Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Smallville 10×04 – Homecoming

Por: em 17 de outubro de 2010

Smallville 10×04 – Homecoming

Por: em

Depois de tantos spoilers, fotos e trailers, minha curiosidade por “Homecoming”, o 200° episódio de Smallville era enorme. E qual não foi minha surpresa não só ao adorar o capítulo, mas também me emocionar com cada cena exibida?

O clima de nostalgia estava perfeito. Todos os personagens que fizeram parte do passado de Clark, e que tinham relação com seu futuro como salvador da humanidade estavam ali: a “galeria do esquisito” que Chloe tanto gostava no “Torch”, Lana, seu grande amor adolescente e a morte de Jonathan Kent, evento pelo qual ele tanto se culpava, já que em sua opinião sua decisão de mudar o futuro havia desencadeado este evento.

Mas, qual não foi minha surpresa ao descobrir que o responsável por esta verdadeira “viagem no tempo” seria nada mais, nada menos, que Brainiac? Antes vilão, Brainiac 5, como é conhecido no futuro, agora é um membro da Legião, gozando de prestígio e preocupado em salvar lugares que antes buscava destruir.

Toda essa retrospectiva começa com uma “pausa” no tempo durante a cerimônia de coroação dos “reis” da festa de reunião dos dez anos da turma de Clark no Smallville High School, cenário recorrente nas primeiras temporadas da série. Por motivos óbvios, Clark não se sente à vontade para comparecer ao evento, porém ele é persuadido por Lois, que enxerga no período em que esteve na escola (incríveis 23 dias) o tempo em que mais esteve “ligada”a algum lugar.

Entre uma música e outra, Clark teve um vislumbre de seu passado traumático, tendo de enfrentar eventos que o marcaram para sempre e um contato breve com seu presente, por meio de Oliver enfrentando as consequências de sua decisão em revelar sua identidade como herói.

Porém, a melhor surpresa do capítulo não está no passado, e sim no presente. Ao tocar o anel da Legião para proteger Lois de um antigo outrora inimigo, Clark é lançado em 2017. Ao tomar contato com seu futuro, ele encontra uma Lois Lane bem-sucedida em sua carreira de jornalista, mas igualmente apaixonada e disposta a fazer de tudo para manter sua identidade secreta como Superman a salvo. Inclusive é dela a ideia dos místicos óculos que “distinguem” o jornalista do herói.

Durante essa viagem ao futuro aconteceu, pelo menos para mim, o momento mais emocionante deste capítulo: o encontro entre o nosso Clark Kent e Superman. Trajado com seu “uniforme de jornalista”, Clark aparece, diante de si mesmo, em uma versão como ele mesmo diz, “mais séria e mais nerd”. Mas cheia de significados.

É nesse momento, inclusive, que minhas expectativas foram ao auge, no momento em que o nosso Clark salva Lois de uma morte trágica. Sem um ângulo adequado para a imagem, e sabendo que Superman estava ocupado impedindo que uma usina nuclear explodisse, esperei que, como parte de seu futuro, Clark aparecesse trajando seu uniforme.

Mas, como tudo tem o seu tempo, tive de me conformar apenas com a já clássica blusa azul. Sem um símbolo ou uma capa. Entretanto, o capítulo revelou também outras boas surpresas aos fãs, como a exibição de uma manchete do Planeta Diário (Superman salva o dia novamente) e uma conversa de Lois com Perry White, seu eterno editor.

Depois de conhecer seu futuro e “resolver” seu passado, Clark resolveu dar uma segunda chance a seu relacionamento com Lois e enfrentar a escuridão que o impedia de ser aquele a que está predestinado a ser. Um bônus para aqueles que, como eu, estão ansiosos para ver o surgimento de Superman, em toda a sua glória.

Até a próxima semana.


Rosangela Santos

São Paulo - SP

Série Favorita: Smalville

Não assiste de jeito nenhum: Grey's Anatomy

×