Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Person of Interest – 2×05 Bury the Lede

Por: em 5 de novembro de 2012

Person of Interest – 2×05 Bury the Lede

Por: em

Melhor episódio da série! Este episódio de Person of Interest começou bem interessante, John seguindo uma jornalista que poderia estar em perigo e que tinha muitas histórias na manga, sabia que vinha descobertas por aí, mas a princípio não achei que fosse do HR, até mudarem o foco da jornalista para dentro do departamento de polícia, com a presença do FBI e também do Simon, desta vez dando mais que olhadelas com cara de mau para o Fusco.

No início ainda não tinha percebido que essa história ficaria tão grande e tensa, e estamos só no 5º episódio da temporada! Pensei que o problema fosse só ela ser uma repórter que procurava pelo John! Logo quando o John perguntou como deveria proteger uma mulher que procurava por um justiceiro de terno, eu falei alto pra ele: só tirar o terno! Não entendo a necessidade dele (da série) de estar sempre de terno. É um jeito muito eficaz de se destacar da multidão, quando ele quer justamente o contrário.

Eu simplesmente adoro os jeitinhos que o Finch arruma para resolver os problemas. Para o John o que resolve (ou não) é sempre a pancadaria e grandes armas, mas para o Finch é sempre um jeito inteligente e inusitado de contornar obstáculos, ele não pode simplesmente contar com a força. Sua solução para fazer com que o John conseguisse ficar perto da Maxine sem se expor foi muito esperto, e rendeu um alívio cômico para o episódio.  Marcar um encontro com a suposta vítima foi inteligente, e a atriz que a interpretou – Gloria Votsis – é muito boa! Conseguiu passar grande emoção no papel que ela teve na trama. A sobreposição dela com a Carter, e logo depois para o Fusco na cena do interrogatório, foi linda! Maxine bem que poderia aparecer mais vezes na série, nem que fosse como a Zoe, agora eles teriam um contato com a imprensa.

 

Trama essa que está ficando bem complicada. Gosto de como os roteiristas estão ligando grande parte da história criando uma grande conspiração e acho que ainda vão conectar as duas pontas da série: Elias e HR. Bom, elas estão conectadas, mas ainda não de um jeito tão amarrado. E a Root provavelmente está atrás dessas pessoas também. Ah, e não podemos esquecer da Kara, será que ela vai ter alguma participação nessa linha conspiratória? Ainda estamos só no 5º episódio e já aconteceu muita coisa para a temporada, mais do que estamos acostumados a ver em qualquer série procedural. Estão correndo grandes riscos, mas gosto muito dessa mudança, vocês não? Já temos catalogados 4 grandes vilões!

Finch foi bem certeiro ao não acreditar que o candidato era o grande chefe do HR, eu também não acreditei, não mostraram ele mais que um minuto nesse episódio. E foi engraçado mostrarem quem é, acho que eu preferiria ficar sem saber até essa história acabar. Os roteiristas conseguiram criar uma tensão tão grande, tão boa para série, porque acabar com isso agora? Duvido que teve alguém que não desconfiou de cada rosto que apareceu no episódio? Pra mim poderia ter sido o Simon, a Zoe, a própria Maxine, o agente do FBI Donnelly, qualquer um!

Não estou reclamando, adoro saber das coisas, mesmo que os personagens não saibam, alivia um pouco aquela ansiedade de saber quem matou Odete Roitman, mas será que eles ainda tem tanta história para contar em Person of Interest que podem se dar ao luxo de desperdiçar um trunfo desses? Tomara que sim. E no final, a pessoa mais improvável era o chefe. Aquele que gosta do poder, e partilha uma opinião com o Elias e o Finch: estar por trás das cortinas é melhor do que ter fama.

Agora pra mim, quem ganhou destaque dessa vez foi o Fusco. Tive medo que ele fosse preso, mas o que aconteceu foi quase pior. Ele ser obrigado a voltar a fazer serviços para o HR é muita sacanagem. Antes eu não me importava, mas agora já deu tempo da gente gostar do personagem e sentir pena do seu jeito atrapalhado e brincalhão. Ele não é a nata da polícia nova-iorquina, mas está se redimindo dos seus pecados, esteve sempre presente para ajudar no que queriam, também tem família pra cuidar. Já nos fizeram nos importar tanto com ele que os escritores tiveram que nos lembrar que John o escolheu justamente por ser policial sujo. A gente poderia esquecer disso facilmente.

Além de ser um bom personagem, o ator que o interpreta é ótimo, na cena em que ele pega a caderneta e arranca as páginas a gente pode ver toda a ansiedade dele em cada movimento que ele fez. Tenho medo do que pode vir por aí, uma hora vão perceber que estão faltando duas páginas no caderno. As dúvidas vão ir direto pra cima dele, que foi o primeiro a pegar o caderno depois da jornalista e aí acho que nem mesmo o Finch poderia dar um jeito na situação. Ele é um policial corrupto, mas só se envolveu com o HR porque o John mandou.

Enfim, agora não estou ansiosa para saber o fim dessa história, mas para saber qual história irão contar. Person of Interest está parecendo as mil e uma noites de Sherazade onde uma história vai emendando em outra no meio, não no fim.

Tenho uma dúvida agora sobre a história da série: Poderia John Reese, durão de carteirinha, voltar a se envolver romanticamente? Person of Interest conseguiria mostrar isso sem ficar melodramático? Shipers pra John?

Maxine pra personagem recorrente já! Aliás, os produtores trouxeram mais um personagem pro rol dos recorrentes, criando o que fazem de melhor pra levantar os episódios, e criaram mais um personagem, Queen, que em Person of Interest nunca saem da série. Não é bom ficar tudo em suspenso, vários personagens que podem aparecer a qualquer momento?

Sobre esse assunto, achei essa ilustração com o relacionamento dos principais personagens de Person of Interest – clique para ver um gráfico bem grande.

E ando criando algumas teorias para a máquina, sobre como ela escolhe os números que serão protegidos, alguém tem teorias quanto à isso?

____________

PS.: Momento da descontração do episódio, Finch arrumando o encontro online e John perguntando “Harold, o que estou falando pra ela agora?”.

PS.2.: Finch está no armário.

PS.3: Fica cansativo elogiar mais uma vez o meu personagem preferido da temporada? Beer? Não só fica fazendo barulho ao lado do Finch, mas fazendo parte da história!

PS.4: E as eleições? Este episódio foi exibido antes das eleições nos EUA, com propagandas eleitorais no intervalo. Eu ficaria preocupada.

PS.5: Espero que não se importem com o tamanho dessa review, mas é que eu realmente gostei desse episódio!


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×