Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Lost – 6×04 The Substitute

Por: em 17 de fevereiro de 2010

Lost – 6×04 The Substitute

Por: em

Sinceramente falando? Eu não sei como começar, nem como colocar as ideias em ordem. Se Lost já é uma série extremamente confusa, no sentido de nos deixar desorientado do que é verdade e do que é mentira, The Substitute entra para o primeiro lugar na lista dos episódios de lavagem cerebral. Tudo o que nos foi questionado até então, tudo o que tentamos compreender de maneira razoável e havíamos acreditado ter encontrado o certo e o errado, foi basicamente para o fundo do poço. Voltamos para a estaca zero nesse fantástico episódio que mergulhou de cabeça no cerne da mitologia da série e mais uma vez nos faz concluir: Lost é demais!!

Se até então eu achava Michael Emerson o melhor ator da série, Terry O’Quinn me fez mudar de idéia. Seu Locke e seu homem de preto são dois personagens densos, fortes e poderosos, o que O’Quinn leva nas costas e faz com a maior destreza. John Locke, o homem de fé, cuja vida lhe deu surras e mais surras, aprendeu a confiar no destino e aceitar que, independente do estado, ninguém é capaz de dizer o que ele pode ou não pode fazer. O homem de preto, até então o maior vilão da história da série, deseja se ver livre de sua prisão: a ilha. Para isso, nos faz levar a crer que Jacob é o bandido, enquanto ele, o mocinho. Que a vida dos sobreviventes tem um toque da força Jacob, nós já sabíamos, mas será que suas trajetórias, todas e quaisquer escolhas foram tudo planejado pelo homem que Deus amou? Teria Jacob poder para modelar todas essas vidas?

numberslost

John Locke, Hugo Reyes, James Ford, Sayid Jarrah, Jack Shephard e Jin ou Sun Kwon…respectivamente 4, 8, 15, 16, 23 e 42. Continuamos sem saber nada sobre o que significam esses números, mas cada um deles, dos homens e mulheres que Jacob tocou e provavelmente traçou a linha de vida, representam um dos números. Mas e a Kate, e consequentemente um dos Kwon. Meu palpite é que Sun seja a escolhida coreana, visto que a personagem tem mais importância para a trama e que Christian Shephard (vulgo homem de preto na minha humilde percepção) disse que ela teria uma jornada pela frente. Por que eles? Para que eles? Por que não Kate? Seria a sardenta um outro número, como 108 ou 815?

Assim que aquela parede cheia de nomes apareceu, vários lostmaníacos de plantão começaram a procurar. A Lostpedia americana diz que além dos que nós vimos bem, os nomes PACE (Charlie), BURKE (Juliet), LITTLETON (Claire ou Aaron), ROUSSEAU (Danielle ou Alex), FARADAY (Daniel), LEWIS (Charlotte), GOODSPEED (Ethan, Amy, Olivia ou Horace), CHANG (Pierre), HENDERSON (sobrenome de solteira de Rose), entre outros de personagens que já apareceram, estavam na parede. Veja aqui o artigo que mostra todos.

Três escolhas…morrer, sair ou virar o novo Jacob e proteger a ilha de…nada!! Ilana disse que o homem de preto estava recrutando. Recrutando pessoas para a batalha final da ilha? Para poder sair e ser livre? Acredito que sim. Já Richard disse que ele iria matar Sawyer, porque é isso que ele quer. Mas ele pode matar Sawyer? De acordo com o assustador e misterioso garoto loiro, (que Richard foi incapaz de ver, mas Sawyer viu) o homem de preto conhece as regras e não pode e matar Sawyer. E foi aí que tivemos a fantástica revelação de que ele e John Locke não são pessoas tão diferentes assim, afinal, ambos não gostam de receber ordens. Mais alguém pensou em Aaron quando viu esse tal garoto loiro? Ou já imaginaram uma versão jovem de Jacob?

kidbalance

Para chegar ao destino desejado pelo homem de preto, ele e Sawyer desceram uma escada. Após pensar e pesquisar, aquela escada faz referência a Escada de Jacó, ou Jacob’s Ladder em inglês, a passagem da terra para o céu, de acordo com o livro Gênesis. Seria aquele, o céu, o paraíso de Jacob?

Inside joke!! Quão maravilhosa foi a cena em que o homem de preto pega a pedra branca (que simboliza o bem, e até agora, Jacob) e joga ela fora, fazendo com que a pedra preta (o mal, ou seja, o homem de preto) pese mais. Seria essa uma jogada dos produtores para que comecemos a ver as coisas com outros olhos, sem tentar escolher e indicar um bem e um mal? Apesar de achar interessante essa idéia de ambiguidade, os produtores já deixaram claro que esclarecerão os lados bem e mal e seus aliados.

Ben, até então mais apagado, continuou mentindo sobre matar Jacob para Ilana. Qual a relação dela com Jacob? Pai e filha, talvez? E me corrijam se essa teoria for ridícula demais, mas Ilana pegou as cinzas de Jacob pois são essas cinzas, de ex-líderes ou candidatos, que protegem as pessoas do homem de preto? E por que ele não pode mais mudar e está preso com a forma de Locke? Ao enterrarem o bom e velho careca, Ben deu um pequeno, mas ótimo discurso:

“Jonh Locke…era um homem que acreditava, um homem de fé…um homem muito melhor do que vou ser algum dia. E eu sinto muito por tê-lo assassinado.”

ilanasagal

No novo 815, Locke ainda é cadeirante, porém, aposto que seu pai não tem nada a ver com o ocorrido. Katey Sagal voltou como Helen, que nessa realidade, continua com Locke, ou seja, o pai do careca não estragou o relacionamento dos dois. E pela fala de Helen sobre uma viajem com os pais dela e o pai de Locke, assume-se que a relação deles é boa e gera a pergunta: nessa realidade, como ele ficou paraplégico?

De antigos personagens, vimos o chefe chato Randy Nations e a cartomante Lynn Karnoff, que nessa realidade é empregada da agência de Hurley, ao invés de tirar as cartas para o gordinho. Rose continua com câncer e também trabalha para Hurley e seu caminho de fé cruzou com Locke, assim como aconteceu na ilha.

Mas o mais intrigante de tudo nessa realidade, foi ver o professor substituto Locke encontrar o professor de história européia Ben Linus. Se os eventos da ilha mudaram após Juliet detonar a bomba em 77, o pequeno Ben teria saído da ilha após ser levado por Richard? Isso explicaria o fato dele estar bem diferente, aparentemente, ter esquecido de seu passado.

rosebennew815

The Substitute entra para a lista dos melhores episódios de Lost, e após o morno What Kate Does, entra de cabeça na temporada final, mostrando que é uma das melhores séries já produzidas. Semana que vem, Lighthouse.


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×