágica.

Lavras / MG

Série Favorita: Joan of Arcadia

Não assiste de jeito nenhum: Séries médicas

×