Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Person of Interest – 2×21 Zero Day

Por: em 6 de maio de 2013

Person of Interest – 2×21 Zero Day

Por: em

O que foi esse episódio? O que foi essa abertura?! Já estavam nos preparando para uma grande história, e acho que também para uma mudança no jeito como veremos Person of Interest daqui pra frente. Foi bom descobrir que as vezes nossos palpites não são tão absurdos e conseguimos pelo menos vislumbrar algumas coisas que os escritores pensam e planejam para a série.

person-of-interest-2x21-zero-day-Finch-Nathan

Algumas reviews atrás eu contei  que imaginava que o Finch teria alguma coisa a ver com a ida da Stanton e do Reese para a China buscar o Laptop. Não foi uma total surpresa ver o nome dele citado pelo cara da Decima, de alguma forma eu já esperava que ele estaria mais envolvido com isso e ainda acho que o Finch não é somente o que vemos. Ele tem muito mais história para mostrar pra gente. Não sabemos o seu verdadeiro nome! O Nathan cita um outro nome dessa vez, mas não temos mais dessa história para saber em que acreditar. Com isso também não acho que ele tenha sido quem ordenou que a Kara e o John fosse eliminado. O Nathan diz uma coisa muito certa: Com ele nada é tão simples.

Talvez até a season finale vamos saber um pouco mais, algo vai mudar depois desse episódio. Finalmente vimos como o Harold descobriu que o Nathan criou uma porta dos fundos para ajudar as pessoas irrelevantes. O Finch não tinha comprado a ideia de ser um salvador, tanto que fechou a porta, fez o seu sócio parar com as atividades. Pena que foi momento antes da máquina dar o número do Nathan. Não precisamos ser gênios pra saber que o Nathan morre pouco depois e uma perda pessoal faz com que o Finch mude de ideia. Eles sempre colocam coisas como essas nas séries em geral. É preciso sofrer um pouco para que haja alguma mudança.

Assim como uma perda é necessária também para aceitar riscos. E tem risco maior do que se envolver e deixar a Root ajudar a salvar a máquina? Ainda não entendo essa decisão dele, já que todo o tempo ele sabia que a máquina faria aquela ligação para reiniciar o sistema, para ter um novo administrador. E esse sistema de segurança é um pouco estranho. E se ele estivesse morto? Quem iria atender essa ligação? Poderia ser qualquer um, um vigia noturno, um visitante, qualquer pessoa mesmo. E daí quem atende faz o que? Porque só controla por 24 horas? Ah, quantas perguntas! Espero que respondam a maioria no episódio desta semana, se não, ficarei louca. Mais do que a Root.

person-of-interest-2x21-zero-day-finch-root

Descobrimos também que o vírus além de prejudicar fatalmente o funcionamento da máquina também estava passando informações, só assim pro pessoal da Decima Technology conseguir saber a localização da máquina. Só faltou o cara do DOD nessa corrida por um telefone público. Talvez ele seja o que tenha menos informações no momento. Mas as coisas dentro de um governo (qualquer um) são tão confusas que ele não sabe nada.

Essa história de apagar as memórias da máquina só reforça a ideia de que ela está ganhando vida própria. Cada vez mais Person of Interest sai do comum, do um caso por dia e se aprofunda em mitologia. A máquina conseguiu criar uma pessoa, dar à ela uma vida, uma empresa, mandar e-mails, fazer reservas e todos os funcionários acreditarem. É um mecanismo de defesa da máquina mas pra isso ela precisa ter pensamentos. Agora começo a pensar que talvez quem esteja eliminando pessoas que são ameaças seja ela própria. Muito fácil enviar ordens dessa forma. Viram no início que o Pensivânia II citou o laptop bem de leve, parece não saber daquilo, pode bem ter sido uma criação própria.

Acho que vamos ver ainda muito mais dessa máquina criativa daqui pra frente, que é exatamente o que a Root quer, libertar a máquina porque ela age como uma pessoa.

Mas se o governo é ineficiente mesmo com algo de sua propriedade, eles também chegaram à Decima e vão fazer parte dessa season finale de Person of Interest de alguma forma. O que a Root perguntou pro Pensivânia II? O que obteve de resposta? Será que foi o número do Finch? É o que o episódio nos leva a acreditar. Ou isso ou que a máquina foi atacada, porque não vejo como o senador poderia saber sobre o Finch. E de alguma forma a Root sabia do Ernest Thornhill. Como? Porque? E a Decima também obteve o nome do Thornhill, embora ela estivesse procurando quem estava comprando telefones pela cidade.

Mais uma season finale e Finch novamente sob controle da Root. Pelo menos agora o Reese sabe quem é, e estão bem perto. E além de tudo ele tem ajuda da Shaw! Era outra aposta minha, ela voltar para a season finale, pra ajudar a lidar com a Root.

person-of-interest-2x21-zero-day-reese-Shaw

Reese e a Shaw trabalhando junto foi diferente, mas não como se encontraram, morri de rir da cena, e também deles saindo da delegacia. Ela queria ajudar o Reese e se ajudar ao mesmo tempo. Eu gosto dessa forma de trabalho. Os dois são inteligentes, embora a maioria das pessoas ache que o John é só músculos. Ele tem um pouco de conhecimento que vai facilitar o trabalho dos dois.

Mas qual será o próximo movimentos deles? Vão salvar a máquina – porque surpreendentemente ele é o administrador supremo nessas próximas 24 horas – ou vão atrás do Finch? Será que o John vai querer respostas antes de fazer a coisa certa?

Pra continuar minha review com mais perguntas do que tudo, quero apostas sobre a parte da trama da Carter (pobre Carter!). Será que vamos ter mais sobre ela e a HR no próximo episódio? Será que é assim que vão trazer tudo à tona no episódio? Máquina, Root, Shaw, Grace, DoD, HR, Elias, Russos…

Só pra não perder o costume, Cadê o Fusco? Vai ser ele o salvador da Carter? Agora eles vão conectar o detetive Terney ao HR.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×