Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Homeland – 3×05 The Yoga Play

Por: em 1 de novembro de 2013

Homeland – 3×05 The Yoga Play

Por: em

Depois de um primeiro ato em que tudo parecia um pouco fora de lugar, a temporada retoma em The Yoga Play o ritmo que nós conhecemos de Homeland, com tensão, política e uma pitada de dramas familiares. Apesar de mais agitado, o episódio foi menos marcante que os anteriores, com excelentes cenas, mas um conjunto que serviu mais para dar uma nova arrumação às peças dispostas no tabuleiro.

homeland-saul-quinn

Se havia dúvidas de que tudo fazia parte do plano desde o início, isso foi dissolvido no diálogo de Saul e Quinn, que agora também faz parte da operação ultra-secreta. Não foi tudo uma traição, como era suposto, mas também não dá para fechar os olhos sobre a atitude de Saul em relação a Carrie. Deixa-la em um hospital psiquiátrico, sendo dopada e humilhada daquela forma, com sua saúde em risco em nome de uma investigação pode ter dado certo, mas também poderia ter causado danos irreparáveis à agente, que, como ele reafirmou no fim do episódio, sempre esteve por conta própria.

Não se pode para negar o quanto Saul mudou. Essa temporada definitivamente vem mostrando um lado mais sombrio do personagem, que está mais focado nos próprios interesses do que antes. Descobrir que não era o próximo na fila de sucessão da direção da CIA apenas colocou mais sangue em seus olhos, e capturar Javadi pode ser a única chance que ele tem de reverter a situação. Mira já está fazendo hora extra na série, e nem o próprio marido deu muita bola para o suposto amante jantando em casa. Apesar de Fara não ter aparecido no episódio (que pena), essa crise matrimonial pode ser um passo para o envolvimento da técnica com o chefe.

Jessica enfim teve uma cena decente nesta temporada! Até então, a ex de Brody andava apagada e fazia apenas escada para a trama de Dana, e só agora Morena Baccarin teve a chance de mostrar seu talento durante o encontro com Carrie. Ficou claro que a personagem procurou a agente como um último recurso, já que as diferenças entre as duas são gritantes desde a primeira temporada. Jessica foi humilde em reconhecer que não deu ouvidos ao aviso de Carrie e engoliu o orgulho para pedir ajuda à mulher que dormiu com seu marido. Apesar do histórico conturbado, foi bonito ver a disposição de Carrie em ajudá-la, mesmo colocando em risco todo o trabalho que teve para chegar àquele ponto da missão. Muito desse sacrifício foi por Brody, obviamente, mas não só por ele… ela de fato se solidarizou com a situação de Jessica e fez o que achava certo.

homeland-jessica

O conto de fadas de Dana também terminou por aqui. Ela descobriu que o namorado psico era apenas mais um dos homens mentirosos de sua vida e a desilusão foi instantânea. Não sei se o plot se encerrou, mas se este foi realmente o fim para o casalzinho, foi o tempo de tela mais mal gasto de toda a série. E por favor, Dana, você roubou o carro da sua mãe, fugiu sem dar notícias com um assassino em potencial e não é capaz de dizer nem um “foi mal”? Pois é, a personagem deu sinais de amadurecimento, mas parece ter regredido e estagnado na aborrescência novamente, o que é uma pena.

Quanto a Carrie, pudemos vê-la novamente em ação se desdobrando para conseguir notícias de Dana enquanto despistava seus novos “parceiros”. O álibi das aulas de Yoga, como mostrado, certamente foi usado outras vezes. Carrie alegava que tinha parado de tomar os remédios, mas estava fazendo outras atividades – entre elas, a Yoga – o que já nos dá um indício de que ela não ficou apenas parada esperando as coisas acontecerem depois do atentado, e provavelmente Lisa já assumia seu lugar enquanto ela se envolvia na investigação que levou aos seis alvos de “Tin Man is Down”.

Ela conseguiu o encontro que planejava com Javadi, mas as coisas não serão tão simples quanto parecem. Quinn não conseguiu chegar a tempo e o seu paradeiro é desconhecido até para ela mesma, que foi vendada no caminho. Ainda não está claro se ela realmente conseguiu despistá-los durante a aula de Yoga ou se há suspeitas sobre a agente. Carrie vai precisar usar toda a sua perspicácia para conquistar a confiança do inimigo, e pode estar mais vulnerável do que imagina.

homeland-carrie

O ponto alto de The Yoga Play certamente foram as atuações. Foi um episódio com uma carga dramática muito forte e, em diferentes estilos, Morena Baccarin, Claire Danes, Mandy Patinkin e Morgan Saylor mais uma vez presentearam a audiência com as nuances de seus personagens.

E assim Homeland consolida sua nova identidade e começa a desenhar caminhos diferentes para a trama. Carrie se torna uma espécie de Brody dentro da série, em um jogo duplo extremamente perigoso. Sem seus remédios, sem o aparato da CIA e sem aliados confiáveis fica a dúvida se a agente conseguirá manter o sangue frio e a farsa pelo tempo que for preciso.


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×