Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Big C – 2×10 How Do You Feel?

Por: em 3 de setembro de 2011

The Big C – 2×10 How Do You Feel?

Por: em

Mesmo em um episódio inferior para The Big C, a série consegue nos emocionar (ou pelo menos, me emocionar) com uma cena peculiar para sentimento como este. E ah, se o episódio foi ruim, pelo menos consiga sorrir: The Big C foi oficialmente renovada para uma 3ª temporada!!

O anúncio é um alívio para nós fãs. O fato é que How Do You Feel? teve a segunda melhor audiência dessa temporada, com 0.70 milhões de telespectadores. Mesmo assim, o Showtime renovou a série para uma 3ª temporada de apenas 10 episódios. Ou seja, teremos quase uma hora e meia a menos de Cathy e companhia em 2012. Seria essa uma estratégia já pensando no cancelamento da série? Sabemos que The Big C não pode durar muitas temporadas. Não pelo fato da doença, pois Cathy pode conviver com o câncer durante anos, ou então se curar, mas acabaria ficando na mesmice e talvez fugindo da premissa.

Divagações a parte, How Do You Feel? foi um episódio mediano na linha de excelência que The Big C segue. Teve seus momentos, porém, como comentei no início dessa review. Não sei se falo por todos, mas particularmente, me emocionei bastante com uma cena em que um personagem sente os seios de uma mulher. Não faz muito sentido, certo? Primeiro: essa frase solta tem conotação sexual, não sentimental. Segundo: o personagem em questão é gay, então acaba soando como uma brincadeira entre amigos. Mas não foi a questão. O fato é que Lee sentindo os seios de Cathy me fez lacrimejar. E só The Big C para fazer isso. Enquanto ele riscava mais um elemento de sua lista de coisas para fazer antes de morrer, pensava no que isso tudo significava. O câncer de Cathy está reagindo ao tratamento. Seus tumores estão diminuindo. Para Lee, as coisas continuam a mesma e o futuro não está muito longe. E ele se vê com uma pessoa que o faz feliz, que o anima – que pensa nele – e Lee não sabe quando será a última vez que a verá. Então você percebe que por mais pé no chão a pessoa seja, ela pode ser mais insegura e medrosa do que você. Não sei se Cathy já reparou exatamente nisso, mas Lee, por mais ok que pareça estar com a doença, tem medo. Todos têm.

The Big C é realmente sobre como a vida prega peças. Ela lhe coloca em uma situação. É você que escolhe ir ao fundo do poço – e essa é uma opção por vezes necessária para ter certeza de nunca voltar lá – ou então pular todos obstáculos que vêm com elas. Sean quer estar mal. Ele pode melhorar e sabe o que precisa fazer para isso acontecer: tomar os remédios. Teimosia ou não, é a escolha dele. A série sabe como expressar dor, e seus atores são excelentes nisso. O desconforto mental era visível em todas as cenas de John Benjamin Hickey e seu Sean. Mas para onde ele foi? Voltar a viver nas ruas? Sean está em um estado tão complicado que nada irá acalmá-lo. E mesmo com a doença dando uma brecha para Cathy, os problemas nunca param de chegar ao seu alcance. Agora ela precisa encontrar o irmão.

A história de Paul foi o que teve mais comédia nesse episódio. Oliver Platt continua fazendo um trabalho excelente. Com o lance da balança, ele vai querer tentar emagrecer e entrar em forma…ficar saudável. Só não entendi porque Cathy não desconfiou de onde ele tinha dinheiro para gastar em uma balança. Não mostraram mais ela dando aulas de natação, então não sei se ela está ganhando mais. Porém, Paul vai se dar mal logo, logo. Alguém vai achar aquele dinheiro, Cathy, Adam ou outra pessoa, e então as coisas podem piorar. Coloco como possibilidade, porque nunca podemos dizer que algo é concreto com Cathy. Ela pode ficar realmente em choque e se afastar do marido, ou pode entender a situação e pedir que ele devolva – ou até aceitar. Nunca se sabe o que pode acontecer com Cathy. Depende do momento, do humor. E isso é bom, abre-se um leque de possiblidades que não fogem da realidade.

Poppy!! Qual é a da garota? Garota não. Para se formar no ensino médio em 1990, ela esta perto dos 40 anos de idade. Qualquer mãe ficaria assustada com a situação, e Cathy é uma leoa. O interessante da escalação de Parker Posey para o papel é que, vejam bem: Quando ela diz “eu adoro essa música”, soa tão falso, tão sem emoção na voz dela, que, só com isso a atriz poderia passar a imagem de uma mulher triste. Não precisavam nem mostrar Poppy cortando os braços. Seria ela somente um produto do bullying na escola e do desajuste social, ou então ela mesma seria a pessoa com câncer, como andam sugerindo por aí? O fato é que Poppy é estranha, e ela está passando por uma fase difícil. Não sei ate que ponto Adam é impressionável, mas tudo isso pode dar errado. O legal foi ver o garoto defendendo a amiga e se saindo muito bem com isso. Até ele comprando absorvente foi divertido. Fazia tempo que não podíamos dizer isso de Adam.

Com um episódio diferente da maioria, The Big C toma a semana que vem de folga e retorna dia 12 com o antepenúltimo episódio da temporada.


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×