Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Game of Thrones – 2×05 The Ghost of Harrenhall

Por: em 1 de maio de 2012

Game of Thrones – 2×05 The Ghost of Harrenhall

Por: em

Eu não canso de dizer o quanto Game of Thrones me surpreende. Se rasgar em elogios à produção pode estar se tornando uma coisa clichê, mas não resta opção, já que semana após semana vemos um show em tela. Mesmo episódios como este, onde praticamente todos os personagens tiveram participação, o ritmo fluiu muito bem e em nenhum momento soou chato ou cansativo. Isso sem contar as viradas na história.

Desde que o Ned morreu lá na 1ª temporada, eu fiquei com a certeza de que, nessa série, basta estar vivo para ter a chance de partir para o outro lado e a morte do Renly logo nos primeiros minutos do episódio é outra prova disso. Não esperava – ainda mais como uma cena de abertura, praticamente -, mas dá uma nova perspectiva muito bacana para a guerra dos cinco (agora quatro) reis e deixou claro que a sombra que a Melisandre colocou não é uma coisa qualquer.

Essa relação Davos-Stannis-Melisandre vem sendo uma das minhas partes favoritas nessa temporada e, pela primeira vez, eu concordo com o Davos de que talvez a sacerdotisa seja mesmo uma grande ameaça. Não sei se ela seria capaz de se voltar contra o Stannis, mas eu não confiaria cegamente nela como o rei o faz.

Ainda mais agora que ele – teoricamente – assumiu a liderança na guerra, caso as tropas do Renly realmente lhe jurem lealdade. O que me deixou mais intrigado, contudo, é o papel que Loras e Margarye terão. Ela nem tanto, mas ele está sedento por vingança e isso é sempre um ótimo propulsor. O Mindinho é tão rato que mal esperou o corpo do Baratheon esfriar e já foi ver o que conseguiria tirar disso. Achei interessante a conversa dele com a Margarye e a convicção que ela colocou na voz ao afirmar que queria ser não uma rainha, mas A rainha. Curioso. Bem curioso.

O lugar da Cat e da Brienne também é algo interessante de se ver. Acho que, acima de qualquer outro, elas foram as mais afetadas pela morte do Renly, ao menos no que diz respeito a Brienne. Não sei o que esperar dessa aliança entre as duas. Inesperada é a melhor palavra para descrever, eu diria. Posso estar viajando, mas eu não duvidaria de uma aliança entre a Brienne e o Loras no futuro, em prol da morte do Stannis. Tanto ela quanto ele amavam o Renly e certamente não vão esquecer esse assassinato tão fácil.

Mesmo que não tenhamos visto nenhum GRANDE avanço, eu digo com folga que esse foi o episódio com a participação mais legal da Daenerys na temporada até aqui. Acho que o problema da história era mesmo ela ficar vagando e vagando no Deserto Vermelho, sem direção e sem perspectiva. Agora, dentro de Qarth, as coisas começaram a se arrumar, mesmo que ainda em pequena escala.

Eu sou totalmente Team Targaryen (agora, com a morte do Renly, exclusivamente) e gostei muito de ver que nem mesmo o período duro que passou com seu povo tirou da Dany o desejo de lutar pelo que acredita ser seu por direito. Claro que é bastante audacioso – e na situação em que ela se encontra, diria que até suicida – planejar dominar Westeros e tomar o Trono de Ferro, mas eu tenho a impressão de que quando os dragões crescerem, ninguém vai ser capaz de pará-la.

Alguns elementos curiosos foram acrescentados à trama da Dany nessa temporada, como aqueles Imortais (fiquei muito interessado em descobrir mais a respeito deles) e a proposta de casamento do Daxon. Nesse ponto, eu concordo com o Jorah, acho que é bem mais lucro para a Daenerys tentar conseguir um navio por conta própria e conquistar aliados em Westeros.

O Theon continua tentando impor respeito, sem sucesso. O cara ficou tempo demais longe das Ilhas de Ferro e agora não sabe como lidar com o povo que, teoricamente, deveria lhe servir. Não sei se foi só eu, mas eu senti um “quê” de hesitação na voz dele quando falou do momento em que o exército dos Greyjoy cruzaria com o do Robb. Não acho que ele tenha se arrependido da traição ou coisa do tipo, mas ele continua sendo uma incógnita pra mim, de modo que eu espero qualquer coisa dele.

Achei bacana a relação que fizeram com o ataque que ele está comandando com o Bran sendo o pequeno Lorde de Winterfell. O que mais me interessa na trama do pequeno Stark nem é como e se ele vai conseguir lidar com o possível ataque do Greyjoy, mas os sonhos bizarros que ele vem tendo. Essa pegada sobrenatural da série me agrada muito e por eu não conseguir formular uma teoria sequer sobre os tais sonhos, eu fico ainda mais curioso para ver o que o futuro trará para essa storyline.

Por enquanto, a Stark mais interessante continua sendo a Arya, de longe. A trama dela fica melhor de se acompanhar a cada episódio que passa e eu só gosto mais e mais da personagem. Vê-la enfrentando o Tywin sem baixar a cabeça e ainda descrevendo o Robb como um homem-lobo foi sensacional. Tenho medo do que vai acontecer quando descobrirem  a real identidade dela, mas por enquanto, tá sendo muito bacana mesmo vê-la junto com o Gendry, enfrentando um perigo a cada dia.

O lance das 3 mortes foi uma ótima sacada. Gosto de ver que a Arya não hesitou em momento nenhum quando o Jaqen lhe fez a proposta – coisa que muitos teriam feito. Ela já se deu conta de que Westeros está em guerra e o desejo de ver aqueles que mataram seu pai destruído é o que a move. Estou bastante interessado em saber quem serão as próximas 2 vítimas.

O núcleo de King’s Landing teve um destaque menor hoje, mas ainda assim o Tyrion conseguiu se fazer presente. Como alguém bem disse nos comentários, ele é quem melhor joga esse jogo dos tronos , cada passo é meticulosamente calculado e agora que ele tem o amante da Cersei como aliado, as coisas ficaram mais fáceis.

A questão do fogovivo me deixou assustado e, ao mesmo tempo, encantado. Imagino o estrago que isso pode causar em uma guerra e eu tenho certeza de que o anão vai dar um jeito de usá-lo a favor dos seus interesses, sejam eles quais forem. Agora que ele tem certeza de que o povo não apoia as loucuras do Joffrey, acho que ele vai fazer algo para tentar “limpar” sua imagem de ‘macaco demoníaco’ e jogar o sobrinho ainda mais na fogueira.

Jon Snow também deu as caras basicamente para mostrar que a patrulha está no meio do nada caminhando para sabe-se lá onde. Espero que a chegada de novos personagens (como ficou claro que vai acontecer), essa trama melhore um pouco.

5 já foram, 5 restam. Bem que a HBO podia fazer uma temporada maior…

Rest in Peace, Renly. 


Alexandre Cavalcante

Jornalista, nerd, viciado em um bom drama teen, de fantasia, ficção científica ou de super-herói. Assiste séries desde que começou a falar e morria de medo da música de Arquivo X nos tempos da Record. Não dispensa também um bom livro, um bom filme ou uma boa HQ.

Petrolina / PE

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×