Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Survivor – 19×04 e 19×05

Por: em 20 de outubro de 2009

Survivor – 19×04 e 19×05

Por: em

Me atrasei todo. Assisti tarde, escrevi tarde, mas, enfim, aí está a review de “Hungry For A Win”, 4° episódio de Survivor Samoa. De quebra, vai junto a do 5° episódio, “Walking On Thin Ice”, um dos melhores da temporada por enquanto. Desculpas pelo atraso, e vamos logo aos comentários porque tem muita coisa a se falar.

Survivor Samoa

19×04 – Hungry For A Win

E finalmente Galu teve a sua vez no jogo. Depois de 3 episódios seguidos focando na Foa Foa, Survivor conseguiu mostrar um pouco mais do acampamento roxo e, inclusive, foi aqui que a gente pôde ver pela primeira vez alguns dos participantes em depoimentos. Mas o destaque da semana já era alguém conhecido. Dave roubou a cena. Se nas outras reviews eu comentei o quanto eu gostava da Shambo, esse quarto episódio veio pra mostrar um lado bem mais chatinho dela, abrindo espaço pra que o humor ácido de Dave se sobressaisse e ocupasse o topo no meu ranking de castaways preferidos em Samoa por enquanto.

Apesar disso, o episódio foi meio estranho. Primeiro por causa da prova de recompensa: os participantes tinham que perceber por conta própria que o Jeff não apareceria, e a prova começaria assim que eles abrissem o baú presente na frente deles. A ideia em si foi excelente, mas muito mal aproveitada. A prova foi bem bobinha e não faria a menor diferença se o apresentador das 19 temporadas de Survivor estivesse junto ali com aquela galera.

Em termos de estratégia – já de volta ao acampamento depois da vitória da Galu – quem se deu bem foi o Erik. Depois de ficar em cima da Shambo buscando informações sobre as pistas do ídolo escondido, o cara foi atrás do colar deduzindo que ele estaria no mesmo lugar do acampamento da Foa Foa. Meio óbvio pra Shambo não ter pensado nisso antes… Mesmo que o ídolo não estivesse exatamente no ponto em que as pistas indicavam, Erik conseguiu adaptá-las à geografia da Galu e encontrou o colar sem muitas dificuldades.

Aliás, esse não foi o único ponto negativo da Shambo. O problema dela é que ela fala demais e faz de menos, e com o tempo isso começa a irritar. Nesse episódio, ela confirmou com todas as letras que era uma mulher do campo, que entendia de galinhas (recompensa pela vitória na prova), mas na hora de cuidar dos bichos, deixou um deles escapar. Já disse antes e repeito: Se cuida, Shambo.

Na prova de imunidade, depois de 99% de airtime pra tribo roxa, alguém duvidava de quem ganharia? Foa Foa pela primeira vez se livrou do conselho tribal e foi pro acampamento mais feliz. Por outro lado, na Galu, as coisas esquentaram. A tribo se dividia entre votar a que menos ajuda (Yasmin), a pior nas provas (Monica), e, correndo por fora, a que mais irrita (Shambo). Eu gostava da Yasmin, mas a estratégia dela de ficar na encolha, sem fazer nada, pra chegar mais longe despercebida, acabou não dando certo. Com o voto de todo mundo, menos da Shambo – que cada vez mais se distancia de seu grupo – Yasmin foi a quinta eliminada de Samoa. Eliminação perfeita…

…pra coroar um episódio fraaaaco, fraco.
Que bom que não foi o caso do 19×05.

Survivor Samoa Shambo Galu

19×05 – Walking On Thin Ice

Um dos melhores da temporada por enquanto. Foi tudo bem equilibrado, o tempo de exibição de cada tribo bem dividido, e um Tribal Council não tão previsível assim. A tempestade em Samoa veio pra complicar os castaways não só fisicamente, como estrategicamente, e se o clima já não ajudava muito no episódio dessa semana, a promo do 19×06 veio pra confirmar que os problemas tão só começando. Mas isso é assunto pra próxima review, vambora falar de Walking On Thin Ice.

O episódio começou com a clááássica prova da comida. Assim como no Brasil, a prova é famosa lá fora e quase toda temporada tem uma versão. A de Samoa foi a mesma de Pearl Islands, misturando os ingredientes nojentos no liquidificador pra fazer um “milkshake” nada agradável. Mas pra falar a verdade, acho até que assim deve ser fácil. A textura da comida faz muita diferença no fator nojo, e quando tá tudo misturado numa bebida, deve ser mais tranquilo de colocar pra dentro sem pensar naquilo que se tá comendo. De qualquer jeito, eu que nunca vou tentar a sorte pra comprovar a minha tese.

Quem acabou levando a vitória pra casa foi a Galu, mas a parte interessante foi a escolha que Russell S. tinha que fazer: mandar alguém pra passar uns dias na Foa Foa e não aproveitar a recompensa da prova (um churrasco de dar inveja até pra quem tá no conforto de casa). A escolha do líder da tribo roxa foi sensata: o cara mandou a Shambo por causa da galinha perdida no episódio passado. Mas ela não ficou nada satisfeita. Nem a terceira pista pro Hidden Immunity Idol a animou muito, até porque o colar já não tá mais no lugar indicado. Assim, Shambo compartilhou as pistas com os castaways da tribo amarela, e um sentimento de desconfiança começou a aflorar pra cima do Russell.

Liz acertadamente acha que o vilão já encontrou o colar. Mas, apesar de eu ter gostado de ver alguém além do Russell pensando, me irritei com o jeito que Liz trabalhou a sua desconfiança. Do mesmo jeito que Marisa lá no primeiro episódio partiu pra cima do Russell falando que não confiava nele, Liz resolveu falar pro cara exatamente o que pensava. E é claro que Russell não gostou nada disso e já começou a articular os votos pra eliminá-la. Com a derrota da Galu em mais uma prova de imunidade (a primeira que eu realmente comecei a assistir sem ter certeza do resultado), o caminho tava aberto pra mais uma jogada do empresário, mas a tempestade falou mais alto e deixou todo mundo encurralado debaixo do acampamento sem poder articular votos.

(A propósito, quando Ashley sugeriu que eles discutissem sobre a votação, alguém mais reparou no Russell apontando pra Liz ou foi impressão minha?)

No Tribal Council, a dúvida era se a estratégia pouco trabalhada de Russell daria certo ou se a estratégia de Liz de apontar a mais fraca (Ashley) acabaria falando mais alto. Pra felicidade geral dos que querem ver o circo pegando fogo daqui pra frente, quem saiu foi a loira, deixando o espaço aberto pra um embate entre Liz e Russell. Mas o careca já avisou: ela tá andando em gelo fino. Liz vai ter que sorte e inteligência pra caminhar sobre ele sem quebrá-lo.

Survivor Samoa Russel H. Liz Foa Foa

P.S.: Já repararam como o Russell adequa o seu voto com a maioria quando percebe que o seu escolhido não vai ser eliminado? No 19×03 foi assim com o Ben e agora com a Ashley. É uma estratégia interessante pra evitar maiores polêmicas na volta pro acampamento. Muita gente não gosta dele, mas eu torço pra que Russell chegue na Merge e consiga se dar bem mesmo com uma desvantagem gigantesca nos números

P.S. 2: Eu gostava mais quando alguém ia pra outra tribo e ficava lá até assistir ao Tribal Council. Pena que dessa vez a Shambo teve que voltar pra prova de imunidade.


Guilherme Peres

Designer

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×