Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Game of Thrones – 2×08 The Prince of Winterfell

Por: em 23 de maio de 2012

Game of Thrones – 2×08 The Prince of Winterfell

Por: em

“Chegará o dia em que achará que está segura e feliz, e sua alegria vai virar cinzas em sua boca. Então saberá que a dívida foi paga.” 

Eu não canso de dizer o quanto eu adoro o Tyrion. Peter Dinklage é um ator como poucos, que merece todos os muitos elogios que recebe. A força que ele empresta ao Lannister anão é impressionante e mesmo quando ele não tem exatamente muito destaque no episódio, consegue se sobressair. Foi o que aconteceu aqui, onde, ao lado de Lena Headey e sua Cersei, ele protagonizou a melhor sequência da temporada até agora.

O embate silencioso que os dois estabeleceram, quase uma guerra fria, vem sendo maravilhoso de acompanhar. Nenhum dos dois é burro. Corre sangue de Lannister ali e é por isso que é uma guerra tão interessante de se acompanhar. A jogada da Cersei foi inteligente e deu pra ver o terror nos olhos do Tyrion achando que ela falava da Shae. Eu mesmo não achei que ele se importasse tanto com a garota, foi uma surpresa ver a cena onde ele demonstra tirar um peso das costas ao saber que não foi ela que a Cersei capturou.

Eu até entendo a Cersei ter essa preocupação desmedida com o Joffrey, mas daí a dizer que ele ainda é um menino, é demais. Ele era até terem lhe dado o Trono de Ferro para se sentar e fazer o que bem quisesse. Ele trouxe o caos ao reino e se quer lutar numa batalha direta com as tropas de Stannis, não faz mais do que a obrigação dele.

Mal posso esperar pra ver esse confronto. Pelas leis de Westeros, o Stannis é o rei de fato e direito – mas eu ainda torço pela Dany, que fique claro. Faltando 2 episódios pro fim da temporada, eu começo a pesar algumas coisas. Por exemplo, achei que a essa altura ele já teria bem mais destaque (assim como o Davos), mas dá pra dizer que a participação se reduziu a um punhado de cenas. Não é uma crítica, porque diferente de muitos eu não tenho problema nenhum com a temporada, mas só uma constatação.

Falando na Daenerys, fiquei triste de vê-la reduzida a uma cena no final do episódio. Acho que essa história do roubo dos dragões vai ganhar mais desenvolvimento agora (na verdade, precisa, já que daqui a duas semanas é o season finale). A relação dela com o Sir Jorah também me deixa curioso. Estão focando demais nisso e acho que pode acontecer alguma coisa nessa reta final.

Outra trama que parece que finalmente vai andar é a do Jon Snow. Agora que os papéis se inverteram e ele é prisioneiro do grupo de selvagens, a coisa fica mais interessante porque ganhou um elemento surpresa: Não se sabe quase nada sobre o dito bando. E vai ser bacana ir descobrindo aos poucos. Vamos ver se agora engrena.

O título do episódio faz uma clara e direta referência ao Theon, já que ele é o recém-auto-declarado príncipe de Winterfell. Ultimamente eu venho sentido mais pena do que qualquer outra coisa por ele. Essa busca desmedida por atenção não está levando-o a lugar nenhum, pelo contrário, só o torna cada vez mais motivos de piada, até mesmo para a própria irmã.

Pelo atual cenário, talvez fosse bem melhor para ele ter escolhido ficar ao lado do Robb, que pode ter qualquer defeito do mundo, mas é leal àqueles que são leais a ele. Era óbvio que o Bran e o Rickon não estavam mortos e chega a ser nojento esse estratagema do Theon para tentar mostrar poder. Acabou que o tiro saiu pela culatra e ele agora é ainda mais odiado do que antes.

Quem continua mandando bem a Arya. Eu fiquei de cara quando ela pediu ao Jaqen que ele próprio fosse a terceira morte. Óbvio que a menina fez tudo de caso pensado. Finalmente ela conseguiu escapar de Harrenhal. Não faço a menor ideia de onde ela irá chegar, mas não sei se ela consegue avisar ao Robb do ataque do Tywin antes das tropas chegarem.

É mais um conflito pra essa reta final da temporada e, honestamente, eu temo pelo Robb. Com tudo que vem acontecendo, não sei se é o melhor momento para que ele seja jogado numa batalha de vida ou morte. A traição do Theon, a prisão do Bran e Rickon (já que ele não sabe da fuga), Sansa e – teoricamente – Arya em Porto Real e, agora, a jogada da Catelyn.

Eu entendo Lady Stark e seu amor de mãe, mas acho que acreditar que as meninas ficariam bem só porque o Jaime foi libertado demanda muita ingenuidade da parte dela. Joffrey é um sádico. O ódio dos Lannisters pelo Stark é maior do que qualquer senso de justiça ou igualdade e eu temo pela Sansa depois que o Jaime chegar são e salvo no castelo.

Ainda assim, não é motivo para o Robb se render ao primeiro rabo de saia que aparece na frente dele. Eu, honestamente, me senti extremamente entediado com a história que a Talisa contou pra ele. Comecei a roer as unhas, olhar para o teto, qualquer coisa parecia mais interessante e já era extremamente óbvio que eles terminariam em sexo.

Só espero que isso não custe mais caro do que parece que vai.

PS. Só 2 agora. Triste essa contagem.

PS¹. Não sei se só foi só comigo, mas achei a fotografia desse episódio ainda mais bonita do que o normal.


Alexandre Cavalcante

Jornalista, nerd, viciado em um bom drama teen, de fantasia, ficção científica ou de super-herói. Assiste séries desde que começou a falar e morria de medo da música de Arquivo X nos tempos da Record. Não dispensa também um bom livro, um bom filme ou uma boa HQ.

Petrolina / PE

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×