Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Sons of Anarchy – 4×05 Brick, 4×06 With an X e 4×07 Fruit for the Crows

Por: em 20 de novembro de 2011

Sons of Anarchy – 4×05 Brick, 4×06 With an X e 4×07 Fruit for the Crows

Por: em

Começo essa review com a ótima notícia da renovação de Sons of Anarchy para sua quinta temporada. O canal FX anunciou a garantia de mais uma temporada com 13 episódios. Sons of Anarchy é a série de maior sucesso do canal, e durante essa quarta temporada tem batido recordes de audiência. Esse sucesso é fruto de muito trabalho de toda equipe e, principalmente, do produtor executivo Kurt Sutter, que também atua na série.

Brick (4×05) foi um episódio que trabalhou com praticamente todos os arcos da trama em um ritmo um pouco mais acelerado do que vem sendo a temporada. Sons tem esse estilo de mudança contínua no cenário das situações de cada personagem, mudando as possibilidades, justamente para que o final não seja previsível e nem apressado. Um exemplo é o que aconteceu com Opie nesse episódio. Em apenas uma cena ele vê a cartela de anticoncepcional na gaveta de Lyla, decide traí-la e colocar em risco o casamento que começou a pouquíssimo tempo! Opie quer um filho apenas pra tirar Lyla de seu trabalho, sendo que ela nunca disse que faria isso, por motivo algum. É um desespero muito grande que o personagem de Opie passa, um desespero que já existia na época de Donna, mas que depois da morte dela se intensificou. Ao mesmo tempo ele tenta preencher o vazio deixado pela morte da primeira esposa, mas na verdade, esse vazio já existia mesmo quando ela era viva. Posso estar errada, mas é essa a impressão que o personagem me passava na época.

Outro exemplo é toda a trama envolvendo a vingança pela morte de Luann. Até David Hasselhoff teve participação no episódio, para no fim das contas, depois de muita ameaça, chutes e ponta-pés, SAMCRO decidir fazer dinheiro usando da influência do assassino de Luann. Quando Bob mente para Otto sobre o paradeiro do assassino de Luann, não me resta dúvida de que isso ainda vai resultar em vingança e morte, e possivelmente dentro do clube. Otto pode ser um dos integrantes mais fiéis a SAMCRO, mas duvido que essa mentira passe imune por ele.

O foco principal do episódio está em Clay e Gemma. Um acha que está enganando o outro, um pensa ter antecipado os passos do outro e essa comunicação truncada entre eles certamente não vai resultar em algo bom. Gemma leva as cinzas para Clay, sem saber que são cinzas das cópias, e não das cartas originais, e fala que se tratavam apenas de cartas de amor de John para Maureen. Clay antecipou os passos da esposa, já leu o que pode das cópias, e sabe que aquelas cinzas não representam nada, porque seu futuro segue nas mãos de Pinney e Tara, que possuem as cartas originais.

Unser que não sabia praticamente nada sobre o assassinato de John Teller agora sabe de tudo, segundo as impressões do próprio John Teller. Sabe dos motivos de Clay – negócio de armas com o IRA, relacionamento com Gemma, poder de decisão dentro do clube -, inclusive sabe das 3 tentativas de matar John, até a bem sucedida terceira. Sabe até que Gemma não tem conhecimento de todos os fatos ocorridos na época. Ou finge não saber.

Clay está cada vez mais descontrolado. Conto com Gemma para tentar parar a fúria de Clay, ao menos quando essa fúria ameaçar a vida de sua nora e de seu melhor amigo. O problema é Gemma pensar que Clay acreditou que as cartas foram mesmo queimadas, quando na verdade ele sabe que ainda existem provas que o incriminam da morte de John Teller e que essas cartas estão nas mãos de duas pessoas decididas a entregar tudo ao clube.

A problemática de Juice é que dá nome ao episódio. É bom ver personagens secundários tendo essa atenção, já que essa questão do racismo é recorrente dentro do contexto dos clubes também na vida real. Admito que Juice me decepcionou fazendo a bobagem de pegar 1kg inteiro de cocaína e esquecendo de devolver antes dos Mayans chegarem. Juice se desespera diante da possibilidade do clube expulsá-lo, quando ele poderia dizer a verdade logo e alegar que não sabia de seu pai. É um risco grande, mas não maior do que o risco de violar um pacote de cocaína que o clube está apenas transportando para o cartel.

With an X (4×06) foi um episódio carregado de tensão graças as atitudes não pensadas que Juice e Opie tomaram no episódio anterior. O episódio recebe esse nome graças a filha de Tigs, Dawn ou Margoux (com X) que aparece pedindo dinheiro e fazendo um teatrinho sobre sua irmã Fawn estar doente. Faz muito sentido que as filhas de Tigs sejam loucas e que uma delas além de louca seja mentirosa e aproveitadora, considerando o pai que ela tem. Gostei de saber um pouquinho mais sobre a família de Tigs, e acho que as famílias dos personagens secundários deviam ser melhor exploradas na trama.

Juice faz as piores escolhas e isso me preocupa. Ele decide esperar o melhor momento para tentar consertar as coisas, só que esse melhor momento nunca acontece. Os prospects (vou chamar de novatos daqui por diante) são torturados psicologicamente de muitas formas até que chega o momento extremo em que Chibs precisa de um corpo, que justifique a falta daquele 1Kg de pó. Juice perde completamente as rédeas da situação, acaba matando Milles que não tinha absolutamente nada a ver com seu problema e que não fez nada de errado ao clube. É triste ver um personagem que a gente gosta fazendo escolhas tão erradas.

