Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Person of Interest – 2×20 In Extremis

Por: em 30 de abril de 2013

Person of Interest – 2×20 In Extremis

Por: em

Demorou mas finalmente tivemos mais um episódio de Person of Interest! Agora faltam só dois para o finale!

Pelas cenas iniciais desse episódio já sabia que não vinha boa coisa pro lado do Fusco. Tem tempos que os escritores estão ensaiando algo bem ruim para o detetive. Pelas suas ações passadas não dava para esperar muito tempo para que tudo desmoronasse. Nas séries segredos deste tamanho nunca ficam muito tempo assim, e hora ou outra isso ia voltar pra ele, ainda mais que estão sempre fuçando nas coisas da HR.

Person-of-interest-2x20-carter-fusco

O que me admira é como a Carter lida com isso. Ela é correta, mas as vezes parece que é mais inocente  do que deveria. Quando Fusco foi transferido ela desconfiou e confirmou que ele estava envolvido com coisas ruins, com policiais corruptos. Eles só ficaram próximos no final da temporada. De repente ela quer saber o que é? Bom é que ela vê que Fusco mudou, que é leal à dupla dinâmica, que faz coisas boas e se arrisca por pessoas boas.

O interessante é que mostraram o passado do Fusco, como ele virou um corrupto. Mas se minha memória não me engana, em algum momento da temporada passada ele falou que entrou nessa vida porque “tinha um filho, era separado, precisava sustenta-lo”? Um profissional que tem a idoneidade que a Carter tem não estaria naquela situação. Alguém como os comandantes da HR tem a capacidade de detectar pessoas que gostam de pegar atalhos e escolhem o jeito mais fácil de tudo.

Mas a Carter sempre soube que Fusco tinha feito coisas ruins. Ela só resolveu ignorar o passado dele, ela realmente tem essa moral, esse código de conduta, de ver tudo preto no branco. Mas aí de repente é o Fusco e ela toma uma decisão tão repentina que pode complicar e muito a vida dela. Ela lutou muito tempo com a decisão de ajudar ou não alguém que ela gosta mas fez coisas pelas quais merece estar na prisão. Pelos satélites a corregedoria pode procurar alguma coisa sobre ela, a parceira de um suspeito é sempre suspeita também. E ela aparece com um cachorro e suja de lama na delegacia? Muito arriscado, agora ela é corrupta também.

O que mais deu agonia durante todo o episódio foi ver o Finch e  Reese não fazer nada para livrar o detetive da investigação. Eles já passaram por muita coisa para livrar outras pessoas, e agora deixam o Fusco à própria sorte? Fiquei um pouco indignada com o John, mas felizmente no final vimos que o Finch tinha um plano em andamento para ajudar. E melhor ainda que esse plano envolva Elias. Estou vendo a hora que ele sairá da prisão e voltará a ser um tormento para o trabalho da dupla. Esta ação tem uma outra conseqüência: Agora a HR sabe que tem alguém maior protegendo o Fusco. Pode ser Elias ou outra organização, mas alguém com poder maior que eles.

Person-of-interest-2x20-dr-richard

Por falar em trabalho, logo vemos que a investigação do dia começou tarde demais para o Dr. Richard. John e Finch não foram capaz de chegar antes e salvar a vítima, pela primeira vez acompanhamos um caso que a pessoa morre no início. Foi estranho, mas é o tipo de coisa que só Person of Interest consegue fazer. A vantagem que estão abrindo espaço para o fim da temporada.

Não sei se na posição dele, já assassinado e com pouco tempo de vida, eu iria junto com o John procurar quem era o mandante. Ele foi procurar a filha primeiro foi tocante e correto. Mas eu não iria gastar os minutos restantes correndo atrás de alguém. Mas isso a gente só sabe quando acontece, na hora que acontecer

A história do Dr. Richard serviu mesmo para mostrar que algo de errado vem acontecendo com a máquina, que o que a Stanton conseguiu infiltrar na máquina está dando certo e rápido, está chegando a data programada. Está atrapalhando o funcionamento da “porta dos fundo” por onde o Finch consegue as informações.

Fiquei feliz por Finch não fazer a mesma conexão que eu fiz com a pergunta da Carter, e nem dar uma resposta qualquer. Eu vinha achando que a desculpa para não saberem de alguns números antecipadamente era o tempo hábil pra máquina fazer isso, já que o planejamento dos crimes foram rápidos.

Cal, Szymanski, Richard… Ela não informou antes, e a gente não tem ideia do porque. Se a máquina não processa mais as informações, se está atrasada, sobrecarregada, ou o que? Por algumas coisas que reparei no episódio acho que ela não consegue mais captar as informações, está desaprendendo tudo o que o Finch ensinou. Repararam que mesmo depois que o John identificou quem era o criminosos, o box em volta dele continuava branco? E que os flashbacks e flashforward estavam estranhos, sem fazer a contagem do tempo para frente?
Person-of-interest-2x20-virus

Acho que a grande questão que vamos ver de agora até o final é a pergunta que o John fez: O que mais estamos perdendo, Finch? Isso significa uma investigação, menos casos da semana e mais participação dos 4 personagens principais nos próximos episódios.

PS.: Não entre num carro com estranhos.

PS.2: O John realmente se divertiu vendo o Dr. Richard tirando informações do negociador.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×