Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Smallville 10×17 – Kent

Por: em 17 de abril de 2011

Smallville 10×17 – Kent

Por: em

Nunca gostei muito da ideia de mundos alternativos em Smallville por achar que os roteiristas perdiam um tempo precioso com essa história, mas em Kent a troca foi necessária, não só para trazer de volta um personagem que deixou saudades há muito tempo, mas também para manter o clima de despedida que vem marcando os últimos capítulos da série.

Ver Jonathan Kent novamente, mesmo que em uma outra dimensão ele não seja mais do que um rascunho do que foi nessa é reconfortante. A conversa entre ele e Clark, cheia de emoção e lembranças que só pai e filho poderiam compartilhar foi tão maravilhosa que eu torci para que, no momento em que ele voltasse para casa levasse seu pai consigo, mesmo que tal atitude trouxesse conseqüências para o outro universo.

Outro detalhe na conversa que me tocou muito foi a conversa que os dois tiveram sobre Marta, sobretudo a forma como ele o encorajou a ir procurá-la novamente. Falando nela, o encerramento foi muito cruel. Terminar daquele jeito, com ele parado à porta dela esperando que ela atendesse a campainha foi demais. Uns segundinhos a mais de episódio não seria nada mal, não acham? Os roteiristas poderiam ter economizado nas cenas com Clark Luthor e investido mais na reconciliação entre Jonathan e Martha.

Se bem que aqui a presença do lado negro de Clark foi, de certa forma necessária, especialmente quando ele o convenceu (com seu discurso politicamente correto) a mudar seus hábitos e atitudes e provar às pessoas de seu mundo que ele já não era a ameaça que foi enquanto esteve junto de Lionel. Mesmo assim, ainda acho que essa redenção aconteceu rápido demais.

Voltando a Lionel, o que dizer da atitude de Tess que decidiu protegê-lo a permitir que o lado negro de Clark acabasse com o problema? Desde a primeira vez que a vi em cena sempre acreditei que ela tivesse um lado negro, e mesmo ela tendo abandonado as armadilhas e ingressado no “Time Clark” ainda acredito que o gene Luthor está ali, adormecido, apenas esperando para ser despertado. Quem sabe a volta de Lex não seja o que ela precisa para mostrar a que lado realmente ela pertence?

Agora, comentando a relação entre Clark e Lois, hoje ela deu mais uma prova de que é capaz de reconhecê-lo em qualquer situação ou dimensão. Se lembrar do que o nosso Clark havia dito a ela na primeira vez em que se conheceram é uma prova disso, assim como reconhecer o telescópio em que, por tantas vezes ele observou Lana ou procurou seu planeta, Kripton.

Já que toquei nesse clima de nostalgia, a despedida dos dois da Fazenda Kent, que marcou tantos episódios da série foi algo memorável. A cada palavra dos dois minha memória trouxe de volta vários capítulos e momentos marcantes da série, desde seus primeiros capítulo, afinal tudo começou ali.

Ver um marco de Smallville sendo deixado de lado deixa cada vez mais claro que a série se prepara para dar seu adeus depois de dez longos anos. Foi difícil conter as lágrimas, tanto quando vi Clark vestido com a jaqueta de seu pai, ou Lois com uma blusa que ele, Clark, usou durante tantos capítulos.

O fim está próximo. Só nos resta esperar que seja tão memorável quanto eu espero que seja.

Até a próxima semana.


Rosangela Santos

São Paulo - SP

Série Favorita: Smalville

Não assiste de jeito nenhum: Grey's Anatomy

×