Além de matar um integrante de SAMCRO, Juice deixa Chibs desconfiado, e é óbvio que na primeira oportunidade sozinho, ele vai questionar a saída dele do galpão, tão oportuna para que o quilo de pó aparecesse. Depois da conversa sobre raça dentro do clube, não há forma de Chibs não ter notado que tem algo muito errado com Juice. Ainda acho que ele deveria contar a verdade sobre seu pai e deixar que SAMCRO decida seu futuro, mas depois de tudo que ele fez para manter Eli quieto sobre o assunto, talvez não seja sua raça o motivo para sua possível expulsão do clube.

Jax escuta Gemma sobre a questão da atriz pornô ‘responsável’ pelas traições dele e de Opie. Jax é violento ao extremo com a moça e acredito que ela não vá mais aparecer na série, a menos que processe Jax pela surra. Opie leva um soco de Pinney por trair sua esposa, e eu achei muito merecido. Ele leva uma mulher descontrolada pra dentro do clube, armada, poderia ter machucado alguém lá dentro. Opie mais uma vez deixa Jax resolver a situação por ele, e é nessas pequenas coisas que Jax se afirma como mais forte e capaz de liderar SAMCRO. Opie sempre esteve e sempre vai estar sob a proteção do amigo. Na minha opinião, esse é um dos motivos mais fortes pra Jax não conseguir sair do clube, futuramente.

Unser tenta desesperadamente preservar a vida de Tara. Procura Eli e tenta alertá-lo sem sucesso, tenta vigiar Tara e acaba adormecendo no carro e até deixa bilhete de ameaça. Ele sabe que Tara está com as cartas originais e que ela já conhece seu conteúdo. Unser não sabe que Tara não é a única em perigo, mas faz tudo que está ao seu alcance para mantê-la viva. Mal sabe ele que Clay procurou Romero e que um assassino contratado por ele é que irá atrás da médica, assim que Clay tiver certeza. Se Jax espanca a atriz pornô por ter aparecido no clube, podemos imaginar a reação dele ao saber que Clay está planejando a morte de Tara.

Fruit for the Crows (4×07) me deixou cheia de dúvidas sobre o que acontecerá até o fim dessa temporada. Sons of Anarchy é mestre em mudar tudo na trama com apenas alguns minutos de episódio, deixando os espectadores sem reação. Em poucos minutos de episódio Gemma e Tara já sabiam da ameaça de morte, Juice rezava por Milles e pra completar, SAMCRO e os Mayans estavam sendo alvejados por tiros que partiram de um carro em movimento, logo após saírem do local onde os Mayans fazem o processamento do pó do Galindo Cartel.

Juice não aguenta mais a pressão por ter assassinado Milles e por ter sido enganado e preso por Eli (que foi manipulado por Linconl) para entregar a cocaína que roubou do clube. Pra piorar o sentimento de culpa dele, Chibs pede que Clay o afaste dos negócios relacionados ao cartel, mas Clay faz exatamente o contrário e dá a ele o patch de Man of Mayhem (que significa honra, e é dado àqueles que derramaram sangue em benefício do clube). Juice se desespera, e colocando o patch em seu colete, tenta se matar logo depois. Sem Juice para explicar seus motivos e sem maiores provas, não há como ninguém do clube descobrir sobre a morte de Milles ou sobre sua questão racial. Além disso, Eli e Lincoln perdem a vantagem que tem sobre o clube. No fim das contas, a morte de Juice ajuda o clube, além de limpar seu nome diante de todos. Ele tem bons motivos para se suicidar, sobre isso não há dúvida.

Finalmente Bobby toma a iniciativa de pedir por votação para presidente. Infelizmente isso acontece nessa noite perturbada em que Pinney se tranca em casa e não atende ao telefone, cheio de armas a sua volta, com medo de que a ameaça contra Tara também se estenda para ele. Além disso, o sumiço de Juice impede que a votação aconteça. Quando Lobo Sonora se coloca em linha de tiro contra os Mayans e SAMCRO para tentar afugentar o Galindo Cartel é óbvio que os outros integrantes do clube, não satisfeitos com o envolvimento de drogas em seus negócios ia se dar conta do lugar absurdo que Clay colocou o clube inteiro. E recebendo ameaças de morte (que na verdade não tinha nada a ver com o cartel e com as drogas, mas no fim das contas acabou por colaborar), é claro que alguém iria agir contra as decisões descabidas de Clay.

Unser ainda vai ser muito retaliado por Clay, por ter avisado Tara sobre o risco que está correndo. E ao conversar com a chefe dela, ele mantém a médica um pouco mais segura contra Clay, ao menos por enquanto. Lyla, não vendo mais futuro com Opie, e correndo risco de vida por continuar próxima a ele, resolve fugir. E quem pode culpá-la? Da mesma forma que ela escolheu não ter um filho dele, também escolheu se distanciar nesse momento. Perder a segurança que o clube poderia dar a ela é só um detalhe, considerando que longe de Charming ela certamente estará muito mais segura.

Chegando a esse meio de temporada já podemos ter uma visão mais clara sobre o que pode vir pela frente. Pela quantidade de loucuras que Clay vêm cometendo, eu não espero nada menos do que uma morte bem dolorosa pra ele. E você, o que espera?


Bruna Antunes

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Battlestar Galactica

Não assiste de jeito nenhum: Sex and the City

×