Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Survivor 19×03 – It’s Called A Russell Seed

Por: em 5 de outubro de 2009

Survivor 19×03 – It’s Called A Russell Seed

Por: em

Survivor Samoa Russel H. Foa Foa

Ok, um é bom, dois é pouco, mas três é demais. Eu gostei de todos esses episódios que iniciaram a 19ª temporada de Survivor Samoa, mas eu realmente espero que semana que vem o foco saia da Foa Foa e vá pra Galu. Aliás, esses 3 primeiros episódios são a prova do porquê que eu não gosto tanto das edições com 20 participantes. Tem gente demais. Com o tradicional 16 dá tempo de conhecer todo mundo logo no começo e não sobra espaço pra reclamações desse tipo. Mas, apesar dos pesares, teve coisa boa acontecendo, e o bate-boca no final do Tribal Council fechou bem o que poderia ter sido um episódio bem fraquinho.

Depois da eliminação do episódio passado, o alvo pra próxima eliminação ficou dividido. Enquanto Russell queria colocar Ashley pra fora do jogo, Jaison começou a articular votos pra eliminar Ben. Pro advogado, porém, a questão era bem mais pessoal do que estratégica. Jaison achou que Ben tratou Yasmin de maneira extremamente desrespeitosa na discussão de semana passada, e o clima entre os dois ficava cada vez mais pesado com o passar dos dias. Mas, sinceramente, eu achei exagerada a reação do cara. Ben foi mal-caráter? Foi. Mas no calor da discussão, chamar Yasmin de “lixo do gueto” não foi tão impactante quanto a expressão isolada depois dos nervos terem se acalmado. Além disso, Yasmin não é nenhuma santa, e duvido que a repercussão tivesse sido tão grande se ela que tivesse chamado o Ben de “lixo sulista”.

Quanto ao Russell, o cara continua engraçadíssimo. Não tem como não concordar com o empresário, quando ele diz que todos na Foa Foa são moscas mortas que nem parecem se importar com o jogo. Ele é o único que realmente pensa estrategicamente na tribo. Mas, apesar de tudo, fico na dúvida se as jogadas dele a longo prazo vão surtir algum efeito. Se Russell continuar a se preocupar somente com as eliminações do seu próprio acampamento, quando as tribos chegarem na Merge, as alianças dele serão muito fracas. Torço pra que ele tenha alguma carta na manga pra reverter essa situação.

Aliás, ele até tem: o Hidden Imunity Idol. Dessa vez, quem teve a honra de saber do segredo foi Mick. Semana passada eu não concordei com Russell mostrando o ídolo pra Jaison, mas a jogada com o líder da Foa Foa fez total sentido. Mick tava dividido entre votar com Jaison e eliminar Ben, ou seguir o raciocínio de Russell e eliminar Ashley. Mostrando o colar, Russell conquistou a confiança do Mick – o que, se pararmos pra pensar, é completamente irônico: o maior vilão fazendo aliança com o que mais tem pinta de herói. Pena que, no final das contas, não foi aqui que essa confiança surtiu efeito.

Survivor Samoa Shambo Russel S.Galu

Na prova do episódio, o que tava em jogo era mais uma vez imunidade e recompensa ao mesmo tempo. A ideia da prova até que era boa, mas na prática, a coisa foi um pouco sem graça. Fato acentuado por todo o foco que o episódio já dava a Foa Foa, deixando meio óbvio que a Galu que venceria a disputa. Assim, como na semana passada, sobrou pra Russell S., o líder da equipe roxa, indicar alguém da sua tribo pra se infiltrar no acampamento oposto. E a escolhida foi a  Shambo.

A estratégia dela foi excelente: usar de todo seu carisma pra conquistar os castaways da Foa Foa e, assim, chegar na Merge da melhor forma possível – com alianças dos dois lados. Ou melhor, dos três lados, porque não sei quanto a vocês, mas o carisma dela já me conquistou faz tempo. Nesse episódio a coisa foi ainda melhor, quando ela fez citações a duas séries bem conhecidas por aqui. Primeiro, Shambo falou que se sentia em 90210 vendo sua equipe fazendo yoga no acampamento – o que, de fato, foi bem bizarro. Segundo, quando chegou na tribo amarela, falou que o apelido de Mick lá na Galu era MickDreamy – referência ao McDreamy, de Grey’s Anatomy. Tem como alguém ficar pra baixo ao lado dessa mulher?

Pior que tem. O clima na Foa Foa era tão pesado que nem a presença de Shambo serviu pra anulá-lo, tanto que o Tribal Council não podia ter sido mais tenso. Jaison e Ben começaram a discutir ainda a respeito da briga com Yasmin no último episódio. E, apesar de eu ter defendido Ben alguns parágrafos acima, aqui não tem como disfarçar. Ele foi extremamente racista tentando argumentar sua discussão com Yasmin, usando inclusive a Nathalie de exemplo pra falar como os sulistas eram bem mais educados do que os tais “lixos do gueto”. Nesse ponto, Russell H. ficava numa posição difícil, porque apesar de ele ter articulado bastante pra eliminar Ashley, o clima de rejeição pra cima de Ben falava muito mais alto. Assim, pela primeira vez seus desejos não foram realmente atendidos, e com o voto de TODOS, inclusive o do próprio Russell, Ben foi o eliminado da noite.

Survivor Samoa Ben Jaison Foa Foa Tribal Council

O que eu tô achando interessante nessa temporada é que todos os eliminados até agora tinham personalidades dignas de continuar no jogo até longe. Se o número de participantes nessa edição não fosse tão alto, eu até acreditaria em um outcast twist – reviravolta que permite alguns dos eliminados a voltarem ao jogo. Mas como o próprio Jeff já negou uma volta desse twist depois de Pearl Islands, o jeito é a gente continuar aproveitando os participantes que nos restam. O que já não é nada ruim.


Guilherme Peres

Designer

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×