Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Americans – 1×09 Safe House

Por: em 7 de abril de 2013

The Americans – 1×09 Safe House

Por: em

A separação dos Jennings foi muito rápida, não? As vezes me incomoda o tanto que a série corre com estas coisas. Acho que estou muito acostumada com os dramas normais que levam mais de um episódio discutindo os assuntos, ao invés de ser levada diretamente para as consequências como nesse episódio. E o que me faz perguntar, quanto tempo passou na série desde o último episódio?

The Americans trouxe duas consequências da separação, de um lado a vida de “gente normal” que eles levam, com o problema com as crianças, conversas entre vizinhos.  De outro a dificuldade das missões. E acho que se não estivessem separados Amador ainda estaria vivo.

Claro que vai ser mais difícil para as crianças, isso ainda é na década de 80, apesar de não ser mais um tabu, separação ainda é uma coisa estranha para eles, principalmente para as crianças. Ainda vai levar um tempo até a sociedade se acostumar com casais separados, onde crianças não se culpem tanto, ou culpem um dos pais. Isso ainda acontece e é especialmente difícil para os pequenos, como o Henry, que ficou disperso na escola. Fiquei com muita pena dele.

Na festa dos Beeman foi muito estranho vê-los junto, atuando como recém separados. Que desculpa deram para ir juntos? Queriam fazer isso porque era uma festa cheia de agentes do FBI, mas a separação não impede este tipo de socialização?

Até porque o casal está se comportando como se realmente fossem casados. Como se aquilo valesse de alguma coisa na vida deles. Acho que em breve ou eles se acertam, ou voltam a fingir que são casados, pelo bem das crianças, que são a única coisa com a qual os dois se importam, ou porque a KGB vai ordenar isso, por causa da confusão que foi esse episódio.

Será que o Amador ficou vigiando a casa da Martha a noite inteira? Se o “Clarck” tivesse ido embora depois da sua atuação sexual (que cenas de sexo!) Amador teria perdido ele? Phillip dormiu na casa dela porque agora podia, não tinha que manter as aparências em casa. Se tivesse ido embora seria diferente o resultado de tudo?

No início da discussão deles no estacionamento fiquei um pouco na dúvida se Amador era realmente só ciumento, ou estava pescando com as poucas informações que ele tinha. Mas acho que ele pode ter reconhecido Phillip, não? A festa não estava tão cheia que fosse fácil não ver uma pessoa lá dentro da casa. E Amador tem treinamento do FBI, ele sabia que alguma coisa errada estava acontecendo. Ele desconfiou disso no último episódio.

O desenvolvimento dessa trama foi interessante, um tanto de equívocos e conclusões apressadas sobre um assunto crucial que foi desencadeado por uma amante. Depois da briga nunca pensei que Amador pudesse sobreviver, que pudessem leva-lo à um hospital como falaram antes. Ele viu quem era os Jennings, poderia liga-los à KGB, sabia onde poderia achá-los, acredito que nunca foi o plano ir a um hospital.

E se a namorada do Phillip não tivesse dito algo sobre a retaliação, ter pego Amador seria só uma grande confusão, um erro do Phillip, mas acabou que foi um ponto favorável para ele, mas será que vão conseguir ver que  o alvo inicial era realmente o Arkady, e que por um acaso do destino não conseguiram pegá-lo? Pegar o assistente dele foi uma coisa bem precipitada do Stan, mas entendo o desespero de não saber onde está o parceiro, ou de querer resgatá-lo com vida.

Este ato precipitado vai trazer consequências para ele, não sei se somente dentro do FBI. Claro que ele vai ter alguma punição, talvez não tão severa porque era um agente da KGB que o FBI culpa pela morte dos agentes.

Achei que nesse episódio Nina seria descoberta, achei que em algum momento ela iria entregar alguma informação pro Stan e a KGB descobriria que o espião ainda estaria lá. Sabemos que ela não vai durar muito. Eu achei que Amador duraria mais do que ela, mas Nina ainda está li, para nos incomodar.

Faltam só mais quatro episódios, menos de um mês, para o final de The Americans. Quero só ver o que irá acontecer.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×