Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Parenthood – 5×19 Fraud Alert

Por: em 2 de abril de 2014

Parenthood – 5×19 Fraud Alert

Por: em

Parenthood é uma série que nunca nos poupou dos momentos difíceis, por mais dolorosos que eles poderiam parecer. Foi assim com o câncer de Kristina, com a separação de Zeek e Camille (e depois de Crosby e Jasmine), com as intermináveis idas e voltas de Sarah com Seth e com o Asperger de Max. Agora a série escancara mais um drama da família Braverman, encabeçado por Julia e Joel.

Toda a expectativa que eu havia criado para o retorno do casal foi jogado as traças neste episódio. Mais do que isto, a minha visão sobre o problema que ronda o estável casamento dos jovens americanos, mudou completamente após finalmente conhecer o lado de Joel. Eu cansei de culpar Joel, vocês acompanharam isto nas reviews anteriores. O senhor Graham errou, e errou muito ao julgar Julia e sair de casa, sem nem ao menos dar algum tipo de satisfação para a família e a esposa. Mas ele tinha um motivo. Você já se imaginou no lugar de Joel? Voltar a ter um trabalho que te da prazer, não ter que ficar em casa tomando conta das crianças, começar a viver sua própria vida e ser constantemente sabotado por sua esposa? Julia foi insegura, foi ciumenta e foi, inconscientemente, invejosa. Talvez não tenhamos reparado isto porque somos induzidos a gostar de Julia (e gostamos mesmo dela!) e torcer por sua felicidade, já que, além de ser uma Braverman, ela que segurou as pontas da família durante o desemprego do marido. Mas todo casamento tem dois lados, duas opiniões, duas vidas, mesmo que fundidas em uma só. Ao agir com indiferença com os sentimentos de Joel (especialmente quando gritou com ele em ambiente de trabalho) e, em um momento de fraqueza emocional, se aproximar de Ed, Julia mostrou que, talvez, o erro esteja em suas atitudes também. Como já reforcei anteriormente, desde a inversão de papeis do casal (com Julia em casa e Joel no trabalho) a harmonia nunca mais foi a mesma. O ultimato de Joel (“Nosso relacionamento não estava funcionando para mim. Não vamos resolver nosso relacionamento agora, portanto, por agora minha resposta é não, nós não vamos voltar”) vai ligar o sinal de alerta em Julia, que pode colocar tudo a perder nos próximos episódios. Uma última observação aqui: Joel, quando for pagar o jantar da sua chefe não use o cartão de crédito que você tem em comum com sua ex-esposa né?

joel_julia

Joel e Julia: o relacionamento eclodiu.

Enquanto o casamento dos Graham entra em rota destrutiva, a reação de seus filhos não poderia ser diferente. Syd e Victor encaram um momento de inseguranças e incertezas, e acabam brigando muito. Ninguém melhor para intervir que os super irmãos Amber e Drew, que deram uma bela lição de moral para os garotos. A cena final na casa de patinação mostrou que tudo, até a separação de seus pais, pode ser mais suave, se compartilhada com alguém.

amber_drew_syd_victor

As dificuldades são mais suaves quando compartilhadas.

Outro plot que foi extensamente aguardado neste episódio foi o retorno de Mark Cyr. Sim garotas, o fofíssimo ex-noivo de Sarah deu as caras para trazer notícias de última hora para a personagem de Lauren Graham: ele vai se casar. Acho que a reação de Sarah foi semelhante a de muitas pessoas que, como eu, julgavam Mark como o melhor namorado que a Braverman já teve: agora acabou. Mas mesmo entregando a bombástica notícia para a ex-namorada, o Mr. Cyr não deixou a fofura (e a timidez!) de lado, tentando deixar o jantar agradável, mesmo depois do choque. Acredito que este tapa da vida real na cara da personagem vai deixar o caminho ainda mais aberto para Hank, afinal ele é o único que está sobrando ao lado de Sarah agora. Aguardaremos.

Perto do drama de Julia e Joel, e do fechamento do plot de Mark com Sarah, os outros enredos não trouxeram tanta emoção para o episódio. O núcleo Adam continua mostrando porque é o mais forte e inabalável, passando por cima de mais uma crise para o bem estar do filho com Asperger. “Mãe, eu quero que você venha” talvez tenha sido o melhor presente de Kristina em anos de luta, compartilhando um belo momento em família conosco (como Haddie faz falta estas horas!). Foi lindo ver Adam e a esposa agirem para deixar Max mais feliz, e foi mais bonito ainda ver Crosby ouvir do pai que não se sentia pronto para vender a casa (mas acabou entendendo que deveria fazê-lo). Esses pequenos momentos de ternura são entregues por Parenthood com muita maestria para nós, meros telespectadores. Por isto (e por muito mais) esperar pelo episódio da próxima semana pode ser uma tortura, mas a boa notícia é que ele já está chegando!

kristina_adam_max

Adam e Kristina: harmonia que ecoa em toda a série.

Até a próxima!


Marina Sousa

Mineira radicada em SP. Pão de queijo + séries + música. É fã de listas, maratonas e, claro, trilhas sonoras.

São Paulo/SP

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: Lost

×