Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Terra Nova – 1×08 Vs., 1×09 Now You See Me e 1×10 Within

Por: em 16 de dezembro de 2011

Terra Nova – 1×08 Vs., 1×09 Now You See Me e 1×10 Within

Por: em

Mesmo tendo desenvolvido muito a sua trama principal nestes últimos três episódios, Terra Nova definitivamente não consegue me cativar. Tem lá suas ceninhas bonitas e momentos legais, mas não é aquela série que eu fico esperando ansiosamente pra assistir toda semana. Pensei que quando o mistério envolvendo o filho do Comandante começasse a evoluir, isso aconteceria, mas ainda falta muito pra chegar lá.

Em Vs. coisas começaram realmente a acontecer, mas ainda é uma história cheia de furos, cheia de, bom, erros. Como um homem sozinho simplesmente sai da colônia e volta com um cadáver em decomposição sem que ninguém pergunte nada? Esse tipo de cena sem sentido me deixa bastante chateada com os roteiristas de Terra Nova. Eles acham realmente que, em 2011, ninguém vai se fazer esse tipo de questionamento? Bom, mas Jim Shannon conseguiu, e com isso acabou descobrindo um pequeno segredinho do Comandante Taylor, outra besteira, na minha opinião.

Por que razão ele não podia ter contado pra colônia as reais intenções dos Sixers e explicado toda a armação que estava sendo feita para tentar tirá-lo do comando? Por que ele não podia contar isso pra ninguém mas, de uma hora pra outra, resolveu implantar uma prova na casa de Jim para prendê-lo e então contar pra ele? Non sense. O mais estranho, ao meu ver, ainda é essa história do portal não ser pros dois lados. Como Taylor faz pra mandar informações pra 2149? Bom, e se ele não manda, não seria bom mandar? Não seria bom justamente poder avisar o “lado bom” de 2149 sobre tudo isso que ele sabe que seu filho e o grupo de Mira estão fazendo?

Fico me perguntando também como a colônia conseguia viver antes da 10ª peregrinação. Maddy dirigindo o teatro das crianças, as duas protagonistas são Zoe e Leah Marcos, que está na colônia há menos tempo que os Shannon, Jim é o único policial, sempre que alguém precisa de um médico é Elisabeth quem deve estar à disposição… Enfim. Como eu disse, coisas que me fazem gritar “Como assim?!?!?!?” na frente da TV ao assistir Terra Nova. Não vou nem falar da libélula pré-histórica. Bom, ao menos neste episódio descobrimos que a missão de Lucas, fazer o portal ser também “de volta” é (não vejo a razão) algo horrível.

Em Now You See Me os roteiristas tiveram a missão de nos mostrar que alguém pode até estar fazendo coisas erradas, mas todos têm seu bom motivo. Todos têm algum familiar por quem estão fazendo suas maldades. Skye é a espiã dos Sixers, mas ela faz isso pela mãe dela (que na real não estava morta) que precisa dos remédios que Mira tem (oi? Não eram os Sixers que roubavam remédios de Terra Nova?) pra continuar viva. E Mira quer mais é que todo mundo na colônia morra e que o recomeço da humanidade não dê certo, mas é pela filha dela que ficou em 2149 sendo cuidada por alguém que quer ganhar dinheiro roubando o período Cretáceo.

Taylor sai pra verificar as pedras aonde Lucas escreve suas equações esperando que seu pai as veja e saiba que ele está chegando a um resultado, mas é (facilmente) capturado por Mira, que bizarramente resolve dar uma de boba olhando pro barulhinho na floresta ao invés de cuidar do seu refém e, claro, o perde. Então o Comandante, que conseguiu cortar as cordas dos seus pulsos serrando-as com um plantinha pré-histórica, dá a volta por cima de uma maneira muito Sessão da Tarde e toma Mira como sua refém. No fim das contas essa duplinha do barulho deixa as inimizades de lado e se une contra os dinossauros do mal.

Tratando-se de Terra Nova, não podiam faltar as cenas bonitinhas: Mark pedindo a mão de Maddy com muuuuita antecedência pro “Sr. Shannon” foi cute, mas eu tenho consciência que só achei isso porque sou mulher. E o retorno do pequeno dinossauro pra sua mãe foi, junto com a cena de Zoe alimentando os brontossauros lá no início da temporada, um dos momentos mais fofos da série.

Within, o penúltimo episódio da primeira temporada (será a única?) de Terra Nova começou com 47 mulheres suspeitas de serem a espiã dos Sixers. Jim resolve então conversar com elas. Conversar. Cadê interrogatório policial? E assim, facilmente (tanta coisa é facilmente que me irrita), Wash vê numa das câmeras Skye passando por baixo da cerca pra sair da colônia. Se era tão fácil por que não viram antes? Então eles lançam uma isca, uma informação pra que ela repasse para o grupo de Mira. Mas olha que lindo, as informações mais importantes não estavam sendo repassadas por Skye, que estava tentando salvar sua mãe sem prejudicar a colônia.

Eu disse antes que ninguém fazia nada por mal em Terra Nova, mas neste episódio descobrimos que há uma pessoa que age apenas por rancor: Lucas. Toda a motivação de Lucas está apenas em fazer com que o pai se dê mal porque a mãe morreu (também não vejo sentido nisso, mas eu nunca perdi minha mãe, então não me sinto confortável pra julgá-lo). Bom, ao menos um personagem que não parece estar agindo forçado por alguém que está em 2149 e que não conhecemos. Isso sim é um vilão, roteiristas. Não é ótimo, mas é um vilão decente.

Quando Skye entende tudo o que está acontecendo, conta pra sua mãe e obedece às suas ordens de deixá-la morrer e fazer o que é certo. E Taylor, o bondoso, o que faz? O que fez desde o episódio piloto, quando não fez Jim pagar pelo seu “crime” de ter fugido da cadeira e se infiltrado na 10ª peregrinação: ele a perdoa. Mais do que a perdoa: decide retirar seu espião de dentro do grupo dos Sixers para fazer com que este traga a mãe de Skye para a colônia.

Preciso comentar da trama semanal de Maddy procurando uma roda pra trocar por uma bateria pro seu gadget? Bom, depois do encontro de Taylor e Lucas no portal – que eu acho que poderia ter rendido uma cena muito melhor – , temos que esperar até segunda-feira para ver como e com quem o filho do Comandante voltará. Num episódio duplo (Occupation e Resistance), Terra Nova se despedirá de nós e ficaremos sem saber se ela voltará em setembro do ano que vem.


Luana Lied Zapata

Porto Alegre - RS

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Vampire Diaries

×