Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Parenthood – 5×12 Stay a Little Longer

Por: em 10 de janeiro de 2014

Parenthood – 5×12 Stay a Little Longer

Por: em

Ainda estou um pouco anestesiada com o episódio de Parenthood desta quinta-feira. Como sempre, temáticas impecáveis foram apresentadas, desta vez em todos os núcleos familiares. Apesar disto o episódio teve um foco principal: o relacionamento de Joel e Julia, que está cada vez mais perto do fim do que da resolução.

Já me peguei questionando várias vezes qual dos lados carrega a culpa de destruir um relacionamento perfeito como o do casal Graham, e muitas destas vezes conclui que este é um desgaste natural, em que ninguém seria o principal causador. Porém, após o episódio de hoje, ficou claro o que está acontecendo. Joel tem sido um egoísta desde que tomou as rédeas da casa e sua falta de paciência para entender o que está acontecendo com a esposa acabou por jogá-la nas mãos de Ed. Foi horrível vê-lo apontar os problemas de Julia, e questionar como ela mudou, após se tornar desempregada. Digo que foi horrível porque a própria personagem reconheceu que não se sente mais a mesma pessoa, e ouvir isto de alguém que sempre esteve ao seu lado deve doer. Doeu em nós, meros telespectadores, porque aquele Joel que conhecíamos foi destruído a partir deste 5×12. Julgar pelo beijo de Ed? Será que ele se esqueceu do beijo que recebeu de Racquel, lá na primeira temporada, quando ficava em casa tomando conta de Sid? E que Julia compreendeu, ouviu e perdoou? Para Joel julgar este relacionamento, aparentemente, há dois pesos e duas medidas, e ao invés de tentar salvar um casamento de dez anos, em respeito aos filhos e a eles próprios, o senhor Graham opta pela opção mais simples: apontar a esposa, que está com a vida pessoal e profissional desmoronada, como o problema. Depois de hoje, para mim, Joel não merece nem mesmo dormir no sofá da sala: talvez a casa do cachorro seja o lugar ideal para refrescar suas ideias.

joel_julia

Joel e Julia: será este o fim?

Neste episódio também fomos presenteados com o retorno de Amber e, junto com ela, vimos o encerramento de um dos mais amados relacionamentos da série: o namoro/noivado com Ryan. Apesar de ser totalmente destrutivo para a personagem de Mae Whitman (que aliás, estava linda com os cabelos longos) o relacionamento com o militar transformou Amber em uma mulher, encerrando as crises adolescentes, as decisões prematuras e imprudentes e melhorando consideravelmente seu comportamento familiar. O término repentino e traumático pode trazer de volta algumas características da antiga Amber, que estavam adormecidas desde a temporada passada, podendo evoluir para o pior, caso Ryan não consiga voltar vivo para a casa.

amber_ryan

A despedida que pode levar Amber de volta ao olho do furacão

Em outro plot, as histórias de Max e Hank se misturam novamente, aproximando cada vez mais o fotógrafo do diagnóstico de Asperger. Foi nítida a dificuldade de Hank para se tornar mais maleável nos questionamentos para a vaga de emprego que concorreu contra Sarah: corrigiu e criticou o entrevistador, assim como Max fez com Micah ao afirmar que ele nunca jogaria basquete. Na conclusão das histórias Max ficou sem o amigo e Hank sem o emprego, e a cena dos dois no estúdio de Hank negando suas falhas foi memorável. Para o temor de Adam, Hank parece ser mesmo o único indicado para ser o melhor amigo de seu filho, porém Max já está percebendo, e sofrendo,  as consequências de ser um adolescente diferente na escola, e sente a falta de um amigo da mesma faixa etária. Para o fotógrafo resta uma segunda chance ao topar trabalhar com Sarah, que domava muito bem as dificuldades sociais do personagem de Ray Romano. Só espero que não resolvam que esta é uma oportunidade de reatar um dos casais mais sem química da série.

hank_max

Max e Hank são mais iguais do que imaginavam

Outro núcleo que voltou a aparecer no episódio foi o de Crosby, apesar de não terem sido premiados com um plot tão interessante. Oliver é um chato, mas ao menos a música feita para Jasmine no final do episódio me arrancou um sorriso do rosto. Ao contrário de muitos acho que a personagem de Joy Bryant tem grande mérito na elaboração de um Crosby interessante de se acompanhar, e fico feliz quando dão certo destaque a ela.

crosby_jasmine_oliver

Um salve para o feliz nucleo Crosby Braverman

Como pedir nunca é demais, senti falta de Drew e seu triângulo amoroso no capítulo de ontem, e espero que lembrem deles no 5×13.

Para semana que vem esperamos mais drama na família Graham e o retorno de Camille, após as longas semanas na Itália. Como ficará o relacionamento dela e de Zeek?

Até mais!


Marina Sousa

Mineira radicada em SP. Pão de queijo + séries + música. É fã de listas, maratonas e, claro, trilhas sonoras.

São Paulo/SP

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: Lost

×