Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Revenge – 2×13 Union

Por: em 15 de fevereiro de 2013

Revenge – 2×13 Union

Por: em

Pois é, talvez esse seja um daqueles episódios em que as opiniões que surgiram dos que viram podem ser bem controversas. Há quem ache que esse foi um dos pontos altos da temporada, com excelentes atuações e momentos inesquecíveis – o que não está completamente errado -, mas para um episódio que muito prometeu, na minha opinião, pouco vimos em tela. Quando vi o vídeo promocional de ‘Union’ algum tempo atrás, fiquei muito ansioso pelo episódio e pela promessa que vinha embutida a ele: finalmente as coisas iam se desenrolar, mas se para se desenrolar Revenge já está precisando fazer um episódio como esse, tão fraco, é melhor a série se preocupar em acertar os pontos finais da sua jornada porque não terá como se sustentar por muito mais tempo no ar.

Fato é que essa série nunca foi projetada para durar anos, até porque não há tramas para isso. A farsa de Emily Thorne está prestes a se tornar pública (talvez seja esse o grande gancho do final da temporada) e, depois disso, o que farão? A transformarão numa espiã secreta da Companhia? Nada fará mais sentido. Enfim, com o episódio podemos perceber o quanto os traços de humanidade afloraram na personagem no último tempo. Não ouso assumir que ela nunca fora assim, mas até então tudo vinha muito bem mascarado, até que Emily se tornou dependente total dos seus sentimentos, o que pode influenciar diretamente no caminho que sua vingança toma a cada dia. Seu relacionamento com Aiden foi uma das coisas que a série soube explorar bem, trazendo o personagem para perto do público e o tornando alguém com quem nos importamos. E eles tem muito em comum, o que os aproxima ainda mais. Só que para alguém que passara por cima de tudo – até do grande amor da sua vida -, Emily foi totalmente vulnerável nos seus momentos com Aiden.

A cena do cemitério, comentada por muitos como um dos melhores momentos de Emily Van Camp na série foi realmente muito boa, em atuação, em timing, tudo. Porém, na minha opinião, não foi condizente com os sentimentos que vimos Emily expor até hoje. Ela pode gostar de Aiden, isso ter a mudado, mas quando foi que ela perdeu o foco a esse ponto? A ponto de botar tudo a perder quando nunca esteve tão perto? Não sei, eu não consegui ver a cena se encaixar bem com a determinação da personagem e para mim isso quebrou tudo. Tanto não encaixa que, logo depois, a vemos tremendo na base perante ao casamento de Jack e Amanda (não tinha ninguém melhor que o Nolan mesmo para celebrar o casamento?). Emily caminhou, caminhou e praticamente não saiu do lugar nesse episódio. A descoberta do assassinato de Collen trouxe Aiden para perto de novo, porém agora quem se afastou foi Daniel, o que pode atrapalhar bastante os planos da nossa querida garota vingativa.

Nolan brincou de gato e rato com  Padma e acabou descobrindo que ela estava envolvida com a Iniciativa não por escolha, mas por imposição – assim como todo mundo -, o que pode ser uma bela carta na manga para o personagem. Acredito que Padma não tenha feito tudo de caso pensado e pode vir a ser uma preciosa aliada para o plano dos nossos personagens de acabar com a Iniciativa. Porém, pouco foi explorado em cima disso. Quem ganhou o foco mesmo foram os Grayson. Depois que Victoria tenta alertar seu filho da enrascada que estava se metendo, eu fiquei na dúvida se ela fazia aquilo de propósito para atrair Helen ou fez na inocência sem pensar que podia ter alguma escuta/câmera no escritório de Daniel. Fato é que, de um jeito ou de outro, Helen mordeu a isca e pagou um preço caro por isso: pagou sua vida. Eu achei mesmo que Victoria seria capaz disso, mas acabou sendo meio canastrona a cena.

Agora acho que nada foi pior do que o Daniel entrando no ambiente onde estava o corpo e se assustando com isso só minutos depois. Como assim? Você entra no comodo relativamente pequeno e não vê que tem alguém jogado no chão? Foi meio forçação de barra aquilo, mas superemos porque as consequências dessa morte podem ser interessantes para a trama como um todo, já que agora a Iniciativa vai caçar a todo custo aqueles que estiveram envolvidos com a morte de uma de suas cabeças. Conrad também não ficou atrás no quesito confusão, porém para ele as coisas não deram tão certo quanto ele queria. Com os planos para a revitalização da área do bar já prontos, ele teve que abrir mão de tudo depois da chantagem de Amanda – que foi burra o suficiente de levar a única evidência contra ele e deixar a sua disposição por alguns minutos. Claro que isso não agradou nada o mais velho dos Ryan que foi dar o troco no casal em sua lua de mel. Me parece que o incidente vai nos remeter lá ao começo da temporada, com o barco afundado, mas ainda não temos como saber ao certo.

Te deixo com o vídeo promocional de ‘Sacrifice’, que será exibido no próximo domingo. Até mais pessoal! Soltem o verbo nos comentários! A partir da próxima semana, por problemas de agenda, quem passa a acompanhar a série com vocês será meu amigo Alexandre Borges!


Leandro Lemella

Caiçara, viciado em cultura pop e uns papo bobo. No mundo das séries, vai do fútil ao complicado, passando por comédias com risada de fundo e dramas heroicos mal compreendidos.

Santos/SP

Série Favorita: Arrow

Não assiste de jeito nenhum: The Walking Dead

×