Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Survivor 20×01 – Slay Everyone, Trust No One

Por: em 13 de fevereiro de 2010

Survivor 20×01 – Slay Everyone, Trust No One

Por: em

Survivor Heroes Vs Villains

Dez anos atrás, Survivor foi o programa que mudou completamente a produção televisiva nos EUA (mais tarde, no mundo inteiro) e consolidou o reality-show como o tipo de programação a ser discutido, copiado, amado e odiado durante toda a década que acabou de acabar ano passado. Acontece que hoje, incrivelmente, a fórmula ainda não cansou. São duas temporadas por ano, TODO ano, e nessa semana, com a 20ª edição de Survivor indo pro ar, é no mínimo surpreendente que o reality-que-tudo-começou venha com tanta força e com um episódio tão empolgante como foi a premiere de Heroes vs. Villains. E por mais envolvente que possa ser a batalha entre o “bem” e o “mal” numa edição só com ex-participantes de luxo, a 20ª temporada de Survivor tem potencial pra ser muito mais complexa do que a disputa simplória de heróis contra vilões. Ali no meio daquela galera, antes mesmo do programa começar, já existiam alianças de outras temporadas, estilos de jogo que todo mundo já conhece, rivalidades antigas… Existe muito pano pra manga pra que cada um dos heróis se transforme em um vilão e pra que cada um dos vilões… bom… sejam mais vilões ainda.

Exemplo: Sandra. Em Pearl Islands, toda a acidez da latina meio que ficava escondida atrás da aliança com Rupert, mas aqui, na tribo dos vilões, já na primeira prova ela arranca a parte de cima da roupa da Sugar pra ver se conseguia alguma vantagem. E é isso mesmo que eu quero assistir. Eu quero ver a Steph deslocando e recolocando o ombro no lugar. Eu quero ver o Rupert quebrando o dedo do pé, e virar a drama queen que virou depois de perceber que a ajuda dele no acampamento não é tão importante quanto antes. E o melhor de tudo… EU QUERO VER O COACH HUMILHANDO O COLBY! O comentário do Tyson depois que o ser mais bizarro de Tocantins arrastou o ser mais forte de Australian Outback foi absurdamente engraçado: “He’s gotta be thinking: I might as well just become a woman” (Ele deve estar pensando: é melhor eu virar uma mulher). Resumindo: tudo que aconteceu na primeira prova de recompensa desse episódio foi genialmente perfeito. É ali que a gente sente a vontade de cada um deles de estar participando de novo de Survivor – e a empolgação que os castaways passam pro público é essencial pro sucesso de uma temporada.

Survivor Heroes Vs Villains Sandra“Sandra, faz cara de vilã pra câmera”

Voltando ao acampamento depois dessa primeira vitória dos Heroes, o que a gente viu foi exatamente a mesma coisa de 5 meses atrás: a jogada repetitiva de Russell. O cara era fácil o meu favorito em Samoa, mas – pelo amor de deus – troca a fita. Uma temporada inteira com o careca falando ‘Eu sou o rei desse jogo, eu sou o melhor, eu domino todo mundo’… ARGH, por favor, não. Fiquei feliz demais de ver a Parvati no depoimento quebrando toda essa jogada dele e sabendo perfeitamente o que fazer pra brincar com o Russell. E como nenhum outro dos castaways teve a possibilidade de assistir Samoa antes das gravações, isso só prova como essa estratégia dele tá longe de ser tão boa assim. Aliás, aproveitando que eu falei da Parvati, pra mim ela foi uma das jogadoras mais eficientes nesses primeiros dias. Soube ficar no canto dela, sem chamar muita atenção, mas analisando bem o jogo. Vai ser MUITO interessante se ela, Amanda, Cirie e James se encontrarem de novo na Merge.

Até porque, no lado dos heróis, essa aliança já começou a engatinhar de novo. Depois de perderem a prova de imunidade, as alianças antigas surgiram e as primeiras combinações começaram a aparecer. A primeira opção era Sugar, que além de não ter ido lá muito bem na prova, tava completamente irritante no acampamento, sem deixar ninguém dormir e se esfregando no Colby a noite inteira. Fiquei puto com ela. Segunda vez jogando e não sabe que qualquer coisinha é motivo pra ser eliminada primeiro? Ela é uma das castaways que eu mais me diverti assistindo em Gabon, e apesar de eu querer que ela ficasse mais tempo em Heroes vs. Villains, a eliminação acabou sendo justa o suficiente. O lado bom dessa temporada é que tem tanta, TANTA gente legal, que pra qualquer um que seja eliminado, ainda sobram vários tão bons quanto. E nesse caso, era melhor pro jogo a Sugar sair, do que ver Cirie, Amanda, Steph ou Tom indo embora, já que esses sim começaram a temporada de maneira inteligente.

