Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Revenge – 2×15 Retribution

Por: em 11 de março de 2013

Revenge – 2×15 Retribution

Por: em

A impressão que Retribution me passou é a de que ele foi um episódio de transição. Necessário para estabelecer os novos rumos da série.

Quando a Emily diz que não vai mais se distrair a partir de agora é como se os roteiristas entendessem tudo que não estava dando certo nessa temporada e decidissem que era hora de voltar ao ponto primordial: Vingança. No momento em que a própria Emily admite que não entende porque se desviou tanto do seu objetivo, é como se fosse um “mea culpa” da série com seus fãs.

Como disse o Nolan para o Aiden, a Emily nunca esteve assim. A morte da Amanda (e o fato da Victoria querer culpá-la pela morte da Helen) mexeu com ela bem mais do que eu imaginava e esperava e foi, por assim dizer, o catalisador que faltava para que ela voltasse ao plano inicial. Ao mesmo tempo em que isso é bom, também pode ser ruim, porque pode levar a jovem a cometer atos impulsivos e que talvez influenciem no contexto geral.

Admito que achei burrice roubar o computador com as provas das mãos do Jack para jogar tudo ao mar, literalmente. Acho que a Emily vai se arrepender disso em um futuro não muito distante.

O fato novo: Agora o Jack também entrou no jogo. Não sei até onde isso vai dar porque eu vejo no Jack um limite de moralidade que eu não vejo na Emily. É claro que a perda da esposa pode mandar isso pro espaço (já foi surpreendente vê-lo mentindo para o Conrad tão descaradamente), mas por agora, ver o personagem ganhar uma sede de vingança  acaba com o maniqueísmo que sempre existiu nele (e que Revenge sempre renegou nos outros personagens).

Em outros tempos, eu ficaria com medo dos sentimentos ainda não resolvidos da Emily pelo Jack atrapalharem novamente seus planos, mas a revolta dele ao descobrir a mochila da Amanda e constatar que Emily mentiu sobre seu tempo no internato foi o ponto que faltava para que a garota entendesse que está em um caminho sem volta. Quando toda a verdade emergir, Jack nunca a perdoará. Imaginar um final feliz com os dois na praia demanda tanta ingenuidade quanto acreditar em Papai Noel.

Até acredito que possamos ser surpreendidos e, ao saber da identidade de Emily, ele passe a ajudá-la no seu plano contra os Grayson, mas admito que me surpreenderia muito.  Os únicos aliados que Emily que tem de fato são Aiden e Nolan.

O hacker é meu personagem favorito desde a primeira temporada por toda a dubiedade e o ar de mistério que ele traz consigo, mas ficou óbvio, desde o começo do episódio, que ele cederia a Padma e a ajudaria a tentar salvar o pai. Eu não consigo acreditar nessa menina de jeito nenhum e não duvidaria de que tudo isso tenha sido uma armação. Quando coloco em perspectiva que o Nolan sempre quebra a cara com seus interesses amorosos, sejam homens ou mulheres, tenho ainda mais certeza. Poxa, tá na hora do cara ter um pouco de paz e encontrar alguém decente.

E é engraçado que no momento em que Victoria e Conrad se sintam ilusoriamente por cima depois da morte de Helen, o Daniel comece a demonstrar sinais de fraqueza novamente. Ele sabe que é vigiado pela Iniciativa, tirar o relógio do escritório não vai adiantar absolutamente nada – talvez até piore as coisas. Meu medo (e minha impressão) é de que depois de tantos passos adiantes dados nessa temporada, o personagem regrida e volte a ser aquele idiota capacho da Emily que foi durante toda a primeira temporada.

O tal de Trask não parece estar para brincadeira. A situação não só do Daniel como dos Grayson no geral certamente só vai se complicar com ele substituindo a Helen. Logo logo essa história da Amanda vai cair por terra e a Victoria e o Conrad voltam ao alvo, sou capaz de apostar.

E esse irmão adotivo da Emily?  Minha cabeça deu um nó quando mostraram aquela conversa da Charlotte com ele. Não consigo me lembrar de alguma menção a antiga a isso na série, mas como minha memória não é exatamente a melhor do mundo para captar detalhes, posso estar enganado e, se estiver, me corrijam nos comentários.

De qualquer jeito, é mais um ingrediente no caldeirão. Faltam 7 episódios pro fim da temporada e acho que a série não pisa mais no freio. Thanks god!


Alexandre Cavalcante

Jornalista, nerd, viciado em um bom drama teen, de fantasia, ficção científica ou de super-herói. Assiste séries desde que começou a falar e morria de medo da música de Arquivo X nos tempos da Record. Não dispensa também um bom livro, um bom filme ou uma boa HQ.

Petrolina / PE

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×