Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Nikita 1×21 – Betrayals

Por: em 8 de maio de 2011

Nikita 1×21 – Betrayals

Por: em

Perfeito.

É sempre a mesma coisa, sempre os mesmos elogios, sempre aquela história de “esse foi o melhor episódio da série” semana após semana. Para os leigos em Nikita pode parecer até que eu sou um daqueles fãs exagerados, meio cegos e que se impressionam com qualquer coisa. Mas acontece que quem assistiu a este episódio sabe bem o porquê de tanta “rasgação de seda”. Nikita está em seu auge criativo, com cenas impressionantes e desfechos cada vez mais surpreendentes. Para vocês terem idéia, depois de 25 minutos de “Betrayals” fui obrigado a parar um pouco para… assimilar. Estava tudo tão bom que quase passei mal (risos).

Existem séries que não sabem abrir caminho para uma season finale e colocam todos os acontecimentos interessantes no último capítulo. Já Nikita não sofre deste problema. Há pelo menos cinco episódios temos assistido tramas que terão seus respectivos términos apenas no próximo episódio. É o caso de Michael, por exemplo, que descobriu ter sido enganado por Percey o tempo todo, se aliou a Nikita nesse meio tempo e agora se encontra preso após tentar salvar Alex.

Eu já imaginava que Percey estivesse desconfiado de Michael (e lembro ter dito isso nas reviews passadas). Aquela história de vigiar a guardiã não passou de uma armadilha e ele e Nikita caíram direitinho. Fiquei surpreso apenas com a revelação dela, Dana, estar do lado da Division. Na semana passada ela me pareceu realmente sincera. Quem poderia imaginar que estava fingindo o tempo todo? E enquanto Michael achava que estava correndo tudo bem, Percey foi preparando terreno para pegá-lo. E deu certo. Porém, nós sabemos que no próximo episódio ele conseguirá fugir (porque duvido muito que ele ficará de fora logo agora).

Também senti um clima diferente neste episódio. Pareceu-me que os personagens estavam todos alterados. Nikita estava nervosa e “morrendo de medo” da caixa preta (que, reparem, foi mencionada por Birkhoff como uma “horcrux”). Seu passado está naquela caixa, junto com todos os seus arrependimentos e a possibilidade destas informações vazarem lhe deixa bastante preocupada. Do outro lado, Amanda corria atrás de Percey em busca de informações da tal operação Sparow e no momento em que torturava Alex chegou a lhe dar um tapa na cara. Logo ela que é sempre contida em suas ações. E Birkhoff… Bom, esse estava suando frio só de pensar em ficar preso dentro da Division.

Da turma do elenco faltou apenas Owen. Ryan surgiu em cena para ajudar Nikita e esteve presente em uma das melhores passagens: A do metrô. Eu adoro os planos de Nikita, sempre engenhosos e originais. O problema é que os únicos enganados desta vez foram os guardas da Division, pois Percey queria mesmo era que a caixa preta chegasse às mãos do FBI. No fim das contas, Ryan está sendo, mais uma vez, uma peça de xadrez no meio de todo esse enrosco.

E o melhor, e que eu deixei por último especialmente para dar um destaque, foi a nossa Alexandra Udinov sentada naquela cadeira elétrica e dando a cara a tapa, prontinha para morrer. Como diria uma amiga minha: “Ela sambou na cara da Amanda”. Com a possibilidade de levar um tiro a qualquer momento, pouco importava abrir o jogo aos chefões e dizer quem ela é de verdade. Deu até soltar um sotaquezinho russo nesse meio tempo. Amanda, desta vez muito mais direta, pediu seu cancelamento, mas Percey queria bater um papo, mexer com a cabeça dela.

A conversa entre eles foi maravilhosa, um verdadeiro jogo psicológico, e nos revelou que o agente assassino dos pais de Alex era Nikita. Não quero dar uma de Hercule Poirot, mas eu também desconfiava que Nikita fosse o atirador. Além de ser coerente com a missão, tendo em vista que ela era uma das melhores agentes na época, a série ficaria (e de fato ficou) muito mais intensa com a possibilidade de um conflito entre Alex e ela. Os produtores, que são bastante competentes, não deixaram essa escapar. Agora temos Alex apontando uma arma para sua parceira. Não apenas apontando, como também atirando, supostamente sem querer. Será que essa bala acertou a ex-agente?

A season finale promete. Já assistiram ao vídeo promo? Nele, Nikita aparece jogada no chão. Porém, até por ela ser a heroína, morta com certeza não está. Por isso estou pensando se ambas conseguiram armar um plano para despistar Percey. Seria mais uma daquelas reviravoltas que eu adoro nessa série. A meu ver, Nikita e The Vampire Diaries terão os melhores fechamentos de temporada deste ano, uma prova de que a CW consegue ser boa quando se esforça.


Rodolfo

Uma versão masculina da Summer (de '500 Dias com Ela'): Fã de Indie Rock, o certinho da época da Faculdade e um completo 'desapaixonado'

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×