Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Americans – 1×08 Mutually Assured Destruction

Por: em 23 de março de 2013

The Americans – 1×08 Mutually Assured Destruction

Por: em

Mais um episódio bom em The Americans. Mesmo quando não é eletrizante e cheia de ação, The Americans consegue ser cativante e apresentar um bom desenvolvimento da história. O bom das séries de canal a cabo é que por terem poucos episódios, não ficam enrolando a trama, os acontecimentos têm importância para a série logo em seguida. Não é como algumas que no primeiro episódio acontece algo e só lá no final a gente vê aquilo sendo mencionado de novo. Tenho visto pessoas reclamando que a série é lenta, mas eu acho que o ritmo dela é bem apropriado à história, ao canal e à quantidade de episódios que teremos.

Estava acreditando que a mentira que o Phillip contou pra Elizabeth sobre a Irina viria a tona só mais tarde. Mas a “vovó” Claudia fez questão de envenenar o relacionamento dos dois. Ela não quer ver Phillip e Elizabeth tendo sentimentos um pelo outro, isso pode ser ruim pra KGB. Só que ela atingiu o objetivo de desestabilizar o casamento, será que ela contava com todos os desenvolvimentos do que ela fez?

Não acho que os Jennings vão se separar, mas é uma possibilidade plausível (infelizmente) e apesar do Phillip falar que a central não iria ligar, acho que para as missões que eles tem e os disfarces (mais filhos, trabalho na agencia, etc.. ) a separação iria complicar muito as coisas, não é verdade? Claudia só queria os dois sem sentimentos e focados completamente no trabalho, mas isso não vai acontecer desacompanhado de problemas pra eles. E se o trabalho é tão importante – e só o trabalho importa – como a Elizabeth não percebeu a contradição da Claudia quando ela falou que sentia “camaradagem” por ela? Essa mulher é muito manipuladora, ainda vai trazer mais problemas para série.

E nessa história toda eu fico com muita dó do Phillip, porque ele realmente sofre, ele gosta da Elizabeth, da vida que tem, dos filhos. Nina repetiu nesse episódio uma ideia que disse na review da semana passada: Nós não entendemos a mente de um espião, menos ainda de um russo com a cultura completamente diferente da cultura ocidental. E aqui eu acho que o Phillip fica deslocado. Ele está mais adaptado, gosta mais do disfarce que vive, diferente da Elizabeth, que pensa mais como uma espiã, vive para a pátria mãe. Não acho que Elizabeth queira realmente se separar do Phillip, ela ficou assustada quando ele fez a sugestão. Ela queria viver com ele ali, “trabalhando”, mas queria que ele fosse forte pra manter isso, mas ele foi pra um lado que ela tem medo.

Como será que The Americans vai conciliar essa diferença entre o casal? Uma separação (não, por favor!), uma grande desilusão com a URSS pra Elizabeth? Os filhos em perigo? Acho que o fim da URSS ainda está longe na série, então vão desenvolver bem mais a história da família antes que isso aconteça. Também acho que não vão ser descobertos pelo FBI tão cedo. Quem sabe algumas temporadas pra frente (a segunda temporada já está garantida) eles serão descobertos e obrigados a trabalhar para o governo americano?

Assim como a Nina. Apesar de fazer um trabalho administrativo na embaixada, ela pensa e age como uma espiã. Não consigo nunca acreditar que as coisas que ela faz são verdadeiras, sempre acho que ela tem segundas intensões e isso é maravilhoso! Será que ela gosta de estar com o Stan ou é mais um jogo para se ver livre de tudo? Ou está espionando ele também? Nesse momento acho que todas as hipóteses são plausíveis!

E gosto das reviravoltas, ou o desenvolvimento rápido das coisas. Martha, a informante do Phillip (mesmo sem saber) vai ser descoberta em breve. O agente ex-namorado dela já desconfiou de alguma coisa. Antes ele estava só babando por ela, mas agora o Amador já até começou a segui-la. Ele vai ser o primeiro a ver o Phillip como um espião, estou apostando nisso.

Vai ser devastador pra Martha saber que ela estava sendo usada todo esse tempo. Que o namorado é na verdade um espião, que tem uma esposa de mentira, tem filhos, etc…

E o caso que trabalharam essa semana não teve importância alguma pra esse episódio, mas terá para os próximos, por causa da morte do agente do FBI. E que povo confuso esses russos, desorganizados, não decidem o que quer ou não. E aquela explosão no hotel foi tão feia.

Acho que os escritores estão preparando grande drama e ação para o final da temporada (lembrando que são só 13 episódios). Nina eventualmente será descoberta pela KGB, Martha pela FBI, talvez o disfarce dos Jennings fiquem comprometidos, além do próprio casamento e família.

___________

Ps.: Estou procurando o melhor dia para postar a review de The Americans, quando vocês assistem ao episódio? Depois que sai legenda, ou logo depois da exibição nos EUA? E vem ler a review logo em seguida? Mesmo quem lê e não comenta pode comentar hoje pra me dizer quando é melhor postar? Obrigada!


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×