Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Mad Men 6×12 – The quality of mercy

Por: em 20 de junho de 2013

Mad Men 6×12 – The quality of mercy

Por: em

Eu não iria imaginar que no penúltimo episódio da temporada Mad Men continuaria focando em Bob Benson e Sally, não porque a história deles é mais importante, mas porque resumem tudo o que está acontecendo na vida dos outros personagens. Sally sempre foi querida do público, desde pequena a atriz interpreta a filha de Don muito bem, e ganha espaço e destaque merecido na trama. Sally precisa estar presente, ela sempre sofre as consequências do que o pai faz, as vezes ela o traz à realidade, mas na maioria das vezes ela sofre, como nesse episódio e no passado.

Acho que ninguém estranhou ela não querer ir mais aos finais de semana para a casa do Don e Megan. Depois daquela decepção ninguém pode culpa-la por não querer ver o pai, nem estar numa situação embaraçante com a Megan. Imaginem ver aquela cena e depois olhar para sua madrasta como se não soubesse de nada, como se não soubesse que o marido dela a traia. E mesmo se ela desejar contar, por mais errado que o pai esteja, iria contar pra madrasta que ela nem gosta muito? Ela está em conflito, e é uma pena que ela não fale pra ninguém, nem pra mãe dela, ou para amigos. Era algo que poderia confidencias ao Glen, como já fez antes.

mad-men-6x12-peggy-ted

Mas será que por estar guardando isso ela vai decidir ir mesmo para uma escola interna? Ela vai ser mais uma mulher a dar as costas ao Don? Mesmo Peggy que já foi grata ao Don pela oportunidade de ter uma carreira e de aprender, desta vez foi certeira ao culpar o Don, não por estragar um ar de romance, mas por colocar coisas que não devia na cabeça do Ted e minar uma relação de trabalho. O que o Ted fez foi errado, estava gastando dinheiro da empresa e não da conta do cliente, mas não acho que estava cego de paixão, só acreditava na boa ideia da Peggy.

Mas Don foi capaz de humilhar o Ted na apresentação da ideia, deixa-lo embaraçado por uma coisa que não existiu. Na reunião Ted ficou desconsertado e sem saber sobre o que Don estava falando, deve até ter passado pela mente do Ted que o Don iria falar alguma coisa sobre a Peggy, pela forma como olhou para eles. Além disso, Don sabotou uma possibilidade de prêmio para Peggy, já que agora a ideia é do falecido. E porque? Porque todo mundo do escritório estava vendo? Ele a sabotou pela grande ideia, Don mereceu escutar que é um monstro.

Peggy terminou de romper os laços com Don, assim como Sally que não quer mais ir ver o pai, que declarou que ele nunca deu nada à ela, mas talvez o conhecimento para agradar as prováveis amigas da nova escola, fazer um drink e causar problemas. Se repentinamente ela decidiu ser a filha que a mãe queria, acho que não é por finalmente tentar dar algum valor à Betty, mas por ficar longe e poder aprontar, já que em uma noite ela já estava bêbada. E com essa saída de casa, numa época como o início dos anos 70, será que veremos realmente problemas pela frente, com sexo, drogas e rock’n roll?

mad-men-6x12-sally-

Indo para a continuação de outra história, temos novamente o Bob Benson, que agora fez muito mais sentido dentro das tramas de Mad Men. Ele é uma nova versão de um jovem Don Draper, só que gay. Não é espião nem nada do tipo, só fugiu e mudou de identidade e foi parar num lugar onde as pessoas persistem no erro de não verificar antecedentes para contratar alguém. Agora até as fitas com dicas de vendas que ele escuta fazem mais sentido.

E fez mais sentido a ação que o Peter tomou. Quando ele descobriu sobre Don foi correndo contar pro Bert, que não deu a mínima. Ele não conseguiu tirar o impostor dali, e por causa disso também não tem a confiança do Don, e ainda teve que ajuda-lo a manter as aparências. Foi inesperada a atitude de confrontar Benson, de exigir um retorno, mas se pensarmos bem, foi a atitude a mais inteligente.

O que ele poderia ganhar se demitisse o Bob? Nada além de antipatia. Todo mundo ali gosta do Bob, ele é bom com as pessoas, mais simpático que o Peter e não parece forçado quando tenta agradar à alguém. Quando estava na sala de reunião para assumir a conta da Chevrolet, todos defenderam Bob, Benson está crescendo, pode se tornar um grande negociador.

mad-men-6x12-reuniao-peter-benson

Dessa vez Peter fez o movimento mais acertado, vai guardar o segredo e com isso ter alguma vantagem sobre um colega que vai fazer sucesso. Ele pode ter vantagens se administrar isso direito, e pelo que conhecemos do Peter, ele vai.

____________

PS.: To adorando a mãe do Peter e a gente sem saber o que é realidade ou não. Hoje ela não estava vestida loucamente!

Ps.2: Ken Cosgrove com o olho tampado! Coitado, ele sofreu muito essa temporada com a Chevy. E esta temporada de Mad Men está cheia de violência.

Ps.3: ( que nem deveria ser um PS) Betty é uma mãe muito estranha, além de fumar muito perto dos filhos, ainda oferece um cigarro. Ela é infeliz, mas tudo o que sempre quis é que sua filha fosse como ela. Ela é frustrada com algo.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×