Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Lost – 6×01/6×02 LA X Partes I e II

Por: em 3 de fevereiro de 2010

Lost – 6×01/6×02 LA X Partes I e II

Por: em

Pensei durante horas como começar essa review de Lost. É a primeira do blog, a primeira da última temporada, o início do fim. Mas no final das contas, tudo o que importa é o seguinte: LOST IS BACK!! E em sua melhor forma.

O crescimento dos personagens e suas várias formas de redenção são a alma de Lost. A vida e o que há de melhor e pior nela. Nessa premiere, as escolhas, ou melhor, o livre arbítrio se mostraram possíveis e impossíveis ao mesmo tempo. Você pode escolher os caminhos, mas o destino final, já está decidido.

Carlton Cuse e Damon Lindelof escrevem um roteiro magnífico, mostrando cenas surreais e falas afinadas milimetricamente. Juntando histórias como Jin ter ficado com a equipe de Rousseau nas viagens temporais para ser o responsável por levar os sobreviventes para o templo. Quão belo e fascinante isso é, e poder perceber que os roteiristas nunca ficaram perdidos e sempre, sempre souberam o que fazer.

lostnew8151

O que teria acontecido se o avião nunca tivesse caído na ilha? Se a viagem acabasse em Los Angeles; se o cadeirante nunca voltasse a andar e o médico nunca conhecesse a fé? Para quem desejava saber, a sexta temporada trará as respostas. Em um novo formato temporal, nada de flashbacks ou flashforwards, mas sim, os flashsideways, uma realidade alternativa.

É aí que eu me pergunto: a realidade alternativa que conta a história do voo 815 não caindo na ilha, é o resultado final da explosão da bomba, ou apenas uma questão de curiosidade? Afinal, nossos queridos sobreviventes apenas viajaram no tempo após Juliet acertar a bomba e foram para 2007, o tempo presente, onde Sun, Ben, Ilana, o homem de preto e os Outros estão. O episódio 2 nos fez acreditar que o plano ocorreu bem quando Miles escuta os últimos pensamentos de Juliet e a loirinha diz que “deu certo.” Será que era sobre isso mesmo que ela estava falando?

Ah como é bom relembrar a 1ª temporada. Quando tudo ainda era desconhecido e todos eram apenas estranhos uns para os outros. Agora temos a oportunidade de reviver tais sentimentos com a diferença de que já os conhecemos. E o quão nostálgico é ver Boone e Charlie novamente, assim como o agente Mars, o professor Arzt e o chato Neil Frogurt. O que me deixa mais intrigado, e acredito que vocês também, Jack parece entender um pouco o que está acontecendo, ou pelo menos lembra-se de algo. E como já vimos nos 4 minutos vazados na internet, as coisas estão visivelmente diferentes. Cindy deu apenas uma garrafa de bebida alcóolica para Jack; Rose esteve tranquila durante a turbulência; Charlie não passou apressado…eis que a turbulência passa e o avião fica no ar. Incrível como essa história, que antes parecia absurda, fica tão linda ao ser mostrada pela série. Bernard volta do banheiro, Jack com um machucado no pescoço (restos dos machucados de 77?) e somos pegos de surpresa com Desmond no 815.

lostnew8152

Qual realidade é a verdadeira? Ainda não sabemos e acredito que demorará bastante para descobrirmos a verdade, mas esse novo 815 está bom de se ver, porém, sabemos que não foi apenas o momento do voo que foi mudado, e sim todos os eventos a partir de 77, acredito. Shannon ficou na Austrália (isso é mais porque Maggie Grace não pode gravar); Desmond nunca foi parar na ilha; Hurley se sente sortudo. Porém nem tudo são flores nessa realidade: Locke ainda está em cadeiras de roda e Kate continua fugitiva. Se Desmond está fora da ilha, isso significa que Juliet também está? Que Rousseau nunca foi parar na ilha? A única coisa que poderia estar igual, seria que Ben provavelmente morreu na ilha, já que em 77 ele ainda estava lá, só se Richard deu um jeito de tirá-lo após o garoto ser baleado por Sayid. Quais são suas apostas?

A frase de Charlie, após Jack o salvar foi mais do que um chute na cara do médico: “Eu deveria ter morrido.” Jack nunca deveria ter continuado o plano de Faraday. O que aconteceu, aconteceu…Charlie morreu, Shannon, Boone. Os acontecimentos da ilha, assim como alguns antes dela, agora alterados, aconteceram no avião. Jack salvou Charlie novamente; (como havia feito na 1ª temporada ou pode ser uma alusão ao salvamento de Rose logo após a queda) Jack e Desmond se encontraram e o médico parecia conhecê-lo (flashback do estádo de futebol, lembram?); Rose e Bernard se reencontraram após um tempo separados (ok, só uma ida no banheiro, mas ah); o agente Mars se machuca exatamente no mesmo local na cabeça e o caixão de Christian é perdido. Ou seja, é o destino falando: Toma Jack, mesmo tentando me enganar, eu aconteço!! E Sun estava mentindo que não sabia falar inglês ou na realidade ela nunca pensou em fugir?

statuesea

Uma das maiores surpresas nessa realidade foi a aparição da Claire. Sempre gostei da mãe do Aaron e ver que ela estará perto da Kate me deixou feliz. Para quem não sabe, o ator que faz o taxista que dirige o carro em que Kate e Claire estão é David H. Lawrence, que interpreta Doyle em Heroes. Ainda sobre as cenas no aeroporto, é tão bom ver Locke e Jack amigos, sem todo aquele estranhamento e eu ficaria imensamente feliz de ver Jack fazendo Locke voltar a andar.

