Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Smallville 10×01 – Lazarus

Por: em 25 de setembro de 2010

Smallville 10×01 – Lazarus

Por: em

Depois de um final de temporada eletrizante, com a derrota de mais um inimigo clássico, e inúmeros spoilers e boatos sobre uma provável 11° temporada, Smallville retorna em grande estilo, com ação, emoção e muitos mistérios que, com muita sorte, serão resolvidos no decorrer de sua temporada final.

Após ter sido atingido por uma faca feita com criptonita azul e conseguir enviar Zod para a zona fantasma, Clark cai desacordado em uma rua de Metropolis e é encontrado por Lois, que por medo de perdê-lo decide retirar a adaga que perfura seu coração.

Mas antes de retornar ao mundo dos vivos, Clark faz um passeio por uma zona intermediária (ou uma espécie de limbo entre os dois mundos, como define Jor-El) e tem mais um encontro tenso com seu pai. Contudo, o mais surpreendente aqui é o encontro que ele tem com seu passado (e, quem sabe futuro): Lex Luthor.

Afastado da série desde a sexta temporada, quando Michael Rosembaun saiu do elenco de Smallville, o arquinimigo do Homem de Aço fez algumas aparições esporádicas no show, aparecendo de relance como uma fantasmagórica figura flutuando em um tanque.

Porém, nesta temporada Lex parece que veio para ficar, e a maior prova disto é o encontro (prá lá de bizarro, é bem verdade) que Clark tem com um dos clones de Luthor, justamente o que revela o lado negro do milionário, carregando todo o resentimento que ele sente por Clark não ter lhe confiado seu maior segredo.

Como era de se esperar, ele emprega todas as suas forças (que não são muitas por conta de seu envelhecimento acelerado) em destruir a imagem heróica do criptoniano junto aos habitantes de Metrópolis.

Entretanto, Clark consegue interceptar os planos do vilão e restabelecer tudo em seus devidos lugares, mas esse ato de heroísmo tem um preço, e nosso herói entra em uma espécie de crise de consciência, por perceber que carrega dentro de si um lado negro, alimentado pelo orgulho e pela vaidade que ser o homem mais poderoso do mundo.


É durante essa crise de identidade que acontece o momento mais alardeado durante todos os meses que antecederam o retorno da série: o reencontro entre Clark e Jonathan Kent que, mesmo depois de morto ainda dá conselhos sábios ao herói, restituindo nele a desejo de continuar a salvar o mundo.

Com relação aos clones de Lex, a série pode nos surpreender, pois apesar da exibição de um laboratório completamente destruído, juntamente com os espécimes ali, um dos “experimentos” sobreviveu (uma criança), e parece que será presença constante nesta temporada. Seria este um sinal do retorno de Michael Rosembaum à série?

Paralelo aos esforços de Clark em salvar o mundo e também Lois (que mais uma vez é posta em perigo), Chloe começa a dar sinais de sua despedida da série. Após utilizar o elmo do Sr. Destino para descobrir o paradeiro de Oliver Queen, sequestrado no final da temporada passada, e é trocada por ele em uma transação prá lá de suspeita.

Outra personagem que optou em se sacrificar por amor foi Lois. Após descobrir a identidade do “Borrão Azul” e salvar a vida de Clark, ela decide ir para a África, aceitando a oferta de emprego de Perry White. Mas ela voltará logo. Quer dizer, espero…

Até a próxima semana.

Ps: A décima e última temporada de Smallville alcançou índices elevados de audiência, o que demonstra que os roteiristas acertaram a mão. A série registrou 2,9 milhões de expectadores, superando ABC e FOX no horário.


Rosangela Santos

São Paulo - SP

Série Favorita: Smalville

Não assiste de jeito nenhum: Grey's Anatomy

×