Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Smallville 10×14 – Masquerade

Por: em 21 de fevereiro de 2011

Smallville 10×14 – Masquerade

Por: em

Após tantas idas e vindas, e mesmo com um episódio não tão bom quanto o anterior, Smallville está mantendo o ritmo, revelando a cada semana a transformação de Clark em Superman calmamente, sem atropelos. Como uma série que tem o objetivo de mostrar a transformação do homem em mito tem de ser.

Depois de gastar tanto tempo com a questão da obrigatoriedade do registro dos heróis, e de dar um “soco no estômago” de todos os fãs trazendo de volta Lex Luthor (ou Connor), finalmente os roteiristas voltaram as atenções para o vilão desta última temporada: Darkseid, que andava meio sumido, mas reunindo uma equipe de peso neste meio tempo. Equipe esta que foi apresentada aos poucos. Parece que os roteiristas finalmente aprenderam que explicações apressadas não convencem. Ao contrário, apenas afastam.

Antes de falar um pouco mais deste retorno da “escuridão”, não poderia deixar Lois de lado. Mais uma vez ela mostrou a força que possui na construção da identidade do herói. Quando não o encoraja a enfrentar seus maiores medos, ela o traz de volta à realidade, mostrando a Clark que, para ser um herói com um rosto é preciso esconder o seu.

Lois pode não ter talento para a costura ou ideias perfeitas para um uniforme, mas preciso confessar que a iniciativa dela em “adaptar” o esboço de uniforme usado pelo “Borrão” não foi de todo ruim. Ficou a cara do Arqueiro Verde, é bem verdade, mas foi com boa intenção (e bem engraçado, para ser sincera).

Considerando que os produtores pretendem estender a minha agonia em ver Clark finalmente usando seu uniforme o máximo possível, confesso que senti um certo “frio na espinha” ao vê-lo chegar ao Planeta Diário carregando uma mala e falando sobre usar uma máscara. Tudo porque o imaginei usando uma fantasia que em nada lembrasse o uniforme do Superman, mas qual não foi minha surpresa ao ver Clark tirar da bolsa apenas um par de óculos!

Mas não um par de óculos qualquer, e sim o clássico par usado por Clark enquanto encarna o repórter tímido e inseguro. Fantasia perfeita não poderia existir. Outra faceta interessante deste seu novo “disfarce” foi a mudança de comportamento que ele passou a adotar quando é o filho dos Kent. Sua segurança e até certa segurança foi deixada completamente de lado nesse momento. Se não fosse uma certo tom artificial em suas atitudes, eu diria que ele convenceu.

Se bem que, para uma primeira aparição como o homem, ele estava perfeito. E o uso desse disfarce já não estava sem tempo, afinal sua identidade secreta estava, digamos, em risco. Digo isso pelos olhares que todos na redação do Planeta Diário dirigiram a ele assim que Clark chegou ali. Era como se todos soubessem que aquele que aparecia em um vídeo na Internet era ele.

Entre todas as reações, a melhor foi de Bert. O fotógrafo ficou tão fascinado por esse lado “heróico” de Clark que parecia ter certeza que estava diante do Borrão. E o pior: Clark parecia não saber como reagir a essa “tietagem” inesperada. Um tanto quanto cômico.

Agora, de volta a Darkseid e seu exército, foi interessante a ideia dos produtores de mostrar a rotina de Chloe e Oliver como um casal e, assim, introduzir mais um servo da escuridão no enredo. Quem? Acho melhor não contar. Perde todo o encanto da história. Se bem que um segundo olhar mostra que sua escolha era meio óbvia, afinal era alguém cujo lado negro ficou nítido por um bom período desta temporada.

Falando em Chloe, só lamento o rumo que as coisas parecem que tomarão, já que ela parecia tão segura novamente, feliz e tão integrada à equipe. Exatamente como era antes de decidir desaparecer.

Até a próxima semana.


Rosangela Santos

São Paulo - SP

Série Favorita: Smalville

Não assiste de jeito nenhum: Grey's Anatomy

×