E claro, ficamos pensando não só a verdadeira conclusão da bomba, mas também o motivo de mostrar uma realidade que não seria a verdadeira. Seria o indício, como já comentei, de que o destino está pronto e o que aconteceu na ilha irá acontecer em Los Angeles, de formas diferentes mas com resultados iguais?

UOU Michael Emerson!! Que interpretação brilhante. Se ele ganhou o Emmy ano passado, esse ano ele merece mais ainda. Seu Ben perturbado por ter matado Jacob foi extremamente convincente e maravilhoso. Mas quanto a isso, me digam por que diabos Richard, Ilana e os outros não correram para ver se Jacob estava bem quando descobriram o verdadeiro Locke morto? Tudo bem que eles só poderiam entrar se Jacob chamasse, mas era uma situação perigosa.

smokeyfights

Alguém aí ainda tem dúvidas de que o homem de preto/novo Locke e a fumaça preta são a mesma pessoa? Na fantástica cena da fumaça atacando Bram e seus ajudantes, tivemos essa certeza. E agora sabemos que Yemi, o irmão de Eko, era a fumaça; que as aranhas que paralisaram Nikki, eram a fumaça e que algumas das visões de Walt, também eram a fumaça. O monstro não pode ultrapassar o círculo de cinzas o que nos leva a crer que ele estava preso naquela cabana que Locke e Ben foram no episódio 3×20. Mas daí as aparições de Walt, Yemi e da aranha não teriam sido ele, pois foram antes dele pedir ajuda a Locke e tais aparições eram realmente a fumaça preta (confirmado pelos produtores). Nos levando a aceitar que era realmente Jacob quem pedia ajuda? Meus palpites são que as visões de Christian também sejam a fumaça, tendo escondido o verdadeiro corpo do pai de Jack e Claire, para fazer o médico pensar que o pai estava vivo. Alguém duvida disso?

O problema é que mesmo tendo descoberto o que é o monstro, eu fico me perguntando como ele se transforma e principalmente o que ele é. Uma força do mal que representa verdadeiramente o lado negro? Lembram de quando Locke viu o monstro na primeira temporada e mais depois disse que viu algo claro? Será que Jacob também não assumia a forma de uma fumaça, mas dessa vez branca, simbolizando a paz e a bondade?

Terry O’Quinn também arrebentou. Ele interpretando o super vilão homem de preto está fantástico e difere totalmente do careca que conhecemos. Sua fala para Richard: “como é bom vê-lo sem as correntes” significam o que? Minha teoria é que Richard fazia parte do navio Black Rock, e já que traziam escravos no lugar, quem sabe ele era um deles que foi abençoado por Jacob mais tarde?

sawyerandjuliet

Minha Elizabeth Mitchell pôde se despedir mais tranquilamente de Sawyer. Olhando para trás há algumas temporadas, ninguém diria que o melhor casal de Lost ainda estava para nascer, até aparecerem Sawyer e Juliet. Mitchell e Josh Holloway tem uma ótima química e é uma pena ver o fim do casal. Se eu fosse o Sawyer, acabaria com Jack. Poxa, o médico sempre toma as decisões erradas e agora foi responsável pela morte de uma das melhores personagens da série. E para quem não consegue acreditar que Juliet tenha sobrevivido a queda…alguns dizem que é a capacidade de cura da ilha, outros dizem que a fé do ser humano, e novamente, para qualquer lado que se olhe em Lost, tudo gira em torno das capacidades humanas.

Jorge Garcia também voltou com tudo e deu grandes momentos divertidos para Hurley. Desde o encontro com o espírito de Jacob até suas tiradas de final de cena. O alívio cômico da série, desde seu princípio. Se antes ele tinha amizades grandes com Charlie e Sawyer, foi com Sayid que ele se preocupou na premiere. Alguém acreditou realmente que o iraquiano tinha morrido? Eu duvidava, então não foi tão espantoso vê-lo levantando no final do episódio.

Me perdoem, mas me senti perdido no Templo. John Hawkes e Hiroyuki Sanada interpretaram Lennon e Dogan, dois dos Outros que cuidam do lugar. A ampulheta e a piscina da cura são novas adições a mitologia da série que devem ser explicadas mais tarde. Cindy e as crianças Zach e Emma reapareceram na ilha e a aeromoça não fez nada quando nossos sobreviventes foram tratados como lixo e quase mortos. Lavagem cerebral estilo Karl no quarto 23? Seria o templo a “casa” na qual o homem de preto se referiu?

thetemple

Como viram, algumas respostas, novas perguntas e uma imensidão de histórias fantásticas fizeram parte do início do fim. Dois episódios de tirar o fôlego e fazer a cabeça doer de tanto pensar nos foram apresentados e a série só promete melhorar. Lost tem pequenos detalhes e momentos que podem passar despercebidos que fazem uma grande diferença. E é nesse ponto que a série nos ganha, pois consegue conectar todos esses plots e os fazer alcançar um clímax que nos deixa sem palavras para expressar a grandiosidade.

Galera, até What Kate Does!!


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×