Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Suits – 1×12 Dog Fight (Season Finale)

Por: em 17 de setembro de 2011

Suits – 1×12 Dog Fight (Season Finale)

Por: em

Após exibir uma primeira temporada extremamente sólida, com episódios com qualidade crescente, Dog Fight apresentou o desfecho dos arcos evidenciados no episódio anterior, Rules of the Game. É impressionante o que um roteiro bem estruturado e desenvolvido pode causar no espectador: nas Primeiras Impressões que postei de Suits disse que não tinha grandes expectativas para a série, 10 episódios depois aguardava extremamente ansiosa essa season finale!

Os dois plots apresentados no último episódio foram desenvolvidos e tiveram finalizações distintas: enquanto Harvey (Gabriel Macht) foi bem sucedido na sua luta para inocentar um homem injustamente condenado por ele, Mike (Patrick J. Adams) vê sua vida, pessoal e profissional, começar a deteriorar-se. Não sei se foi ingenuidade da minha parte, mas realmente não esperava o reaparecimento de Trevor (Tom Lipinski) nesta temporada.

Tudo envolvendo o caso da semana foi impecável, desde os bastidores até o julgamento. Já se sabe o quão Harvey é comprometido com sua profissão, mas ao longo de todo o episódio conseguimos compreender tudo o que o advogado está sentindo: é uma luta desenfreada para fazer o correto e provar-se como excelente jurista. A atuação de Macht é extraordinária – enquanto a situação poderia levar a uma representação dramática e exagerada, o ator foi extremamente controlado e confiante, indo ao encontro de toda caminhada de Harvey ao longo da temporada.

No início da temporada ficou claro o quanto Harvey pode ser egocêntrico e “intragável”, mas o que conhecemos durante a temporada é que o advogado também pode ser ético, leal e faz o impossível para quem ele quer bem. No último episódio, descobrimos que a recíproca é verdadeira quando as mulheres vão a luta para defendê-lo e em Dog Fight os meninos foram responsáveis por retribuir toda a lealdade de Harvey. Até Trevor, que não vale nada, ajuda o advogado a encontrar o verdadeiro culpado no assassinato da estudante.

Pela primeira vez ao longo destes doze episódios percebi uma parceria igualitária entre Mike e Harvey, já que sempre vimos o golden boy cometendo erros e aprendendo a se adequar a profissão. Durante esta temporada Mike conquistou, através de muitos erros é verdade, a confiança de Specter e Dog Fight ressaltou a evolução do grau de intimidade profissional entre os protagonistas.

Também neste episódio foi muito bem explorada a relação de cumplicidade entre Harvey e Donna (Sarah Rafferty): a cena em que o advogado confronta a secretaria perguntando-a o porquê ela ter falando com Jessica (Gina Torres) e quando eles vão fazer o “ritual” antes de cada julgamento foram excelentes!

Apesar de gostar muito do golden boy, toda a situação envolvendo Milke/Rachel/Trevor/Jenny não se destacou muito perante o ótimo caso da semana e o desempenho de Macht. Obviamente, fiquei satisfeita pelo plot ter sido desenvolvido ainda nesta temporada, deixando, provavelmente, o caminho livre para Mike e Rachel (Meghan Markle) no segundo ano do show.

Apesar de muitos acharem o cliffhanger do episódio previsível, com Trevor tentando falar a Jessica sobre a verdadeira formação de Mike, confesso que fiquei bastante surpresa com a cena final. Sempre imaginei que a verdade viria aos poucos e para pessoas com quem Mike pode contar, como Rachel e Donna. Agora, se Trevor realmente revelar tudo para Jessica não sei que caminho Suits poderá apresentar na próxima temporada, já que o cliffhanger mexe, exatamente, com a premissa do show.

 

Obrigada pela companhia ao longo destas últimas doze semanas e nos vemos na summer season de 2012!


Gabriela Carvalho

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Big Love

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×