Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Mad Men – 6×03 Collaborators

Por: em 19 de abril de 2013

Mad Men – 6×03 Collaborators

Por: em

Eu normalmente tomo algumas notas enquanto estou assistindo algum episódio que vou fazer review, mas nesse episódio de Mad Men a folha do meu caderno está quase em branco, mas isso não é um sinal de que não aconteceu nada no episódio, mas sim que fiquei tão imersa na história que nem lembrei do caderno. Além disso, o que mais contou nesse episódio foi tentar entender o que se passa com cada personagem, como é usual na série. Sabe aquele momento em que até damos uma pausa no vídeo e ficamos olhando pra cara de alguém e tentando entender o que aquela expressão significa?  O que ele está pensando naquele momento.

Algumas vezes podemos ver o medo e o desespero na cara deles. Principalmente nas expressões dos homens neste episódio, Don e Peter. Don tem uma amante muito perto de casa e amiga da sua esposa. Cada vez que as vê sozinhas deve dar um frio na barriga para saber qual foi o assunto, porque sabemos que uma mulher apaixonada por arruinar os planos que fizeram juntos. Don consegue se envolver com mulheres mais sensatas e interessantes do que o Peter, talvez por serem mais velhas, mas suas amantes não ameaçam seu casamento exigindo um relacionamento melhor. E Don sabe como se proteger melhor do que o seu sócio, e parece que as tem em menor consideração também, pensa que todas são versões de prostitutas. Ele dando dinheiro para Sylvia logo após fazerem sexo foi constrangedor. Não sei o que é pior, ele “pagando” a amante, ou ela aceitando.

A série reforçou essa visão que Don tem da maioria das mulheres mostrando um pouco da infância do Dick. Não importa o tanto que ele se deu bem, o tanto que fugiu e se escondeu do passado (olha aqui de novo sua lembrança e seu passado batendo na porta), a sua visão continua sendo aquela, das mulheres fazendo sexo para terem dinheiro ou um lugar para ficar. A experiência que ele teve na infância foi um aprendizado pra vida. Mesmo que ele as vezes tente fugir e mudar, Don sempre trata mal as mulheres de quem gosta. Além de quase força-las a continuar o relacionamento. Mais de uma vez ele persuade estas mulheres a de uma forma ou outra continuar o caso que eles tem.

mad-men-6x03-megan-sylvia

Acho que Sylvia realmente se sente mal sendo amiga da Megan e dormindo com o marido dela. Vemos o constrangimento no seu rosto. Não é como algumas outras que não ligam para a esposa e só querem diversão, Sylvia se importa com a Megan e de uma forma que não deve ser agradável se tornou sua confidente. E que confidencias! Tive muita pena da Megan neste episódio e senti raiva do Don por estar fazendo isso com ela também, com uma mulher que é tão diferente das outras. Achei que desta vez ele iria tentar ser fiel e ter um pouco mais de respeito.

Peter sempre tem uma história paralela à do Don, distorcida e nunca sai como ele quer. Ele quer ser como o Don, parece ser a ambição da vida dele, e pelas regras ele deveria ser bem sucedido, mas eles não jogam pelas regras, não é isso que os fazem ser bom no jogo, não é mesmo? Don como o próprio Peter sugere não segue as regras, faz o que quer, mas de uma forma muito melhor e controlada do que o Peter, que continua sendo a versão do Don que leva pancadas, que é sempre descoberto e que tenta consertar o que os outros fazem de errado. Pena (para ele, óbvio) que sua mulher não é Betty, e sim Trudy Campbell. Peter não sabe escolher suas mulheres com a sabedoria que o Don tem. Don escolheu Betty pela beleza, pela vontade que ela tinha de ter uma vida com altos padrões, de ser feliz e se sujeitar a algumas coisas por convenção social.

Trudy não tem o passado que Betty tem, afinal, Peter casou com ela por causa da sua família, ela tem personalidade forte e sempre impõe sua vontade sobre a do Peter. Todas as mulheres que Peter escolhe conseguem dominá-lo. Ele não tem o charme e a competência do Don para conquistar. Em algum momento em Mad Men alguém imaginaria Betty ameaçando Don como a Trudy fez? Esta frase “Estou traçando um circulo de 50 milhas em torno desta casa, e se você abrir sua braguilha, mesmo para fazer xixi, eu vou te destruir” só poderia ter saído da boca da Trudy. Ela não aceitar ser uma fracassada, não é a mulher que foge para ter o que quer (ou acha que quer) como a Betty.

mad-men-6x03-Trudy

Mais uma vez tivemos pouca parte do episódio dentro dos escritórios, e o que aconteceu serve pra mostrar como a vida da Peggy está mudando. Ninguém esperava que uma mulher entrando numa agência já como manda chuva fosse ser agradável e todo mundo iria gostar dela. Além do preconceito por ser uma mulher, ninguém gosta de um novo chefe de fora, aposto que todos gostariam que um deles fossem promovidos. Não é papel dela ser amiga dos seus funcionários e sim fazer um bom trabalho, e acho que isso ela esta fazendo. Ted tem muita confiança – e elogios – na Peggy.

Agora ela vai ser é Mad Olson, ela é a responsável pelo setor e, afinal, não pode fingir que estas sondagens e como obtêm informação para ganhar clientes não é o praticado. Quando ainda estava trabalhando com Don ela já viu isso acontecendo muitas vezes. Fazem qualquer coisa para ganhar um cliente, e ela conseguiu uma informação quente que o Ketchup Heinz estava insatisfeito com a agencia atual. Don parece que não quer lutar pelo ketchup, e este vai ser um grande cliente para Peggy. Ninguém duvida que com a competência que a moça tem ela vai conseguir essa conta, e agora imaginem só quando chegar na SCDP que Peggy tem o Ketchup Heinz?

PS.: Nem quero comentar sobre o Herb, esse cara é intragável. Ainda bem que o Don fez aquela auto-depreciação e não mudou sua ideia. Mad Men consegue criar personagens muito desagradáveis.

PS2: Queria mesmo saber o que Don estava pensando/sentindo naquele final…

mad-men-6x03-Don-draper


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×