Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Person of Interest – 2×03 Masquerade

Por: em 26 de outubro de 2012

Person of Interest – 2×03 Masquerade

Por: em

No início  do episódio tive certo medo que traumatizassem o Finch demais depois de ter sido sequestrado, já que era o primeiro episódio que sua vida estava de “volta ao normal”. Imaginei que talvez ele ficasse relutante em voltar ao trabalho, ou desenvolvesse algumas fobias, coisa que vemos acontecer na vida real, mas achei que ficou na medida certa a sua reação, para o que já conhecemos do personagem e certo para a série.

Foi bonita sua volta, com o apoio do John, que no fim ainda deu uma declaração bem comovente, mas ainda está procurando pela Root, mas os dois partem para o trabalho. Os roteiristas não iam deixar ninguém esquecer dela, e provavelmente veremos sempre alguma lembrança da moça em todos os episódios. Já falaram que ela estará presente ao longo da temporada, e para não nos pegar de surpresa quando ela voltar, acho que teremos essas pequenas dicas. Acho ruim quando séries procedurais voltam com um personagem antigo sem mais nem menos, espero que não seja o caso aqui.

Mas Person of Interest voltou para os casos por semana, mas vem cada vez mais trazendo elementos para costurar todas as tramas principais envolvendo nossos protagonistas.  Imagina o tamanho da minha surpresa ao ver o Brasil, ou melhor, uma brasileira, como caso central da semana! Ainda mais com uma garota tão chata. Fora as tentativas de falar “brasileiro”, não fizeram nada de muito comprometedor como costumam fazer, retratando o país somente como carnaval, samba, sem tecnologia, só floresta e esse tipo de coisa. Mas eles aproveitaram a palhaçada do mensalão para colocar a política do nosso querido Brasil nas manchetes, errônea, mas estava lá a acusação de corrupção (errônea porque o DEM não acusa nada, não porque não exista corrupção).

Em alguns momentos achei que o problema ia ser realmente político, mas Person of Interest não quis correr o risco de colocar muitas críticas políticas ao Brasil, só mesmo essa manchete acusando o PT de corrupção. Até acharem a pista do motivo para a perseguição à filha do diplomata demorou um pouco, mas acabou no lugar comum, na máfia, envolvimentos com droga… essa é a saída fácil para qualquer série. Agora quando o John falou para a Sofia “tudo bem, mas ficará no carro” eu até ri. É sempre nessa hora que tudo costuma dar errado, mas não dessa vez.

Uma diferença neste caso é que desta vez John não alertou a vítima de um possível ataque, em nenhum momento ele falou que ela estava em perigo até que ela mesma tenha percebido da maneira mais óbvia. O engraçado é que o pai dela não foi envolvido, não ficou sabendo de nada, e continuou com sua rotina de recepcionar figuras políticas na embaixada.

A hora que o sair do carro deu certo foi com John e Carter, para o momento pancadaria do John. Sempre tem esse momento na série, e a Carter  sempre fica sabendo, nessa hora ela acabou participando e ajudando o John, com toda ironia possível. É tão bom ver a interação entre eles, a confiança que ela desenvolveu é bonita de se ver!

Que reviravolta foi a aparição do agente Snow, não só procurando coisas dentro da grande trama da série, mas também procurado pela CIA. O que será que a Kara está querendo hein? A minha memória está me pregando peças, ou ela estava mesmo morta? Era sobre isso que ela tava falando? Eu não imaginava isso vindo. A saída fácil que os roteiristas poderiam dar para o agente era junta-lo ao crime organizado que tem comandado New York  ou ao time do Elias. Ou nunca mais aparecer. Agora Person of Interest tem introduzido cada vez mais elementos para desenvolver histórias paralelas e não só os casos da semana. Será que em algum momento da temporada irão juntar ou cruzar todas as histórias que já mostraram?

Voltando ao trauma do Finch, achei que foi tratado corretamente pelo tipo de série que estamos acostumados, um pequeno impedimento, nada grande, e logo resolvido. Acho que não vão insistir muito nisso não, mas não vão nos deixar esquecer da Root, não é mesmo?

Tenho cada dia gostado mais da atuação na série, Kevin Chapman está muito bom nesse episódio, e sobre a Taraji P. Henson nem precisamos falar. É só dar mais espaço pros dois que eles arrasam.

_________

Ps.: Person of Interest tem abusado das falas engraçadas, essa review tem um tanto de PS, “eu ri”:

  • Apesar de chata, eu ri da Sofia falando do cabelo do John.
  • Também ri do John falando em chamar o Fusco, ele não devia estar fazendo nada de útil.
  • E o Finch perguntando “Tem que ser cerveja?”.

PsII.: O cachorro Urso já é meu personagem favorito!

PsIII: Demorei a ver o episódio da semana passada e atrasei um pouco a review, mas o dessa semana vai sair mais cedo.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×