Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Pretty Little Liars – 1×22 For Whom the Bell Tolls (Season Finale)

Por: em 22 de março de 2011

Pretty Little Liars – 1×22 For Whom the Bell Tolls (Season Finale)

Por: em

Eu juro que coloquei toda a minha birra com essa 2ª metade da temporada de lado, mas honestamente, eu esperava bem mais dessa season finale. Os únicos momentos que realmente me empolgaram foram os cinco minutos finais. De resto, foi tudo tão parado e insosso quanto algum episódio desde a volta do hiatus. ‘For Whom the Bell Tolls’ foi raso e carente de grandes acontecimentos e nem de longe parecia uma season finale, até chegarmos a todo o conflito com a Spencer na parte final.

Sim, eu fiquei tenso nessa parte, confesso. Me remexi na cadeira e vidrei os olhos no episódio. Mas não dá pra dizer que isso salvou tudo, porque não salvou. Me respondam… Tirando essa parte, o que mais foi realmente empolgante aqui? Porque, pra mim, nem mesmo o cliffhanger deixado (aliás, aquilo foi mesmo um cliffhanger?) conseguiu me deixar nervoso, ansioso ou qualquer coisa parecida para a 2ª temporada da série. Mas bom, vamos começar debatendo a parte mais interessante do episódio: Ian.

Nos últimos episódios, a série se preocupou tanto em pintar o cara como o grande vilão da história, que eu até me surpreendi quando vi esse papel ser realmente dele. Por mais que tudo levasse a isso e eu estivesse começando a acreditar, ainda esperava uma reviravolta que mostrasse o Ian como mais um injustiçado em toda essa trama. Os grandes momentos do episódio (os minutos finais) foram dele e da Spencer. As sequências na igreja foram ótimas e agora eu não vou reclamar da Troian Bellisário, porque ela fez direitinho o papel dela e soube transmistir todo o drama que a Spence tava sentindo. E, justiça seja feita, a personagem carregou essa reta final nas costas, se mostrando como a única com uma trama realmente interessante.

Não acho que o Ian tenha morrido. O sumiço do corpo é providencial demais e com certeza ele deve aparecer na próxima temporada, vivo e cumprindo seu papel de bom marido e pai de primeira viagem ao lado da Melissa. A conversa dele com a Spencer na igreja, antes de ser empurrado por algum desconhecido que eu não faço a menor ideia de quem possa ser, deu pelo menos alguma coisa pra gente pensar. Não sei se vocês entenderam como eu, mas ao que parece ele realmente TENTOU matar a Alison com uma batida na cabeça por ela ter roubado seus vídeos, fato que foi reforçado pela conversa da Jenna com as garotas, contando como a Alison voltou feliz depois da viagem com o Ian e da chantagem que fez. O Ian parece acreditar que conseguiu matar a garota. Mas como a Spencer disse, o diagnóstico da morte indica sufocamento.

Outra coisa que não ficou totalmente clara é a relação dele com a Jenna. Eles falaram mesmo ao telefone sobre os vídeos? Existe a possibilidade de não, já que logo depois a gente descobriu que o amante da garota é, na verdade, o Garret. Eu sinceramente não entendi porque escolheram o policial como casinho dela. Fico me perguntando se existe algum tipo de relação entre os três ou se Ian nem sabe do caso da Jenna com o Garret, se era ele mesmo ligando ali… Enfim, não sei direito o que pensar sobre isso. E é algo que eu espero de verdade que seja retomado mais adiante na série.

Falando no Garret, fica aqui registrada minha indignação por PLL se mostrar tão malandra. Semana passada tinha ficado meio no ar que ele tinha descoberto o caso de Aria e Ezra e que iria tomar satisfações com o professor, mas era tudo uma jogada da série pra criar uma ansiedade pro episódio aqui, já que o policial, sabe-se lá como, não conseguiu chegar a conclusão de que os dois estão em um romance. Romance agora que ganha uma nova peça: Jackie, ex do Mr. Fitz. Eu imaginei que a personagem entraria na série, só não achei que seria tão cedo. E agora, com ela e o Ezra lecionando juntos, certamente a relação com a Aria vai entrar em um conflito – ainda maior do que o que já ocorreu aqui na SF. Talvez o fato de eu não ser fã do casal colabore para que eu não tenha expectativa nenhuma para essa trama, mas é a verdade: Não me importo com o que vai acontecer.

Mas olha só, lembraram da existência do Lucas. Embora eu tenha certeza de que só trouxeram o rapaz de volta pra criar um mini-gancho pra próxima temporada, eu gostei de vê-lo de novo. Achei que iam descaracterizar totalmente o personagem colocando-o como aliado da Mona, mas ele se mostrou o mesmo Lucas de antigamente, indo atrás do Caleb só para poder ver a garota que ama feliz. Vem um triângulo amoroso aí. Team Lucas X Team Caleb. Escolha um lado e vista sua camisa. Eu já escolhi o meu. Por mais que eu tenha gostado do lance da Hanna com o Caleb nos últimos episódios, pra mim o certo para a Hanna é o Lucas e eu vou torcer pra que ele esteja mais presente na season 2.

Só eu acho que os roteiristas devem ter algo contra a Emily? Porque, junto com a Aria, ela sempre ganha as tramas menos interessantes. Em nada me chama atenção esse plot da garota ir embora para o Texas por um ano. Na verdade, eu não ligo muito se isso acontecer. Mas acho que depois do “acontecimento” com a Spencer, talvez a mãe dela acabe mudando de ideia e a deixe ficar. E ela continua se correspondendo com a loirinha, né? Gostei disso, espero que a Samara apareça novamente. Já a Paige, nem deu as caras. Será mais uma personagem para a lista de esquecidos de PLL?

Prometeram uma season finale chocante, mas ao menos pra mim, nada chegou a esse nível. Assim,  Pretty Little Liars encerrou sua primeira temporada, que começou bem mas acabou se perdendo em algum ponto depois do hiatus e terminou de maneira comum, sem sal e sem grandes ganchos. Talvez seja bom. Dessa maneira, os roteiristas não precisam se preocupar com muita coisa aberta (só mesmo o corpo desaparecido do Ian ficou para a próxima temporada) e podem bolar uma história mais interessante e acertar tudo que precisa ser acertado para que a série volte a funcionar como funcionava no começo.

O retorno tá marcado pro dia 14 de junho. E eu não sei vocês, mas minha expectativa é praticamente nula e eu não espero nada dessa segunda temporada. Talvez isso seja bom e eu acabe surpreendido. Se teve uma coisa que esse episódio (e vários outros depois do hiatus) me ensinou foi a não esperar muito de Pretty Little Liars.

E o meu muito obrigado a todo mundo que acompanhou os reviews da temporada aqui, seja comentando ou não.  🙂

PS. Ao mesmo tempo em que meu ódio pela Mona cresce, meu amor por Spencer/Toby aumenta. As cenas do casal no episódio foram ótimas e eu espero que eles continuem assim por um bom tempo.


Alexandre Cavalcante

Jornalista, nerd, viciado em um bom drama teen, de fantasia, ficção científica ou de super-herói. Assiste séries desde que começou a falar e morria de medo da música de Arquivo X nos tempos da Record. Não dispensa também um bom livro, um bom filme ou uma boa HQ.

Petrolina / PE

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×