Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Person of Interest – 2×12 Prisoner’s dilemma

Por: em 13 de janeiro de 2013

Person of Interest – 2×12 Prisoner’s dilemma

Por: em

Que episódio eletrizante não? Algumas revelações, aparições que eu não esperava ver tão cedo. Mas Person of Interest está sempre fazendo isso né? Surpreendendo revelando pessoas e fatos antes do que imaginássemos. Se só sair da prisão já era um desafio e tanto, imagina com mais alguns inimigos no seu encalço?

Quando vi o cara do “departamento de justiça” agindo para ir pra prisão, cogitei por alguns instantes que talvez a saída que o John encontrasse fosse ir para o hospital e fugir. Mas isso significaria que o FBI iria continuar uma super caçada, agora sabendo quem ele é de verdade. A menos que ele fingisse estar morto. O que com os recursos do Finch não parece ser um problema. Ele consegue fazer mais impossíveis do que essa. Então John “morrer” no presídio era uma solução bastante viável para mim. Mas ele tinha que sobreviver ao departamento de Justiça também (e a gente nem sabe o nome daquele cara).

Enquanto Carter tem que entrevistar John e torcer para fazer as perguntas certas, Finch ainda tem um novo número, uma nova pessoa para proteger. Como ele sempre diz, a máquina nunca para. Ainda bem que ele tem a ajuda do Fusco, porque dessa vez ele não seria capaz de fazer o serviço de rua. Não só pelo tempo que ele não tinha tendo que ajudar o John, mas porque lidar com bandido não é a mesma coisa que se disfarçar de professor como ele fez no último episódio.

E o caso da semana? Além do Fusco protegendo a moça russa, ucraniana, armênia, sei lá, e correndo por todas as ruas de New York, nem porque eles queriam matar a moça nós sabemos. O caso foi só para dar um trabalho pro Fusco, e mostrar que a máquina nunca para. E claro manter Fusco como o alívio cômico de Person of Interest, o detetive aceitando a tarefa foi engraçado, bem a cara do Fusco, atrás de um rabo de saia.  Mas nessa hora, um minuto antes de aceitar, ele fala com Finch que não tem nada pra fazer. Sério, na polícia de NY?

Eu me senti idiota quando vi o Elias na prisão, não me pareceu óbvio antes, apesar de agora depois que ele apareceu eu achar que sim, faz todo sentido do mundo John encontrar Elias dentro da prisão. Foi ele que colocou o telefone na cela do John no episódio passado, não é? Ele e seus homens. Elias é um cara estranho, um criminoso intelectual com um senso de gratidão e moral que poucas pessoas tem. Não se importa em matar alguém, mas é eternamente grato por alguém salvar sua vida. Bom pro John que ele é esse cara.

E isso mostra também que Elias ainda está na prisão porque ele quer. Ele manda lá dentro, manda aqui fora, porque na mesma hora que o John pediu para ele mandar a foto do cara para o Finch, o Finch recebeu a foto. E ele é fã do Finch e do John. Ficou verdadeiramente feliz em poder ajudar. Tanto que quando o assassino chegou perto da confusão que o John estava no meio, ele mandou parar. Ele sabia que o cara estava ali para matar o John.  E esse teste do Donnelly no final se mostrou mais um teste para Carter do que para Reese.

Me perguntei porque estavam mostrando tanto a Kara nesse episódio. Ela não fazia parte do passado que o John tava mentindo sobre.  Então, no final do episódio ela mostra porque apareceu tanto. Fez uma entrada nada discreta né? Precisava ser um caminhão? Kara é uma pessoa exibicionista e louca, estou aguardando ansiosamente para saber qual é a sua motivação, porque ela está fazendo tudo isso. Na série, ela é a única pessoa que nós não temos nenhuma pista das intenções. É uma vingança? Uma paixão? Quer saber mais? Quer dinheiro? Não sabemos nadinha. E ainda nem mostrou toda a história. Kara estava sozinha no caminhão? Ela estava dirigindo? Snow ainda está vivo e dentro do caminhão? Ou ainda vão aprontar e mostrar outra pessoa ali? E Carter?

Mas por outro lado, Kara veio numa hora que eles não tinham mais saída. O agente Donnelly descobriu tudo e estava prendendo Carter e Reese, que querendo ou não isso apontaria para Carter, mesmo que ela conseguisse ser inocentada não voltaria para a polícia de jeito nenhum. Então pensei que poderiam ter duas saídas possíveis: ou Donnelly era morto e isso iria contra a moral do Reese, Carter e Finch; ou se mostrava corrupto e não era o bom mocinho de jeito nenhum. Qual era mais possível de acontecer?

Foi engraçado que Finch estava se preparando para orquestrar uma fuga, para se tudo desse errado. Mostra que ele estava muito preocupado com o John, e que o conhece muito bem, a reação dele enquanto John criava sua história era que ele já conhecia a história. Ele só trocou os nomes.

E a máquina ligando para todos os telefones públicos, mostrando pro Finch quem estava no controle? Ela quase gritou: atenda esse maldito telefone agora! E viram que acendeu uma luz vermelha na câmera? Tenho a impressão que só por isso Finch atendeu, parece um código de urgência.

E sobre isso, tenho escutado teorias que o John sabe mais sobre a máquina do que mostra, e com os flashbacks eu comecei a acreditar nisso. Acredito que a máquina que ele e Stanton foram mandados buscar era algo relacionado aqui, todo mundo envolvido naquela cena teve uma importância depois. Quem mandou eliminá-los? O cara do departamento de justiça? Acho que os escritores vão começar a complicar essa trama. O Reese desde o primeiro episódio de Person of Interest olha para as câmeras com um olhar meio que “te achei”. E nos flashbacks de 2009 ele tem o mesmo olhar e desde então ele é destacado com o quadrado amarelo. Os diretores colocam muitas coisas sutis nos episódios. É por isso que a série está ficando cada dia melhor!

A parte mais engraçada do episódio foi quando Finch estava com as plantas do presídio e Fusco pergunta qual seria o plano para tirar Reese da prisão e ele responde “isso parece uma péssima ideia quando você fala”!

Agora pergunto, como Reese vai escapar da Kara? e a Carter, vai ser levada junto? porque Stanton sabe que ela trabalha com o Reese, e dependendo das intenções da assassina, a detetive pode ser importante. Quem estará ajudando a Kara, Snow, Root? Algum palpite para o próximo episódio?


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×