Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Survivor 20×06 – Banana Etiquette

Por: em 27 de março de 2010

Survivor 20×06 – Banana Etiquette

Por: em

Survivor Heroes Vs Villains Russell

A minha maior vontade era começar essa review com um daqueles palavrões pesados, que você enche a boca pra falar, com a maior empolgação do mundo. Outro jeito legal seria mais ou menos o jeito que eu comentei no Twitter assim que acabei de assistir: escrevendo um parágrafo inteiro só de risada. A terceira maneira seria falar que o Russell é um GÊNIO, mas — de novo — não ficaria muito bom porque umas semanas atrás eu já fiz isso com o Coach e ficaria repetitivo. Então, meus amigos, só me resta uma opção. Não tão deselegante como a primeira, não tão com cara de MSN quanto a segunda, mas da terceira… Da terceira eu não consigo escapar, vou ter que me repetir:

COMO EU AMO ESSE TROÇO CHAMADO SURVIVOR!

Porque convenhamos, claro que o Russell foi espetacular — e as reviews antigas justificam que eu já começava a esperar alguma jogada grandiosa por parte dele — só que o grande mérito do episódio ter sido o que foi não é exatamente do careca. Survivor é um programa que tá há DEZ anos no ar, com VINTE temporadas no currículo, e aprendeu como nenhum outro a trabalhar com seus próprios erros e acertos, sabendo tirar o que existe de melhor em cada situação, em cada estratégia, em cada blindside. A situação por si só foi fantástica, mas acreditem, ela só foi histórica por causa de uma edição que soube manter um clima de empolgação e de tensão o tempo inteiro, provocando a gente, até mesmo forçando muito hater do Russell a gostar do cara — e atingindo esse objetivo.

Claro que não por muito tempo, porque depois do impacto inicial, o desgosto já volta ao normal. E o argumento que prevalece é: Russell é um jogador fraco que se favorece dos Hidden Immunity Idols. Mas peraí… Os Hidden Immunity Idols SÃO um elemento de Survivor. Não é como se Russell estivesse trapaceando ou coisa do tipo. Ele domina com maestria um dos objetos mais importantes do jogo e, com isso, consegue ir avançando mais e mais longe. Não existe demérito algum aí. “Ah, mas na época do Rob não existiam essas coisas, e ele é muito mais jogador.” Beleza, até acredito que seja, mas isso não altera o fato de que Survivor mudou. Tentar desmerecer alguém por saber se adaptar às regras das temporadas mais recentes, pra mim, é conversa fiada.

Quer justificar por que o Russell não é tão incrível como todo mundo anda falando? O Tyson numa entrevista ao HitFix no dia seguinte ao episódio tem uma resposta excelente: Russell não foi exatamente inteligente, mas sim desesperado. Era a única chance que ele tinha. Se ele usasse o ídolo consigo mesmo, a Parvati iria pra casa e ele teria um número a menos. Com certeza ABSOLUTA acabaria sendo o próximo a ir pra casa. Aliás, um paralelo interessante entre a aliança Russell e Parvati é justamente a aliança Tom e Colby. São duplas que se isolaram desde o começo do jogo e acabaram virando presas fáceis. A diferença é que a dupla dos vilões é MUITO mais agressiva e continua intacta pela jogada de mestre desse último episódio. A dos heróis era insossa. Resultado: Tom já foi eliminado e Colby só continua no acampamento por causa do acidente de James.

Survivor Heroes Vs Villains James

O que, por sinal, foi a maior injustiça da temporada até aqui. Foi muito, MUITO legal a sequência dedicada ao esforço de James de querer continuar no jogo, apostando corrida com J.T., perdendo e levando numa boa. E enquanto isso o Colby ficava com cara de morto, esperando ser mandado embora, sem vontade de provar a ninguém que ele consegue ser melhor do que tá sendo, simplesmente porque… ele não consegue. O James, MESMO COM UM JOELHO DEFEITUOSO, foi melhor do que o Colby na prova! A eliminação do negão deve ter sido uma tentativa dos heróis de acordar o cowboy pra ver se ganham alguma prova. Eles precisam ganhar. Além disso, Colby no acampamento é a segurança de que, caso eles percam de novo, já existe uma pessoa certa pra mandar pra casa.

Mas voltando ao que interessa: quais consequências que os acontecimentos do Tribal Council vão causar na tribo dos vilões? Primeiro: é claro que vai haver caça às bruxas a Russell e Parvati. Sem Hidden Immunity Idol, Rob vai fazer de tudo pra tirar o careca na próxima oportunidade. Eu até acredito na possibilidade de eles perderem a prova de imunidade de próposito só pra evitar que as Russell seeds comecem a dar frutos propícios a outras estratégias. Mas vale lembrar que na temporada passada, o contexto era BEM parecido. Russell já tinha usado o HII, a ex-Galu tinha uma IRA sem igual em relação a ele… O que aconteceu? Russell achou outra imunidade e se salvou de novo. Duvido que a situação se repita, mas não dá pra negar que o careca pode acabar tirando mais uma carta da manga. (E eu até não me importo se ele for eliminado, só prefiro que ele vá pra casa um pouco mais pra frente, pra conseguir pegar uma vaga no Júri.)

Enfim, Mark Burnett e Jeff Probst devem estar comemorando demais nesses últimos dias. A temporada até agora tá inteligente, imprevisível, impecável. E escrotamente adjetivada com vários adjetivos do tipo. Banana Etiquette foi incrível (mais um!) não pela surpresa, mas pelo caminho em direção a ela. Todo mundo que, antes de assistir ao episódio, leu que havia um blindside histórico nele, provavelmente descobriu o que aconteceria logo quando Russell abriu a boca pro Tyson. Foi ali que eu descobri, e mesmo assim fiquei numa aflição como eu quase nunca senti em Survivor. Eu queria muito avançar o episódio pra chegar logo na votação e rir incontrolavelmente. Só não o fiz porque até mesmo a parte dos heróis conseguiu me entreter o suficiente pra considerar o 20×06 como o melhor episódio da temporada e um dos melhores que o reality já teve a bondade de nos apresentar. Que venha mais uma parte da guerra Rob X Russell semana que vem. E não importa quem morra na praia. Tô amando tudo isso seja lá o resultado.

Survivor Heroes Vs Villains Tyson

P.S.: Courtney foi genial zoando o James na prova com os comentários sarcásticos. “What a trooper!”; “A-MA-ZING!”

P.S. 2: Outra coisa interessante da entrevista do Tyson: Jerri (e, consequentemente, o Coach) tá louca pra eliminar o Rob (provavelmente por causa de All-Stars). A edição anda escondendo isso bem, e é capaz que só use essa vontade toda na hora que precisar de votos-surpresa pra eliminar o Rob. Será?

P.S. 3: Falando da entrevista, o HitFix faz coisa do tipo com todos os  eliminados, e essa com o Tyson acabou saindo antes que a do James por razões óbvias. A do James saiu enquanto eu escrevia esse texto, e deve ter coisa interessante por lá também. Sempre vale a pena dar uma olhada.

P.S. 4: “Hey, J.T., would you like a banana?” HAHAHA

P.S. 5: Eu escrevi a review do 20×05 logo antes de assistir ao 20×06. Mas escrevi correndo, só pra cumprir tabela, porque tava cheio de vontade de pular logo pra esse aqui. Pra falar a verdade, não vale nem a pena ler, mas não vou chegar ao ponto de não linkar a quem ainda for maluco de se interessar.


Guilherme Peres

Designer

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×