Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Nikita 1×09 – One Way

Por: em 12 de dezembro de 2010

Nikita 1×09 – One Way

Por: em

Sensacional. O melhor episódio de Nikita até o momento. É fato.

Michael é uma das personagens mais interessantes da série. Complexo, misterioso e frio, mas ao mesmo tempo zeloso com os recrutas e, como nós bem sabemos, apaixonado por Nikita. Este episódio foi importante para sabermos um pouco mais sobre suas dores, seus traumas, frustrações e desejos de vingança. O resultado foi uma colcha de retalhos que equalizou divinamente o drama com a ação, entregando-nos um capítulo excepcional.

Quando perdemos um pai ficamos órfãos. Quando um pai perde um filho não há nome para classificar. A dor que Michael sentiu ao ver sua esposa e filha, ainda pequena, morrerem em uma explosão é o tipo de situação impossível de explicar ou quantificar. A dor é ainda maior se pensarmos que ele era o alvo e não a sua família. Os flashbacks deste capítulo nos fizeram entender também o motivo para Michael ter entrado para a Division. Dentro de uma organização cheia de recursos é muito mais fácil vingar-se daquele que destruiu sua vida. E quando a oportunidade chega é hora de agarrá-la.

Michael viaja sozinho para o Uzbequistão (ou pelo menos era o que ele pensava). Nikita, que conhece sua história, resolve ajudá-lo. Ela sabe como é perder alguém que ama. Ela já sentiu a mesma dor. E ninguém entende melhor sobre vingança do que ela. Como era de se esperar, Michael recusa a ajuda no início, mas ao perceber que sozinho, em território estrangeiro, seria mais difícil concluir seus planos, permite que sua ex-companheira o auxilie.

A parceria promove momentos de afeto velados. Olhares apaixonados, mas reticentes. Está estampado no rosto de ambos que existe um sentimento maior rolando, mas não há tempo para cerejas e chantillys, afinal de contas, os dois estão em uma missão quase suicida. Tudo corre bem até certo ponto. A química entre eles é realmente eficaz. Até que a história se complica. Motivo: A Division resolve intervir.

Para Percy, a situação é ideal. Ele sabe onde Nikita está e pode capturá-la. A partir deste ponto começa a correria, as fugas e as lutas que já conhecemos e esperamos em Nikita. O que mais chama a atenção é a possibilidade de tramas que são geradas. Michael e Nikita têm um alvo, porém Nikita torna-se alvo da Division. Eles precisam perseguir e fugir daqueles que os perseguem. É confuso e chega um momento que o plano dá errado e Michael é capturado por seu inimigo.

Preso, torturado e humilhado. De fato, estes não eram os planos de Michael. Pior ainda é ser humilhado por aquele que matou sua família. Ele se salva graças à ajuda de Nikita (surpresos?) e antes de fugir do cativeiro assassina o carrasco. Percebemos neste ponto que Michael já não está mais em si. Não pelo fato dele matar um bandido, mas pela forma e pelo olhar que ele demonstra ao matar.

Nikita e ele estão na estrada. Ela é a razão, ele é a emoção. O que mais ele tem a perder, não é mesmo? Por isso decide ir ao encontro daquele que mais odeia, mesmo que ele esteja rodeado de seguranças em um aeroporto. Missão suicida na certa. Se for para matar seu maior inimigo, então vale à pena. Engenhosamente, Michael deixa Nikita na estrada (contra a vontade dela) e segue sozinho. O momento é desesperador.

Para salvá-lo, Nikita aciona a polícia e o acusa de terrorista. Ele quase consegue chegar ao seu objetivo, ele estava tão perto, mas os policiais o prendem e Kasim (acho que não tinha mencionado o nome dele até aqui) foge. Nós, que gostamos do Michael, torcíamos para que ele conseguisse se vingar. Porém, os produtores foram inteligentes e deixaram a resolução desta trama para outro episódio. Talvez para o final desta temporada. Talvez não.

O pior de tudo foi assistir ao desmoronamento do castelo que Michael e Nikita construíram neste episódio. Os dois estavam se dando bem (finalmente). Mas agora que ela o impediu de se vingar (e morrer), a relação entre os dois esfriou. Mesmo que ela tenha feito o que fez para salvá-lo.

Enquanto isso, Alex estava enrascada na Division. Suas visitas ao médico em busca de informações secretas foram quase um fracasso. O doutor descobriu que ela fuçou em seus arquivos e, sem saber o que fazer, o agrediu, o deixando desmaiado. Quando acordou, o médico acusou Alex de estar mexendo em seus arquivos. Ela se safou apenas porque Jaden a ajudou (forçadamente) a criar uma história de quase estupro. Segundo as meninas, o médico tentou abusar de Alex e por isso ela se defendeu e o colocou para ‘dormir’. Amanda resolve acreditar nelas e o doutor, ao que tudo indica, foi eliminado.

O episódio termina com Nikita dizendo que esteve com Michael, mas o perdeu. De fato, ela o perdeu. Pelo menos por enquanto. Mas ainda tem muita estrada pela frente. Em algum momento ele acordará e poderá perceber que as ações de Nikita foram para salvá-lo. E nós estaremos aqui para assistir a este momento.

Obs: A idéia inicial era fazer uma review dupla deste e do episódio seguinte. Porém, havia tanto para se comentar deste capítulo que resolvi escrever uma review para ele. Provavelmente, a próxima review será dupla, com os episódios 10 e 11 da primeira temporada.


Rodolfo

Uma versão masculina da Summer (de '500 Dias com Ela'): Fã de Indie Rock, o certinho da época da Faculdade e um completo 'desapaixonado'

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×