Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Downton Abbey – 4×03 Episode 03

Por: em 8 de outubro de 2013

Downton Abbey – 4×03 Episode 03

Por: em

Estou em choque. Estou triste.

Downton-4x03-2

Quando acabei de assistir o episódio percebi que estava encarando a tela com a boca aberta. Eu iria escrever esta review em outro momento, depois que me recuperasse do choque. Mas decidi escrever logo, pensando em todos que sofreriam o mesmo choque e sentiriam a mesma absurda necessidade que senti de comentar sobre o assunto imediatamente.

Durante todo o episódio fui fazendo minhas observações mentais sobre o que escreveria na review. Isto até o momento em que Green colocou os pés na cozinha e ofereceu uma bebida à Anna. Neste ponto tudo que tinha planejado escrever sumiu em minha mente e só consegui pensar: “Não. Não faça isto. Não.”. Sinceramente, não me lembro de ter me sentido tão mal por um personagem de série ou filme.

Downton Abbey é conhecido por ser bastante trágico. Já chorei muito assistindo a série. Mas desta vez foi diferente. Não chorei, mas fiquei muito triste. Não tenho costume de ver spoilers, então foi completamente inesperado para mim. Tudo estava correndo muito bem quando de repente me dei conta do que aconteceria e o fim do episódio foi assustador. Quando digo que não foi algo semelhante à todos os outros momentos dramáticos da série, quero dizer que não foi apenas trágico. Foi absurdo.

Li alguns comentários pela internet e me parece que o estupro de Anna não foi muito bem recebido pelo público. Muitos consideraram o o plot desnecessário para série. No momento não sei exatamente o que penso sobre isto. Mas entendo o sentimento, porque foi inesperado e apesar de não ter sido explícito, foram cenas bastante pesadas.

Não sei se Julian Fellowes foi sábio em incluir esta trama, mas independente da “necessidade” da história na série, devemos dar crédito à Joanne Froggatt, que foi excelente. A reação não seria tão forte se não fosse por sua atuação. A construção da cena foi bem executada e bem dirigida. O contraste, a música, a expressão de todos os atores, incluindo os que estavam assistindo o concerto deixou a cena ainda mais angustiante.

Não vou nem comentar nada sobre o infeliz do Green porque palavras não serão o suficiente. Imaginei que Anna jamais contaria o que aconteceu para Bates. Pelo menos não se puder evitar. Mas Bates não tem nada de inocente e se existe alguém na série que consegue acreditar na maldade alheia é ele. Duvido que ele comprará a história de Anna. De qualquer forma, quando Bates descobrir, a situação ficará bem feia. Se é que dá para ficar pior.

Downton-4x03-1

A partir daqui vou fechar o assunto e tentar me focar no resto do episódio. Esta semana os Crawleys ofereceram uma festa em Downton, o que possibilitou muitas interações sociais, dando um pouco de espaço para vários personagens. Quem esperava o desenvolvimento de um relacionamento romântico entre Tom Mary levou um banho de água fria.

Tom parecia finalmente parecia ter se acostumado à viver entre a elite britânica. Mas ficar próximo de outras pessoas desta classe fizeram que ele voltasse a se sentir deslocado. Quem se aproveitou desta história foi Edna, que sempre quis atrair o viúvo. Não confio nem um pouco nela e suas intenções não são exatamente inocentes. Me parece que ela quer usá-lo para subir na vida.

Lady Mary passou um bom tempo conversando com Gillingham. Apesar de dizer que está comprometido, rolou um certo clima entre os dois. O fato de existir outra mulher na história faz com que eu não goste muito dele. Além disto, a presença de Gillingham na série inclui a presença de seu valete. Tudo isto faz com que eu não esteja nem um pouco disposta a ver um possível relacionamento entre Anthony Foyle Mary.

Lady Edith Michael Gregson pareceram se divertir bastante, apesar dos esforços de Lord Grantham em evitar conhecer o pretendente sua filha. No fim das contas, parece que Gregson conseguiu atrair a atenção de Robert e deixar uma boa imagem. Ainda assim será muito difícil para Robert aceitar algum relacionamento mais formal entre sua filha e um homem, que apesar de tudo, ainda é casado.

Desde que a Primeira Guerra terminou, a série tem mostrado várias mudanças nos costumes tradicionais. Nesta festa, as diferenças e evolução da sociedade ficaram mais destacadas. O que acho mais engraçado é perceber como as mulheres da série (até mesmo Violet) demonstram maior receptividade aos novos tempos do que os homens.

Pérolas da Condessa Viúva:

“Oh não, se eu quisesse lógica, certamente não a procuraria entre a alta classe britânica.”

“Não me use como desculpa. Se você não quer dançar, diga isto à ele”.

Observações finais:

– Foi Bates que chamou Anna nos últimos segundos do episódio? Não tenho certeza se reconheci a voz.

– As coisas na cozinha andam bastante agitadas. Confesso que parte de mim adorou ver Jimmy se dando mal.

– Acho que a Mrs. Patmore é um doce de pessoa.

– Isobel teve poucos, mas ótimos momentos no episódio.

Atualização: Depois que publiquei a review continuei a pensar no assunto. Disse que não sabia se foi uma decisão sábia incluir a trama de Anna na série porque o público não aceitou bem. Depois disso li mais comentários pela internet e percebi que a polêmica foi maior do que eu imaginava. Vi pessoas incentivando quem ainda não havia assistido à boicotar o episódio. Vi muitas pessoas dizendo que não voltarão a assistir à série. Alguns comentários, inclusive, me chocaram mais do que a série (principalmente porque estes vieram de pessoas reais e não personagens fictícios).

Não foi bonito. Não gostei de assistir. Provavelmente não assistirei o episódio novamente. Mas isto não é motivo para odiar a série. Se o estupro da personagem não causasse desconforto é porque algo estaria seriamente errado. Se a história fosse construída de um jeito que amenizasse a tragédia, este sim seria um bom motivo para começar a odiar à série.

A ideia era chocar e não romantizar este tipo de violência. Um argumento que vi muitos usarem foi que este é um drama familiar e que gostam da “inocência” da época, então estes se ofenderam com o plot. Não sei em que planeta eles vivem e nem como eles imaginam como era o mundo em 1920. Downton Abbey foi corajosa em incluir a cena e cumpriu sua proposta direitinho. Me recuso a criticar a série por isto.


Keyla Mendes

Uma paulista vivendo em Minas esperando pacientemente o momento de sair para conhecer o mundo. Ou, quem sabe, o universo... Tudo depende de um certo Doutor e sua cabine mágica.

Lavras / MG

Série Favorita: Joan of Arcadia

Não assiste de jeito nenhum: Séries médicas

×