Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

How I Met Your Mother – 5×05 Duel Citizenship

Por: em 20 de outubro de 2009

How I Met Your Mother – 5×05 Duel Citizenship

Por: em

Depois de quatro excelentes episódios, não dava pra manter o alto nível pra sempre. Mas, se Duel Citizenship não foi nos trouxe muitos momentos engraçados, com certeza compensou na inteligência.

Muitos comparam How I met your mother à Friends, na eterna e desnecessária discussão sobre qual série seria a melhor. Mas, embora, é claro, as duas realmente venham do mesmo molde, muitas vezes acabo vendo maiores semelhanças com uma outra série, bem diferente, que nem atores de carne e osso tem. Não é de hoje que vejo uma grande infuência dos Simpsons na série de Ted, Barney e cia, principalmente quando ambas esculhambam outros países.


E esculhambar é mesmo o termo certo, porque dizer que HIMYM apenas falou mal do Canadá seria eufemismo. Não acho que esteja 100% apta a falar sobre esse assunto, afinal não sou canadense, mas como acredito que 99,9% dos leitores dsse blog também não são, então me sinto mais à vontade. Não dá pra ter certeza, afinal o episódio não fez nenhuma crítica ao Brasil, muito menos a Bahia… Mas não acho que me incomodaria ser criticada por alguém que, ao mesmo tempo, se critica de uma forma bem mais pesada.

É mesmo importante notar que as críticas ao Canadá eram coisas bobas e sem muita importância, como o que estampa o dólar canadense, ou o até mesmo o sotaque. Já as críticas aos Estados Unidos foram muito mais pesadas, ainda que discretas, como quando o Barney falou da obesidade infantil, ou ainda do sistema público de saúde… Já ao ser muito bem tratado sem pagar um tostão em um hospital canadense, ele estranhou. Pois é, os Estados Unidos por enquanto não têm SUS nem qualquer sistema de saúde que o valha. E, claro, qualquer um que já tenha sido ofendido pela superioridade e falta de educação norte-americana, gostou do comentário da garçonete sobre Robin não dizer nem ‘por favor’, nem ‘obrigado’.

Robin tentou se “descanadalizar”, morreu de saudades da terrinha e acabou indo parar em Toronto… Ou em um quarto de hotel bagunçado que Barney diz, e nós acreditamos, ser em Toronto. E não sei se sou muito a favor dessa prática de fazer piada com a falta de verba. HIMYM não é uma série independente, ela pode até não ser o medalhão do canal, mas a CBS tem grana suficiente pra gravar uma mísera externa em outro país. Ainda mais ali pertinho, no Canadá!

Mas o episódio não foi só de Barney, Robin e do Canadá, também tivemos a supostamente louca viagem de Ted e Marshall até a tal pizzaria em Chicago. E é interessante o quanto a questão do incontentamento de Ted com o relacionamento grude de Marshall e Lily veio no momento certo. Muito se tem questionado que os dois estão virando um personagem só, e estão mesmo.

É a ordem natural do casamento que um ceda aqui, outro ali… É claro que, numa relação saudável, o casal não vai se fundir numa única pessoa, marido e mulher grudados com super bonder; mas muito do que se fazia no singular, é passado automaticamente para o plural. E se muitas vezes não há nada de errado com isso, outras tantas acaba sendo um saco pra quem está em volta.

E, com Marshall percebendo que às vezes precisa dar mais (e exclusiva) atenção ao seu melhor amigo, terminou um episódio sem graça, mas que nos fez lembrar o quanto HIMYM merece nosso respeito não só por nos fazer rir, mas também por nos fazer pensar.

Lembrando que semana que vem não tem episódio inédito, HIMYM volta no dia 02/11.


Cristal Bittencourt

Soteropolitana, blogueira, social media, advogada, apaixonada por séries, cinéfila, geek, nerd e feminista com muito orgulho. Fundadora do Apaixonados por Séries.

Salvador / BA

Série Favorita: Anos Incríveis

Não assiste de jeito nenhum: Procedurais

×