Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Big Bang Theory – 5×11 The Speckerman Recurrence

Por: em 15 de dezembro de 2011

The Big Bang Theory – 5×11 The Speckerman Recurrence

Por: em

Nós já cansamos de ver nerds sofrendo bullying dos valentões, seja em filmes ou seriados. Já rimos e nos indignamos quando a “brincadeira” passou do nosso limite aceitável. Já vimos também campanhas com artistas em uma tentativa de impedir que esse tipo de agressão continue acontecendo nas escolas (e na vida, por que não?). É um assunto importante e arrisco até a dizer que Glee foi criado ou foi o programa de entretenimento que mais deu visibilidade para os problemas de quem sofre bullying, isso há três temporadas.

Por isso, achei meio fora de timing a série ter feito agora um episódio dedicado ao bullying dessa uma forma. Não sei se é porque esse tipo de coisa é comum no mundo dos nerds da TV e do cinema; porque sempre tem o valentão da escola-capitão do time de futebol-cérebro do tamanho de um amendoim indo encher o saco, roubar o dinheiro do almoço do coitado desajeitado e tímido, ou ficando com a garota dos sonhos do nerd, mas até este episódio, toda forma de bullying era levada na piada, quase sutil, como algo leve e não tão prejudicial. Logo no piloto, Sheldon e Leonard vão enfrentar o ex-namorado da Penny, em uma clara referência à “encheção de saco” (por falta de um equivalente melhor ao bullying) e saga de todo nerd nesse tipo de entretenimento. Porém, mesmo com a minha estranheza, tenho que ressaltar que é sempre positivo programas populares mostrarem que a prática do bullying não é saudável para nenhum dos lados.

Tirando isso, foi interessante a forma como abordaram o assunto, principalmente na conversa das meninas. Enquanto a Amy “Gorilla Fingers” Fowler e a Bernadette dizem o quanto sofreram na escola, a Penny, sempre bonitona e popular, nem se dava conta que fazia parte dos agressores. Muito bom mostrar que não é só porque a grande maioria dá risada, é uma “brincadeira” ou algo engraçado. Também foi ótimo a Amy brincar com a situação, dizendo para a Bernadette não protestar senão elas é quem acabariam no milharal. Humor também se combate com humor.

Entendo a Penny querer se desculpar com os colegas que machucou no colégio, mas será que só ela achava que eles iam receber a ligação dela de braços abertos? Até o momento, a trama das garotas estava indo bem; só a parte de doar roupas ficou um pouco forçada.

Do outro lado, o Leonard tinha que enfrentar o seu pesadelo, materializado na forma do Jimmy (Lance Barber, de It’s Always Sunny in Philadephia). A crítica principal, claro, veio da parte do Jimmy jogando na cara dos meninos o quanto maltratava e humilhava o Leonard, achando que era tudo uma grande piada. O Howard fez uma pequena, mas muito boa sacada:

Jimmy: Éramos um ótimo grupo de comediantes.
Howard: Como a Peste Negra e a Europa.

Pelo menos o Jimmy bêbado é igual à Penny – mesmo tendo feito coisas horríveis com o Leonard, ele se sente mal e podemos sentir um pouco de empatia por ele. Uma pena que isso desaparece junto com a bebida. O ponto positivo é que o Leonard finalmente o enfrentou. O negativo… bem, ele e o Sheldon saíram correndo pelas escadas de pijamas.

Com este episódio mediano, The Big Bang Theory se despede de 2011, mas estarão de volta no dia 12 de janeiro. Portanto, aproveito para desejar a todos ótimas festas de final de ano e que 2012 seja ótimo para todos 😉


Bianca

Feminista interseccional, rata de biblioteca, ativista, ama filmes, séries, cultura pop e BTS. Twitter sempre vai ser a melhor rede social.

São Paulo - SP

Série Favorita: Grey's Anatomy

Não assiste de jeito nenhum: Lost

×