Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Americans – 1×07 Duty and Honor

Por: em 15 de março de 2013

The Americans – 1×07 Duty and Honor

Por: em

Estou cada dia gostando mais e mais de The Americans, que começou simples, sem oferecer o caminho que estava perseguindo, construindo ele a cada novo episódio. Não foi muito pretensiosa no início como outras séries (Estou olhando pra você, The Following!) mas continuou progredindo na história, que prega peças a todo momento em quem está vendo.

Adoro assistir o episódio e ficar pensando o tempo todo: Por que ele está fazendo isso? Por que ela está fazendo isso? Eles não nos contam o que é o plano e só conseguimos juntar as peças quando o resultado acontece. Só aí a nossa ficha cai. Às vezes até temos uma ideia do que pode ser, mas não temos certeza. Não nos tratam como idiotas, os roteiristas e escritores confiam na nossa capacidade de juntar as peças. De escolher lados (ou não) e identificar os interesses de cada um.

Eu começo a desconfiar de muita coisa em The Americans, da lealdade de todos eles. A verdade é que não sabemos como espiões pensam, do que são capazes, porque agem. Eles fizeram (ou o verbo correto seria sofrer?) um longo treinamento, o relacionamento que tiveram foi com pessoas da KGB também, não consigo imaginar o que acontece nesses treinamentos, mas eles são incutidos de uma paixão pela causa tão grande que é difícil diferenciar as coisas, se colocar acima do ideal do comunismo/KGB.

Mas Elizabeth agora tá começando a mostrar um pouco de ciúmes, está começando a mostrar os seus sentimentos. Poxa, têm 20 anos que o Phillip é o seu marido, mesmo que que não haja amor, com uma convivência com todo esse tempo você tem que confiar na pessoa. Eles foram um casal, na vida adulta deles só tiveram um ao outro, e os dois deixaram coisas importantes pra trás ao aceitarem esse serviço.

Finalmente vemos um pouco do passado do Phillip (que agora sabemos se chamar Misha!), motivo do ciúme da Elizabeth. Ela sabe que a agente que ele iria encontrar era sua antiga amante. E eu gostei muito da Irina. Combina com o Phillip, e parece que realmente gostava dele. Adorei as cenas do flashback, a caracterização do Matthew é muito boa, e hoje comecei a reparar no russo que ele fala. Será que ele é dublado? Russo é uma língua muito difícil para se aprender assim para um personagem.

Seria Phillip capaz de fugir por um velho amor? Ainda mais agora que a relação dele com a Elizabeth está tão desgastada. O casal está desgastado, se antes conviviam como parceiros de trabalho fingindo se amarem, a adição de sentimento complica tudom né? Não dá pra resolver as coisas de forma simples como num negócio. O Phillip estava muito chateado/desiludido com a Elizabeth.

Elizabeth foi fazer uma visita à sua vizinha, uma coisa que perguntei na review passada quando aconteceria. É triste ver como é a relação da Sandra e do Stan. Realmente do ponto de vista dela, o casamento da Elizabeth é melhor, o dela não voltou a ser o que era depois que Stan trabalhou infiltrado. E parece que tende a piorar com o caso do Stan e Nina. Eu já tinha tido algumas vezes a impressão que o Stan estava afim dela. E agora? Isso vai comprometer a Nina como informante do FBI?

Fiquei imaginando como ficaria a relação entre a Elizabeth e Claudia depois da tortura que eles sofreram no episódio passado, e da reação de Elizabeth quando descobriu. Volto na mesma tecla, não sabemos como eles reagem a esse tipo de coisa, o que Claudia poderia fazer em retaliação? Ela tem permissão para fazer algo? Ou tem tudo a ver com “duty and honor”? As ameaças entre Elizabeth e a supervisora foram bem fortes e a relação das duas está se tornando mais interessante do que uma de chefe e subordinado comum, agora tem um elemento de tensão ali.

Com o cara polonês desacreditado, com o serviço feito, Phillip decidiu voltar pra casa. Mas ele ficou pela Elizabeth, pelos filhos, ou por se sentir ameaçado?

A Elizabeth está em crise, sem se decidir, sem saber o que fazer com os seus sentimentos. Ela conversando com o Phillip no final, ela já nem conseguia articular as frases, realmente sentiu a falta dele e também sentiu que podia perde-lo. Foi uma cena adorável, mas terminou com uma mentira, e por quê? Significa que Phillip não confia nela, não está disposto a confiar, ou que só não quer machucar a Elizabeth?


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×