Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Fringe – 2×16 Peter e 2×17 Olivia in the lab with the gun

Por: em 15 de abril de 2010

Fringe – 2×16 Peter e 2×17 Olivia in the lab with the gun

Por: em

Depois de um recesso de quase dois meses, Fringe retorna com um episódio maravilhoso e que esclarece, de uma vez por todas, tudo o que aconteceu ao Peter “deste universo” e como o “outro Peter” veio parar neste mundo.

Em “Peter”, Walter utiliza toda sua paixão pela ciência para salvar a vida de seu filho, que está sendo consumida por uma doença genética até então incurável. Todos os esforços dele, neste universo, caem por terra quando seu filho morre em seus braços.

Mas, paralelo a sua luta para encontrar a cura, Walter vem desenvolvendo e aprimorando o equipamento capaz de fazer a passagem entre um universo e outro, encorajado por William Bell, que nunca aparece em cena, o que deixa claro que o personagem já faz parte do “universo”há mais tempo do que muita gente imagina.

O episódio, além de mostrar a busca desenfreada de um pai para salvar a vida de seu filho, é pontuado de referências que refletem o desejo dos personagens em viajar para o futuro. Aliás, a referência mais forte é vista quando os observadores saem de uma sala de cinema onde está sendo exibido “De volta para o futuro”. Neste episódio também é explicado como e porque o observador salva a vida de Peter e Walter quando os dois caem em um lago congelado, além do trato a que ele se refere em episódios anteriores desta temporada.

No entanto, o único ponto ainda não explicado é qual a importância de Peter no desenrolar dos acontecimentos, já que sua segunda morte teve de ser evitada a todo custo. Contudo, esta é uma pergunta que terá de ser respondida nos próximos episódios.

Enquanto o décimo sexto episódio desta temporada de Fringe esclareceu dúvidas, o décimo sétimo, “Olivia in the lab with the gun” retomou o ritmo normal da série, retratando mais casos inexplicáveis e a busca do departamento pelo homem misterioso que vem tentando “ativar” todos os que sofreram experiências científicas enquanto crianças.

Neste episódio, uma das crianças do orfanato de Jacksonville, do qual Olivia fazia parte, passa a assassinar todos os outros membros da instituição, como forma de atenuar sua doença, trocando “uma vida por uma morte”.

Contudo, em meio às investigações, vemos uma Olivia dividida entre contar ou não a verdade a Peter sobre quem ele realmente é. Aos poucos, a personagem vem abandonando a frieza que a caracterizava nos primeiros momentos da série para demonstrar um grande carinho por Peter que, por sinal, considera que a causa da estranheza com que ela vem agindo nos últimos tempos tenha se originado de um momento de “fraqueza” de ambos.

Em meio a questionamentos sobre revelar ou não este segredo, Olivia não só descobre quem é o assassino como torna-se alvo deste. Porém, ao ver a foto de sua irmã, sua primeira vítima, ele muda de ideia e decide contar os motivos de sua busca desenfreada. Um outro momento de emoção em um episódio carregado de movimento e hesitações.

Ao final de tudo, Olivia decide não contar a verdade, porém Walter crê que já é a hora de corrigir antigos erros, não importando as consequências de certas revelações. Ao que tudo indica, Fringe está caminhando para fornecer-nos respostas para antigas dúvidas, ao mesmo tempo em que parece querer revelar quem são os verdadeiros vilões nesta história e o porque de seus atos. Mas como aqui nem tudo é o que parece, tudo o que nos resta é esperar o próximo episódio, e aguardar com ansiedade se a tão falada revelação de Walter será mesmo feita.


Rosangela Santos

São Paulo - SP

Série Favorita: Smalville

Não assiste de jeito nenhum: Grey's Anatomy

×