E foi BEM interessante ver dois dos grandes jogadores de Survivor usando da mesma estratégia nesse primeiro episódio. Enquanto Tom preferia não votar na Sugar, eliminar logo uma ameaça a longo prazo e quebrar uma aliança antiga (Cirie ou Amanda), Cirie pensou a mesma coisa e quis eliminar Steph ou Tom, pra quebrar a aliança antiga de Palau. E mais interessante ainda foi como os dois decidiram não esquentar tanto o jogo tão cedo, partindo pra decisão mais óbvia, mais fácil e mais prática de eliminar Sugar. Por outro lado, enquanto as duas alianças antigas atacam entre si, Colby já fez contato com a Candice, buscando alguém pra se proteger quando a mira cair sobre ele. Aliás, como eu não consegui ver a 8ª temporada antes dessa começar, alguém sabe me dizer qual que era a relação Colby-Rupert no primeiro all-stars? Não vi nada na premiere que sugerisse que os dois já jogaram juntos.

O que eu sei que aconteceu nessa outra temporada foi a rivalidade Colby-Jerri, e esse é outro dos grupos que eu espero ver jogando juntos em algum momento. A Jerri, por sinal, ou tá armando uma jogada MUITO legal, ou realmente tá envolvida num romance MUITO bizarro. E as duas opções são divertidas: por um lado, ia ser engraçado demais ver o Coach todo empolgadão por ter achado uma mulher em Survivor e acabar sendo blindsideado por ela. Por outro, ia ser ainda mais legal se o Colby se vingasse do Coach pela primeira prova, e depois a Jerry se vingasse do Colby por eliminar seu grande amor. (Sim, eu tô zoando… mas, sim, eu queria que isso acontecesse.)

Survivor Heroes Vs Villains Amanda Cirie

E finalmente, sobrou pra última parte o melhor: Boston Rob. Eu não assisti a nenhuma das temporadas que o cara participou, mas gostei MUITO da personalidade e do jeito que ele começou a jogar. Arrogante DEMAIS, mas sem deixar de se mostrar importante pro acampamento, Rob sabe que tem a parte física e mental sob controle e que é um cara perigoso de se manter na tribo. Só que ao mesmo tempo, ele parece ser inteligente o suficiente pra manter o alvo fora das suas costas. A aliança com a Sandra foi MUITO divertida de se assistir, ainda mais na aposta pra ver se o Coach subia ou não na árvore. Os dois têm tudo pra ser a minha dupla favorita do jogo. Só fico preocupado com a promo que passou no final do episódio mostrando o cara tendo, sei lá, um tipo de convulsão e sendo atendido pelos médicos. Mas como promos costumam enganar, acho que é seguro afirmar que ele não vai acabar sendo evacuado semana que vem. Tomara.

Tomara também que o restante da temporada mantenha o nível altíssimo que Slay Everyone, Trust No One nos apresentou. A premiere conseguiu dividir muito bem a atenção entre todos os castaways, já teve várias estratégias e alianças rolando, conseguiu me fazer rir uma porrada de vezes com os comentários ácidos, sarcásticos, burros, apaixonados, pouco-modestos, etc, etc, etc. Enfim, expectativas completamente atendidas.

E vocês, o que acharam?

P.S.: Comentários rápidos de algumas pessoas que eu deixei pra trás: Primeiro, Courtney. Gosto muito dos comentários escrotos dela, mas me pareceu exagerada demais nesse começo. Querendo se mostrar uma skinny little bitch maior do que é. Danielle: é a única que eu não conheço NADA. Tô torcendo pra que ela não chegue longe, mas ela tem cara de underdog que consegue se arrastar até o final. Randy: Agora que a Sugar saiu, ele não me interessa mais em nada. Não me importo se for eliminado cedo. JAMES! Divertido demais. Eu não era muito fã dele em China, passei a gostar em Micronesia e dessa vez me pareceu ainda mais cool. Cara foda. JT: Tá querendo deixar de ser Mr. Nice Guy mesmo. Votou sem pena na namoradinha hahaha.

P.S. 2: A bootlist que vazou alguns meses atrás e foi postada na comunidade de Survivor no orkut se mostrou verdadeira nesse primeiro episódio. Infelizmente. Porque se ela continuar acertando, eu já sei quem sai semana que vem, e pior, até quem ganha o jogo. Mas pelo menos é só isso que eu lembro pela espiada rápida que eu dei.


Guilherme Peres

Designer

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×