Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Person of Interest – 3×05 Razgovor

Por: em 27 de outubro de 2013

Person of Interest – 3×05 Razgovor

Por: em

A máquina (finalmente) voltou a mostrar o passado daquelas pessoas importantes para a história de Person of Interest, e que tiveram grande foco no episódio.

Convenhamos que já era hora de mostrarem um pouco mais sobre a Shaw, ela não podia ficar só como um alívio cómico dos episódios. Ela é engraçada com toda sua falta de jeito e cara fechada, mas a gente já sabia que ela não era só isso. A Shaw tem muito mais profundidade e passado além disso, tava na hora da gente ver algo sobre seu passado. O episódio que ela apareceu pela primeira vez foi um dos melhores da temporada passada, por causa da personagem e por mostrar o lado relevante da máquina.

Person-of-interest-2x05-gen-shaw

O caso da semana foi excelente para mostrar o passado da Shaw e como ela sente (ou não) as coisas.  A menina russa Genrika é uma graça, com todo aquele trabalho – bem feito por sinal – de escutas para afastar os traficantes do seu prédio acabou tendo mais efeitos colaterais do que imaginava, também pudera, é só uma criança. Mas ela tinha boas intensões, bons métodos e muita coragem, mesmo vivendo com um primo desprezível  conseguiu ter iniciativa e fazer alguma coisa.

Isso foi o que amoleceu um pouco a Shaw, que a princípio não queria nem dizer o seu nome, terminou abraçando a menina. Gen foi uma terapia forçada, talvez Shaw tenha se visto nela, em como sobreviver em ambientes estranhos depois da morte de uma pessoa próxima. A garota fez o papel que Finch estava tentando desde o início, melhorar as relações da Shaw com os casos da semana, não ser só um robô de proteção ou uma metralhadora, eles fazem isso por um motivo nobre, não só porque tem um cachorro no meio (mesmo que o Bear seja um excelente personagem). Tive dó da Shaw, ela prova que nem todo sociopata tem que ir pelo caminho do crime, ela pode ter senso de moralidade e justiça mesmo que não sinta muita coisa. Ou que os seus sentimentos estejam em volume baixo.

Person-of-interest-2x05-carter-reese

Por conta da Gen as tramas de fundo de Person of Interest também deram uma boa desenvolvida. Agora sabemos o que a HR está tramando, como estão se reerguendo e qual a relação deles com os russos. Estas duas histórias estão sempre se cruzando, e agora ficou mais evidente a parceria, John e Finch terão muito trabalho pela frente, como o policial Simmons disse, eles já são muitos. Claro que Simmons, a HR ou os russos não sabem a capacidade de fogo e de manipulação que Reese e Finch tem.

Mas ainda tem pelo menos dois fatores que entram nessa conta: Detetive Carter e Elias. Mesmo que a Carter não tenha contado que libertou Elias, Finch já deve ter descoberto, até porque costumava visita-lo na prisão com uma certa frequência. Ele pode até estar escondido, mas continua operando seu “negócio”, coisa que fazia de dentro da prisão, porque não faria do lado de fora? Já a Carter está mudando muito. Ela está determinada a fazer a HR cair e pagar por crimes que cometeu. Mas que preço ela está disposta a pagar? Me assustei com ela diversas vezes nesse episódio. Tanto tive medo que algo acontecesse com ela diversos momentos, seja quando estava vigiando Simmons e Terney, quando dava escapulidas do seu novo parceiro ou quando foi encontrar com ele no bar.

Mas o que me assustou mesmo foi a frieza que ela encontrou para matar o ex-policial dono do bar, ameaçar o Laskey e fazê-lo trabalhar pra ela agora. O que isso significa? Ela cruzou as barreiras da justiça muitas vezes para fazer o certo quando o sistema não agia corretamente, mas isso foi muito mais do que estamos acostumados a ver, ou que ela julgava imoral. Temos uma mudança grande  na detetive e não sabemos até que ponto isso pode interferir na história da série. As vezes imagino que Carter sem perceber pode se tornar uma nova “vilã”. Não no próximo episódio ou no outro, mas em uma ou duas temporadas. A injustiça e a corrupção da polícia a afetou muito. Essa é uma teoria minha e talvez muito descabida, mas a mudança na personagem é real, e algo vai mudar, ela não vai simplesmente voltar a ser detetive, isso não faz mais sentido na série.

Person-of-interest-2x05-carter

No próximo episódio provavelmente veremos qual o sentido que Root vai ter na série daqui pra frente. Adoro a personagem mas essa incerteza sobre o que a máquina quer com ela esta se prolongando muito. Ela ter raptado a Shaw é um feito enorme e estou louca para ver o que vai acontecer com essa dupla improvável e também para saber o que a máquina quer com a Shaw e Root juntas, já que essa não faz muita coisa sozinha.

____________________

PS.I: Adorei, vibrei quando Reese acabou com a cara do Simmons! Passou da hora, esse cara merece demais.

PS.II: Queria rever os episódios e contar quanto dinheiro Finch já gastou ajudando os outros. Agora Gen virou sua protegida, ele já comprou um hotel, uma revista, uma empresa de computação…

PS.III: Por mudanças na minha vida tive dificuldade de fazer a review mais cedo, como a série merece, mas a partir desta semana já consigo me organizar com o novo dia da série.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×